Antiga escola da Corte Pequena dá vida a Centro de Dinamização das Cumeadas do Nordeste

Desenvolvimento

A antiga Escola Primária da Corte Pequena vai ser requalificada e irá dar vida ao Centro de Dinamização das Cumeadas do Nordeste, com um investimento total de mais de 140 mil euros, com parte do valor suportado por uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural.

Aquele edifício de interesse público, localizado no interior da serra de Castro Marim, que no passado serviu como um local de aprendizagem e educação de crianças, será alvo de uma intervenção de valorização, recuperação, reabilitação e preservação.

O futuro Centro de Dinamização das Cumeadas do Nordeste tem como objetivos principais valorizar e divulgar os valores paisagísticos e patrimoniais associados ao espaço rural e sensibilizar a comunidade para a identidade do seu património arquitetónico, histórico, natural e cultural.

Outros dos objetivos deste projeto são a valorização da paisagem, a promoção da resiliência do território, dos produtos locais e da fruição do património cultural, educativo e turístico.

Esta nova estrutura irá incluir um espaço de apoio a agricultores, produtores e desenvolvimento rural, além da dinamização de atividades turísticas como percursos pedestres, visitas às explorações agrícolas e disponibilização de informação a quem visita o território.

Por fim, o Centro de Dinamização das Cumeadas do Nordeste pretende ainda combater o avanço do fenómeno da desertificação e despovoamento do interior do território.

Como parceiro para a sua dinamização teremos a recentemente criada Guadimonte – Cooperativa Agrícola Supramunicipal, em termos ainda a definir, como forma de reforço do trabalho em rede e a criação de sinergias entre as associações e entidades instaladas no território tão desertificado e despovoado.

O Município de Castro Marim pretende que esta operação seja um instrumento de reforço da resiliência daquele território, que está enfraquecido e diminuído quando comparado com o litoral, devido à desertificação e isolamento.

Este reforço irá apostar na valorização e beneficiação patrimonial e paisagística, para que estes valores sejam um estímulo à visita e ao repovoamento do interior da serra, nomeadamente nas freguesias de Odeleite e Azinhal.