Quinta, 05 de Março de 2015    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Concursos de Admissão
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal

 
 Revista Municipal

 
 Livros

 
 

 
Castro Marim promove “Artistas de Cá”
Quarta, 04 de Março de 2015 - 15:01:45 (GMT) - 65 leitores
Com o intuito de potenciar a criação artística e estimular o aparecimento de novos artistas na região algarvia, a Câmara Municipal de Castro Marim faz o lançamento do projeto “Artistas de Cá”, dia 06 de março, pelas 15.00 horas, na Casa do Sal, em Castro Marim.

Assim, a Autarquia desafia os artistas e os produtores de arte do território do Baixo Guadiana a mostrarem os seus trabalhos nas diferentes categorias: pintura, escultura, fotografia, vídeo, desenho, performances, artesanato e dança. Os trabalhos apresentados ao projeto “Artistas de Cá” serão expostos ao público na Casa do Sal de Castro Marim, com periodicidade mensal.

Nesta sexta-feira, os primeiros “Artistas de Cá” vão estar na Casal do Sal a apresentar um conjunto de trabalhos que marcam o lançamento do projeto de apoio às artes e aos artistas do Baixo Guadiana: Carla Mourão tem 45 anos, é natural de Lisboa e reside em Castro Marim.
Leia mais... (1937 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

O Sal de Castro Marim e os percursos pedestres do Baixo Guadiana conquistam Bolsa de Turismo de Lisboa
Terça, 03 de Março de 2015 - 16:05:44 (GMT) - 22 leitores
Integrado no stand da Região de Turismo do Algarve em, parceria com os 16 municípios algarvios, Castro Marim esteve presente na 27ª Edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se realizou de 25 de fevereiro a 1 de março, na Feira Internacional de Lisboa.

Nesta que é a maior montra do turismo nacional, o município de Castro Marim promoveu alguns dos seus melhores produtos turísticos, designadamente, os patrimónios e o Sal de Castro Marim. A este propósito refira-se a apresentação do Sal de Castro Marim, O melhor sal do mundo, pelo presidente da Cooperativa “Terras de Sal”, Luís Horta Correia, que realçou a importância da atividade salineira no desenvolvimento económico do concelho e dos produtos a ela associados como a Flor de Sal.

Outros dos aspetos que despertou o interesse dos milhares de visitantes da BTL, no stand da RTA, foi a apresentação do projeto “Grande Rota do Guadiana”, pelo diretor executivo da Associação Odiana, Valter Matias.
Leia mais... (617 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Centenas de pessoas no Baile da Pinha em Castro Marim
Segunda, 02 de Março de 2015 - 17:38:11 (GMT) - 84 leitores
Neste domingo, muitos foram aqueles que se deslocaram ao Pavilhão Municipal José Guilhermino em Castro Marim para participar festivamente no Baile da Pinha que, além dos castromarinenses, reuniu pessoas vindas dos concelhos de Alcoutim, Vila Real de Santo António e Tavira.

Nesta tarde de convívio e amizade, em que foi dado a conhecer o novo programa de animação musical da Autarquia “Baile Coração Ao Som Do Acordeão” e o respetivo calendário de bailes, que aos sábados irá percorrer de forma itinerante as várias localidades de Castro Marim, estiveram em palco os músicos Sérgio Conceição, grupo “+ Dois”, Zé Aníbal, “Duo Reflexo”, Fábio Vicente, grupo “Mato Bravo”, António Saloio e Ângelo Correia.

Um dos momentos altos do Baile da Pinha foi a apresentação do pin alusivo à operação “Baila Coração Ao Som Do Acordeão”, que encheu de entusiasmo e alegria os amigos do “Clube de Fãs do Acordeão de Castro Marim”, levando mesmo à adesão de novos amigos para o clube.
Leia mais... (388 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Os malefícios do tabaco e a vontade de deixar de fumar marcam conferência em Castro Marim
Segunda, 02 de Março de 2015 - 17:35:08 (GMT) - 67 leitores
No âmbito do ciclo de debates e palestras organizados pela Câmara Municipal de Castro Marim, desde janeiro de 2014, realizou-se no passado dia 27 de fevereiro no auditório da Biblioteca Municipal uma conferência subordinada à problemática do tabagismo, tendo como convidada a médica pneumologista Fernanda Nascimento, do Hospital Central do Algarve.

“O cigarro é uma arma barata, silenciosa, fácil de obter e que nos conduz à morte certa”. Foi deste modo implacável que a pneumologista Fernanda Nascimento falou sobre os malefícios do consumo do tabaco e as patologias a ele associadas, nomeadamente o cancro do pulmão, a bronquite crónica e as doenças coronárias e cardiovasculares, observando que a região do Algarve tem uma das taxas de fumadores mais elevadas do país - 24% e em que a maioria são mulheres.

Recorde-se que o tabaco é o principal responsável pelo aparecimento de 4000 novos casos de cancro de pulmão por ano em Portugal, surgindo em média 11 novos casos por dia.
Leia mais... (852 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Inauguração da exposição “Minha Fukushima” na Casa do Sal envolve artistas locais
Segunda, 02 de Março de 2015 - 11:58:57 (GMT) - 91 leitores
A Casa do Sal, em Castro Marim, vai inaugurar, no dia 6 de março, pelas 15h00, a exposição internacional de arte “Minha Fukushima”. Na origem desta megaexposição está a tragédia humana e ambiental do acidente nuclear, que abalou a costa leste do Japão em 2011.

Integrada nas iniciativas Eurocidade do Guadiana, a exposição “Minha Fukushima” estará patente nos três municípios - Castro Marim (Casa do Sal), Ayamonte e Vila Real de Santo António (Centro Cultural António Aleixo) - até ao dia 5 de abril. São cerca de uma centena de artistas de todo o mundo, inspirados na obra do poeta japonês Taro Aizu, o­nde é narrada a tragédia.

Na Casa do Sal, a inauguração conta com diversos momentos artísticos, nomeadamente de música, coreografia e poesia de artistas locais, a saber: Bruno Correia no saxofone, João Pereira no acordeão e Pedro Tavares com declamação de poesia, estando ainda prevista a intervenção da Teatroteca com a interpretação de um dos poemas de Tairo Aizu.
Leia mais... (1889 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Autarquia de Castro Marim colabora com ICNF na promoção da marca “Natural.PT”
Quinta, 26 de Fevereiro de 2015 - 10:25:13 (GMT) - 50 leitores
O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) criou, em julho de 2014, uma Marca nacional ligada à Rede Nacional de Áreas Protegidas do Sistema Nacional das Áreas Classificadas – “Natural.PT”. A Câmara Municipal de Castro Marim juntou-se a esta iniciativa, para que o concelho possa promover os seus espaços singulares e para que o território veja reconhecida, nacional e internacionalmente, a sua excelência.

A marca “Natural.PT” pretende-se uma marca de excelência, de qualidade e de confiança, associada a princípios de sustentabilidade, valorização da natureza e recursos endógenos e apoio ao desenvolvimento de base local e regional.

Os operadores que exerçam atividades em áreas protegidas, ou na sua proximidade, podem brevemente candidatar-se à “Natural.PT” numa plataforma criada para o efeito - SIGAM. A candidatura será depois avaliada pela Plataforma Local de Operacionalização e Gestão (PLOG), o­nde a câmara municipal de Castro Marim se faz representar com um técnico destacado para o efeito.
Leia mais... (428 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Trabalhos na Estrada Municipal Altura-Furnazinhas a bom ritmo
Quarta, 25 de Fevereiro de 2015 - 12:30:27 (GMT) - 67 leitores
As obras do último troço da Estrada Municipal Altura-Furnazinhas (Eira Verde-Monte Novo), com uma extensão de 8 Km, prosseguem a um bom ritmo. Estão agora em curso os trabalhos de pavimentação, prevendo-se que a obra esteja terminada no final do mês de abril.

Com um investimento total de 2,8 milhões de euros, a Estrada Municipal Altura-Furnazinhas vai assegurar a ligação entre o litoral e a serra do concelho de Castro Marim, passando pelo barrocal, num total de 34 quilómetros.

As obras, que começam na povoação de Eira Verde e terminam no lugar de Monte Novo, incluem também a construção de uma ponte, com 135 metros de comprimento, na localidade de Fortes, que assegura a travessia da ribeira de Odeleite naquele local. A infraestrutura contempla igualmente a execução de dois troços, um de ligação à povoação de Fortes e outro às Furnazinhas, com cerca de 2 Km de extensão.
Leia mais... (480 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Baixo Guadiana foi até Madrid
Quarta, 25 de Fevereiro de 2015 - 11:15:34 (GMT) - 56 leitores
Durante uma semana a comitiva da Escola Sócio Desportiva da Fundação Real Madrid no Baixo Guadiana foi até Madrid para mais uma formação. Os resultados são excelentes e a aposta no desporto, na saúde e na inclusão social continuam.

Durante sete dias, de 8 a 14 de Fevereiro, os treinadores da Escola Sócio Desportiva da Fundação Real Madrid no Baixo Guadiana (BG), nomeadamente nos concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim, estiveram em formação intensiva na capital espanhola, na modalidade de basquetebol, sob o tema «Valores e Desporto».

Foram dias intensos em matéria de emoções e intensivos na componente formativa. Os técnicos da Escola do BG viajaram até à cidade madrilena com o objetivo de uma formação completa na qual para além dos materiais didático-pedagógicos, também tiveram oportunidade de, visitar todo o trabalho desenvolvido noutras Escolas Sócio Desportivas da Fundação, inclusivé Escolas de Desporto Adaptado (com casos frequentes de paralisia cerebral, trissomia 21, amputações, espinha bífida) e ainda um Centro Penitenciário o­nde a Fundação desenvolve trabalho com reclusos.
Leia mais... (1851 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Assinado Protocolo que garante Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim
Terça, 24 de Fevereiro de 2015 - 11:59:59 (GMT) - 62 leitores
Foi o­ntem assinado o protocolo que garante o funcionamento da Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim, com consultas médicas, numa parceria entre o município de Castro Marim e a Associação Social da Freguesia de Odeleite.

A Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim foi revitalizada em outubro de 2014, passando a ser a primeira do país permanentemente com médico. O concelho de Castro Marim tem características marcadamente rurais, apresentando uma densidade populacional de 22 habitantes por km2 e uma população envelhecida, com problemas de mobilidade e isolamento, daí a pertinência desta política de proximidade, por meio da prestação de apoio social e de cuidados básicos de saúde e enfermagem.

“Estamos a falar de pessoas que levaram uma vida de sacrifícios. A Unidade Móvel de Saúde, com um médico permanente, é um ato de justiça”, assegurou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.
Leia mais... (888 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

1º Triatlo de Altura com cerca de 300 atletas
Segunda, 23 de Fevereiro de 2015 - 14:49:15 (GMT) - 47 leitores
Decorreu no passado sábado, dia 21 de fevereiro, o 1º Triatlo de Altura. A competição reuniu cerca de 300 atletas e apresentou o enorme potencial desportivo do concelho de Castro Marim.

Melanie Santos (Alhandra Sporting Clube) e Pedro Laginha Palma (MOTRINDE - Clube dos Galitos), foram os grandes vencedores da prova pontuável para a Taça de Portugal de Triatlo. A competição arrancou com a prova de natação, de 750m, seguindo-se 20km de ciclismo e 5km de atletismo. Na classificação por equipas, o lugar mais alto do pódio foi conquistado pelo “Águias”, de Alpiarça.

O Grupo Desportivo e Recreativo Cultural Leões do Sul Futebol Clube, de S. Bartolomeu do Sul, conquistou a 10ª classificação na geral num universo de 20 equipas, destacando-se como a primeira classificada do Algarve. Dois dos seus atletas conseguiram qualificar-se no escalão dos veteranos – Luís Viegas em 3º lugar no escalão V2 e Amândio Norberto em 1º lugar no escalão V5.
Leia mais... (497 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Romance “A Casa” de Carlos Luís Figueira apresentado na Biblioteca de Castro Marim
Segunda, 23 de Fevereiro de 2015 - 12:55:51 (GMT) - 42 leitores
A Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 20 de fevereiro a apresentação do romance “A Casa”, do consultor de empresas e cronista Carlos Luís Figueira.

Trata-se de uma biografia romanceada que narra a história da vida de um clandestino nos tempos da ditadura e os riscos a ela associados, desde a casa o­nde reside estar sobre suspeita, e haver fortes probabilidades de ser invadida pela PIDE, passando pelo transporte dos seus pertences para um local mais seguro, cujo motorista da camioneta é um polícia, até ao sofrimento vivenciado pelos desamparos familiares e os momentos e vidas de paixões fortuitas.

A apresentação do livro esteve a cargo do Arquiteto José Carlos Barros, um escritor de nomeada, vencedor de vários prémios literários, e que já escreveu diversas obras, tais como, “O Dia em que o Mar Desapareceu”, “O prazer e o Tédio” ou “Um Amigo Para O Inverno”.
Leia mais... (1296 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Água Potável chega a Monte Novo
Sexta, 20 de Fevereiro de 2015 - 11:00:20 (GMT) - 56 leitores
A água domiciliária tratada chegou a mais uma das 50 povoações serranas do concelho de Castro Marim o­nde o abastecimento ainda é feito através de fontanários públicos ou furos dos próprios habitantes. Agora foi o sítio de Monte Novo, na freguesia de Odeleite, a ver o sonho cumprido.

O abastecimento de água domiciliária tratada é um dos maiores objetivos do executivo da Câmara Municipal de Castro Marim para este mandato. “Não podíamos esperar mais por um hipotético financiamento comunitário, em causa está a qualidade de vida de cerca de 1000 pessoas, a maior parte idosos e com muitas dificuldades de mobilidade”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.

Na povoação de Monte Novo foi realizada uma intervenção com 28 ramais. Todas as intervenções realizadas no âmbito desta empreitada de abastecimento de água domiciliária potável serão realizadas por administração direta, o que permite reduzir significativamente os custos da instalação.
Leia mais... (457 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Eurocidade propõe criação de via para bicicletas na ponte do Guadiana
Sexta, 20 de Fevereiro de 2015 - 09:59:34 (GMT) - 59 leitores
A Eurocidade do Guadiana vai apresentar, aos governos de Portugal e Espanha, uma petição para incorporar uma via ciclável na Ponte Internacional do Guadiana, promovendo, desta forma, a mobilidade sustentável entre os dois países.

A iniciativa, levada a cabo pelos municípios de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte, enquadra-se no projeto de requalificação da ponte, avançado pelo Governo espanhol há alguns meses, e pretende ser um complemento ao transporte rodoviário e fluvial já existente.

Para a Eurocidade, esta medida pretende também ligar as rotas cicláveis e pedonais existentes em ambas as margens do rio Guadiana – muitas delas com prolongamento às restantes redes europeias – que até agora encontravam na ponte um obstáculo à sua continuidade, constituindo assim uma nova oferta turística.

Por outro lado, a petição considera que, atualmente, atravessar o Guadiana por qualquer meio de transporte rodoviário é gratuito, à exceção das bicicletas, que têm de recorrer a uma alternativa paga.
Leia mais... (915 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Carnaval de Altura recebe milhares de visitantes
Segunda, 16 de Fevereiro de 2015 - 14:19:08 (GMT) - 110 leitores
Palco dos “Povos do Mundo”, Altura recebeu este fim-de-semana, dias 14 e 15 de fevereiro, milhares de visitantes para o seu 14º desfile de Carnaval. Alegria e animação, por entre carros alegóricos, foliões, matrafonas, confettis e serpentinas, encheram as ruas daquela que é a localidade mais turística do concelho de Castro Marim.

O desfile integrou nove carros alegóricos, em representação das Juntas de Freguesia de Altura, Castro Marim e Odeleite, da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, do Clube Recreativo Alturense, da Associação Cegonha Branca, da Associação Desportiva e Cultural de Altura, da Associação Amendoeiras em Flor e do Intermarché. No corso de Carnaval eram indianos, orientais, árabes, mexicanos e africanos, à mistura com muita sátira social e cultural.

A terminar as festividades de Carnaval em Altura, no dia 18, quarta-feira, celebra-se ainda o enterro do Entrudo.
Leia mais... (710 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Parceria da Estratégia «Integra+» já está estabelecida
Quarta, 11 de Fevereiro de 2015 - 14:47:57 (GMT) - 96 leitores
Foram apresentadas as linhas mestras da estratégia de base comunitária propostas pela parceria «Integra+». São cerca de três dezenas de entidades e agentes locais que falam agora em uníssono, no que toca ao desenvolvimento dos núcleos urbanos de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Ontem pela manhã, a Biblioteca Municipal Vicente Campinas em Vila Real de Santo António, recebeu uma breve apresentação da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) «Integra+» e procedeu à formalização da parceria. Ao todo são 30 entidades representativas do território que pretendem alterar os paradigmas dos núcleos urbanos e encontrar respostas inovadoras para a criação de emprego, inclusão e desenvolvimento social.

Recorde que é no âmbito do instrumento territorial Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) de tipologia Urbano, que a Associação Odiana, juntamente com uma parceria constituída por 30 agentes locais se está a candidatar para aceder a fundos comunitários que promovem respostas aos elevados níveis de desemprego, exclusão social e abandono escolar nos núcleos urbanos de litoral. A próxima fase é a entrega efetiva da candidatura no próximo dia 14 de Fevereiro.
Leia mais... (516 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
Calendarização da Unidade Móvel de Saúde | Março 2015 (2015-02-24)

 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal

 
Eurocidade

 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária

 
Rede Social

 
Notícias
· Castro Marim promove “Artistas de Cá” (04/03/2015)
· O Sal de Castro Marim e os percursos pedestres do Baixo Guadiana conquistam Bolsa de Turismo de Lisboa (03/03/2015)
· Centenas de pessoas no Baile da Pinha em Castro Marim (02/03/2015)
· Os malefícios do tabaco e a vontade de deixar de fumar marcam conferência em Castro Marim (02/03/2015)
· Inauguração da exposição “Minha Fukushima” na Casa do Sal envolve artistas locais (02/03/2015)
· Novo encontro de Hidroginástica no sábado (26/02/2015)
· Autarquia de Castro Marim colabora com ICNF na promoção da marca “Natural.PT” (26/02/2015)
· Trabalhos na Estrada Municipal Altura-Furnazinhas a bom ritmo (25/02/2015)
· Baixo Guadiana foi até Madrid (25/02/2015)
· Calendarização da Unidade Móvel de Saúde | Março 2015 (24/02/2015)
· Assinado Protocolo que garante Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim (24/02/2015)
· Baile da Pinha em Castro Marim promove “Baila Coração ao Som do Acordeão” (23/02/2015)
· 1º Triatlo de Altura com cerca de 300 atletas (23/02/2015)
· Romance “A Casa” de Carlos Luís Figueira apresentado na Biblioteca de Castro Marim (23/02/2015)
· Água Potável chega a Monte Novo (20/02/2015)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.