Sexta, 25 de Abril de 2014    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Concursos de Admissão
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal
 
 Livros
 
 Revista Municipal
 
 
 
Castromarinenses descobrem gentes e lugares com o Programa de Excursões da Câmara Municipal
Quinta, 24 de Abril de 2014 - 11:59:37 (GMT) - 37 leitores
Integrado na política social do Município e nas ações adjacentes que visam aprofundar o bem-estar, a qualidade de vida e a coesão dos castromarinenses, a Câmara Municipal de Castro Marim propõe-se mostrar gentes e lugares, através do Programa de Excursões para 2014.

As fortes restrições orçamentais do município levaram à elaboração de um programa aquém das expetativas colocadas mas que, ainda assim, vai constituir, certamente, um elemento de convívio e socialização dos munícipes e, em especial, da população mais idosa do concelho.

Entre maio e novembro, o programa contempla deslocações a alguns destinos turísticos e locais históricos como Fátima, Madrid, Elvas, Badajoz ou um cruzeiro no rio Tejo.
Leia mais... (653 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“O medo voltou”, declarou Carlos Brito no debate sobre o 25 de Abril em Castro Marim
Terça, 22 de Abril de 2014 - 14:34:25 (GMT) - 54 leitores
“Um povo que fez o 25 de Abril não pode deixar que isto aconteça”, concluiu Carlos Brito, ex-dirigente do Partido Comunista Português, no debate “40 Anos do 25 de Abril”, que aconteceu o­ntem à noite na Biblioteca Municipal de Castro Marim. Este protagonista de Abril referia-se aos “dias mais sombrios destes 40 anos de liberdade. O que o povo festejou no 25 de Abril foi a libertação, acabar-se com o medo. Hoje vivemos desemprego, há fome e o medo voltou”.

Na mesa estavam também a escritora e professora catedrática Teresa Rita Lopes, uma das maiores especialistas contemporâneas de Fernando Pessoa, e Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim e o autarca mais antigo do país em funções.

Também nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Castro Marim se destacou o descontentamento face aos caminhos da política nacional, uma política que, segundo o autarca, tem travado o progresso e o desenvolvimento de Portugal, agarrada áquilo a que ele costuma chamar de “espírito das capelinhas”. “O que seria da cultura, do desporto, da solidariedade social se não fossem as câmaras municipais?”, questiona o presidente, concluindo que “não foi para aquilo que se vive hoje em Portugal que os capitães fizeram o 25 de abril.”.
Leia mais... (809 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Feira do Campo em Furnazinhas – Odeleite
Terça, 22 de Abril de 2014 - 11:31:02 (GMT) - 66 leitores
Com o objetivo de palmilhar as ruas empedradas, visitar o casario em xisto da povoação de Furnazinhas e descobrir as antigas minas de cobre existentes nas encostas voltadas a sul, o­nde as vistas panorâmicas sobre o imenso lago da albufeira de Odeleite se perdem no horizonte, a Junta de Freguesia de Odeleite, em colaboração com a Associação Alcance, organiza, dia 27 de abril, a “Feira do Campo”, em Furnazinhas.

A jornada campestre tem início, às 9.30 horas, com o Passeio Pedestre Furnazinhas/Barragem de Odeleite, que se desenrola num percurso de 8 Km de extensão, o­nde os participantes vão poder contar com uma natureza genuína em estado puro, expressa na paisagem, alicerçada nos usos e costumes e nas gentes locais.

Durante a tarde, os participantes e visitantes são convocados para a “Feira do Campo”, um espaço o­nde todos podem ver e aprender a fazer pão no forno de lenha, queijo de cabra e outras artes e ofícios artesanais.
Leia mais... (543 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Atletismo dá ritmo à Páscoa em Castro Marim
Segunda, 21 de Abril de 2014 - 18:39:31 (GMT) - 50 leitores
As vilas de Castro Marim e Altura foram palco de mais um Challenge Algarve durante o fim-de-semana prolongado da Páscoa. Foram três provas de corrida, em percursos diferentes, em três dias (de 18 a 20 de abril), numa organização do Clube Recreativo Alturense e da Xistarca, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim.

O Challenge Algarve é uma iniciativa original, já conhecida pelo desafio que propõe aos amantes da corrida, que podem participar nas três competições - uma em corta-mato, outra na praia e a última em estrada – ou apenas numa das três propostas. Este ano, no total, participaram cerca de 150 desportistas.

“Esta iniciativa promove o município de Castro Marim, não só como destino turístico mas como um território que reúne ótimas condições naturais para a prática desportiva, do litoral ao interior”, distinguiu o vereador do Desporto da autarquia de Castro Marim, Nuno Pereira, que marcou presença no evento.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Altura recebeu Feirinha da Páscoa
Segunda, 21 de Abril de 2014 - 16:01:22 (GMT) - 57 leitores
Decorreu no passado sábado, dia 19 de abril, a primeira Feirinha da Páscoa em Altura. O evento, da Junta de Freguesia de Altura com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, teve bastante sucesso e é para repetir, adianta a organização.

Incentivar a comercialização de produtos locais, como doces e artesanato, foi o grande objetivo da iniciativa, que decorreu junto à rotunda da avenida 24 de junho e animou os muitos visitantes que escolheram a localidade para estas miniférias da Páscoa.

O programa foi pensado para toda a família e as crianças puderam divertir-se em ateliers de confeção de folares e pintura de ovos de Páscoa. A música, a cargo do grupo “Mato Bravo” e do Rancho Folclórico do Azinhal, não deixou faltar animação ao evento.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Conselho Cinegético Municipal instalado
Segunda, 21 de Abril de 2014 - 11:52:11 (GMT) - 51 leitores
Já foi instalado o novo Conselho Cinegético Municipal de Castro Marim, que se destina a acompanhar a definição da política cinegética do concelho.

Representados no Conselho Cinegético Municipal estão então os agricultores, as zonas de caça turística, as zonas de caça associativa e as municipais e o Instituto de Conservação de Natureza e Florestas. Entre as diferentes competências que lhe estão atribuídas, o Conselho Cinegético Municipal deve propor medidas úteis à gestão e exploração dos recursos cinegéticos, assegurar que o fomento cinegético contribui para o desenvolvimento local, apoiar a fiscalização das normas legais sobre a caça e ajudar a definir medidas que evitem danos causados pela caça na agricultura.

Com 15 zonas de caça associativa, 2 municipais e 2 turísticas, o concelho de Castro Marim tem 60% do seu território integrado num regime cinegético ordenado, sendo a restante percentagem respeitante ao território hidrográfico e à área protegida.
Leia mais... (501 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

O Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim marca presença no Aniversário da Santa Casa da Misericórdia Castro Marim
Quinta, 17 de Abril de 2014 - 12:15:17 (GMT) - 98 leitores
No passado dia 13 de abril, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim comemorou 523 anos de existência, numa cerimónia muito participada por diversas entidades locais e regionais, que decorreu na sua sede social e durante a qual foram homenageados antigos provedores.

“A Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim comemora 523 anos. Esta longevidade é testemunha da capacidade e perseverança de dirigentes e colaboradores em sobreviver a todas as dificuldades, sempre com o objetivo de minimizar o sofrimento da população mais desprotegida e carenciada”. Foi deste modo entusiasmado e confiante que o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, José Manuel Cavaco Cabrita, se dirigiu aos convidados da cerimónia evocativa da irmandade castromarinense.

No seu discurso, falou do papel da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim no apoio e no auxílio prestados aos desprotegidos e aos que mais sofrem, afirmando o orgulho e a alegria pela equipa que dirige, que é capaz de transformar a dor num sorriso, ajudando os desamparados no seu processo de integração com conforto e segurança.
Leia mais... (1117 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Cooperativa “Terras de Sal” conquista o 1º Concurso Nacional de Sal, Ervas Aromáticas e Condimentos
Quarta, 16 de Abril de 2014 - 12:07:19 (GMT) - 93 leitores
A cooperativa “Terras de Sal”, de Castro Marim, conquistou 3 medalhas de ouro no 1º Concurso Nacional de Sal, Ervas Aromáticas e Condimentos, que se realizou na semana passada, dia 08 de abril, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

“Estes prémios são muito importantes para a cooperativa. Dignificam a qualidade dos nossos produtos, são uma boa distinção daquilo que é produzido na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António”, referiu Luís Rodrigues, um dos sócios da “Terras de Sal”. A “Terras de Sal” candidatou-se a três das categorias a concurso, arrecadando o primeiro em todas, a saber “Sal Marinho”, “Flor de Sal” e “Flor de Sal Aromatizada”.

A Terras de Sal une produtores de Sal Marinho Tradicional e Flor de Sal de Castro Marim, com o intuito de promover, valorizar e comercializar estes produtos artesanais. Desenvolvendo um trabalho em prol da continuidade e sustentabilidade da salicultura tradicional, do aproveitamento dos recursos naturais de Castro Marim e da dignificação da profissão de salineiro, a “Terras de Sal” é um contributo irrevogável no incremento da identidade cultural de Castro Marim e para o desenvolvimento local.
Leia mais... (457 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Associação “Rodactiva” com sede digna
Segunda, 14 de Abril de 2014 - 10:16:12 (GMT) - 101 leitores
O Município de Castro Marim atribuiu à Associação “Roactiva” uma das salas da antiga escola primária do Rio Seco, que passará agora a funcionar como sede da coletividade.

Criada por um grupo de amigos, a Associação “Rodactiva” nasceu em 2011 com o objetivo de fomentar a prática desportiva no concelho de Castro Marim e, simultaneamente, defender e promover o património cultural, artístico, paisagístico e ambiental do município.

A entrega deste espaço, melhorado e valorizado, à associação, a par de outras ações similares, integra-se numa política de apoio e incentivo às associações do concelho levada a cabo pelo Município de Castro Marim, no sentido de potencializar o desenvolvimento cultural e desportivo das povoações e fomentar o seu envolvimento enquanto comunidade.
Leia mais... (204 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Sal de Castro Marim à mesa na Tertúlia Algarvia em Faro
Sexta, 11 de Abril de 2014 - 18:06:44 (GMT) - 121 leitores
A qualidade do sal de Castro Marim foi o­ntem experimentada na “Tertúlia Algarvia“, localizada no centro histórico de Faro, numa demonstração de cozinha ao vivo que reuniu sabores e tradição à mesa deste já emblemático restaurante da capital algarvia.

A iniciativa foi da Câmara Municipal de Castro Marim, que está a trabalhar a introdução do “Sal de Castro Marim, o melhor Sal do Mundo” nos principais circuitos da restauração e hotelaria. Neste sentido, durante dois anos, a autarquia de Castro Marim oferece ao “Tertúlia Algarvia” este produto de qualidade superior de produção local, agora um dos ingredientes chave na ementa do restaurante.

O show cooking decorreu na esplanada da Tertúlia, na presença de turistas e convidados, unânimes na apreciação do “Pargo ao sal”, o prato apresentado. No mesmo contexto, foi apresentada a salicórnia, um legume salgado, e o sal líquido, um novo produto com baixo teor de sódio e elevado teor de magnésio, considerado mais saudável e recomendado para pessoas com doenças crónicas e atletas de alta competição.
Leia mais... (917 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

«Temos de saber que a depressão é uma doença que requer tratamento médico» defendeu o psiquiatra Francisco Assis, em Altura
Sexta, 11 de Abril de 2014 - 11:09:27 (GMT) - 119 leitores
Foi uma plateia interessada e com muitos jovens aquela que assistiu na última quarta-feira à noite à palestra sobre a problemática da depressão, no Salão Paroquial em Altura, tendo como convidado o psiquiatra Francisco Assis, médico do serviço de psiquiatria do Hospital de Faro.

Numa análise científica e, ao mesmo tempo, descomplexada, o psiquiatra Francisco Assis fez uma caracterização dos vários tipos de depressão: a episódica, a recorrente e a crónica, para afirmar que só 20% dos doentes têm consciência do seu estado depressivo.

«As pessoas com esta patologia não convivem, não comunicam, sendo que 10% das depressões conduzem ao suicídio, daí a importância de um diagnóstico precoce. Todos temos de estar despertos para os primeiros sintomas», assegurou.
Leia mais... (967 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Autarquia de Castro Marim entrega escola primária do Barrocal à Mito Algarvio
Quinta, 10 de Abril de 2014 - 14:16:51 (GMT) - 174 leitores
A Câmara Municipal de Castro Marim entregou hoje à Associação de Acordeonistas do Algarve - Mito Algarvio – a antiga escola do 1º ciclo do Barrocal, em Altura, agora recuperada e valorizada. A escola é a nova sede da Mito Algarvio, o­nde funcionará também a escola de acordeão “Eugénia Lima”, em homenagem àquela que foi considerada a melhor acordeonista portuguesa de sempre e que foi a grande impulsionadora da criação da associação.

A Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve – é uma associação sem fins lucrativos, que trabalha na investigação, defesa e divulgação do acordeão, incontornável elemento da identidade cultural e musical portuguesa. Criada há dois anos, a Mito Algarvio trabalha também na promoção do ensino do acordeão, reunindo já cerca de 30 alunos que reunirão agora na nova escola “Eugénia Lima“.

O protocolo de colaboração foi assinado esta manhã pelo presidente da autarquia de Castro Marim, Francisco Amaral, e pelos presidente e vice-presidente da Mito Algarvio, João Pereira e Sérgio Conceição, sendo válido por cinco anos e automaticamente renovável.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Morreu Eugénia Lima, a melhor acordeonista portuguesa de sempre
Quarta, 09 de Abril de 2014 - 13:10:02 (GMT) - 163 leitores
No passado dia 4 de abril faleceu na sua residência em Rio Maior a rainha do acordeão, Eugénia Lima, que contava 88 anos de idade.

Natural de Castelo Branco e filha de um afinador de acordeões, iniciou com apenas 4 anos de idade, no Teatro Vaz Preto, na sua cidade natal, uma carreira notável no acordeão, esse instrumento da música portuguesa que os longos anos de carreira e as sublimes atuações em Portugal e no mundo consagraram.

Eugénia Lima, considerada por muitos como a melhor acordeonista portuguesa de sempre, era diplomada com o curso Superior de Acordeão na Categoria de Professora e pelo Conservatório de Paris e o seu nome figura no Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis.
Leia mais... (2111 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Dia Aberto da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António
Terça, 08 de Abril de 2014 - 14:48:54 (GMT) - 111 leitores
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António organizaram no passado dia 5 de Abril, sábado, pela terceira vez, o Dia Aberto, comemorando, festivamente com a comunidade e a população em geral, o 39º aniversário da criação desta Área Protegida.

Nesta edição, a organização apostou no alargamento do horário, das 9:00 até para lá das 24:00, bem como numa proposta de maior diversidade de actividades (30 no total), que suscitou uma grande adesão do público. Estiveram directamente envolvidas em actividades de visitas guiadas, desporto da natureza, animação musical e dança, workshops, festival de cinema / documentário, jogo ambiental e na feira de produtos tradicionais e de actividades do Baixo Guadiana cerca de 1500 pessoas. Ao encerramento, no concerto de Domingos Caetano a cantar “Música Intemporal Portuguesa” e em apoteose, assistiram mais de 200 pessoas. Para além do envolvimento directo nas actividades, outra multidão esteve presente a assistir, a passear, a disfrutar desta magnífica paisagem, enquadramento e ambiente que a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e o seu Centro Interpretativo e Informativo oferecem.
Leia mais... (1128 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim debate “40 Anos do 25 de Abril”
Terça, 08 de Abril de 2014 - 11:54:05 (GMT) - 150 leitores
Tendo em vista comemorar os 40 anos do 25 de Abril, a revolução que fundou o atual regime democrático e colocou o país na senda do progresso e do desenvolvimento, a Câmara Municipal de Castro Marim assinala a efeméride com um vasto programa cultural e desportivo, que decorre de 21 a 27 de abril.

As comemorações da Revolução dos Cravos, em Castro Marim, têm início, dia 21, pelas 21.00 horas, no auditório da Biblioteca Municipal, com um grande debate sobre os “40 Anos do 25 de Abril”, no qual participam Carlos Brito, um dos protagonistas de Abril, ex-dirigente do Partido Comunista Português, antigo deputado da Assembleia da República, ex-diretor do Jornal Avante e colaborador do Jornal do Baixo Guadiana, e Teresa Rita Lopes, professora catedrática na Universidade Nova de Lisboa, escritora, uma das maiores especialistas contemporâneos de Fernando Pessoa e vítima do Estado Novo. Também a música marcará presença neste debate com “Cantos de Liberdade”, da autoria de Afonso Dias.

No dia dos 40 anos do 25 de abril, sexta-feira, as celebrações começam às 08h30, na sede do concelho com a alvorada pela Banda Musical Castromarinense e o lançamento de morteiros, seguindo-se o hastear da Bandeira Nacional, no edifício dos Paços do Concelho e uma largada de pombos.
Leia mais... (1434 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
Edital - Instrutora dos processos de contraordenação (2014-04-11)

Comunicado - Escaravelho das Palmeiras (2014-02-25)

EDITAL – Atribuição de Bolsas de Estudo - Ano Letivo 2013/2014 (2013-11-29)

Aviso – Discussão pública da proposta do Plano de Pormenor da Zona de Lazer de Castro Marim (2013-09-03)

EDITAL – Concessão de Bolsas de Estudo Ensino Secundário e Superior 2013/2014 (2013-08-30)

 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal
 
Eurocidade
 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária
 
Rede Social
 
Notícias
· Castromarinenses descobrem gentes e lugares com o Programa de Excursões da Câmara Municipal (24/04/2014)
·  “O medo voltou”, declarou Carlos Brito no debate sobre o 25 de Abril em Castro Marim (22/04/2014)
· Feira do Campo em Furnazinhas – Odeleite (22/04/2014)
· Atletismo dá ritmo à Páscoa em Castro Marim (21/04/2014)
· Altura recebeu Feirinha da Páscoa (21/04/2014)
· Conselho Cinegético Municipal instalado (21/04/2014)
· O Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim marca presença no Aniversário da Santa Casa da Misericórdia Castro Marim (17/04/2014)
· Cooperativa “Terras de Sal” conquista o 1º Concurso Nacional de Sal, Ervas Aromáticas e Condimentos (16/04/2014)
· Associação “Rodactiva” com sede digna (14/04/2014)
· Sal de Castro Marim à mesa na Tertúlia Algarvia em Faro (11/04/2014)
· Edital - Instrutora dos processos de contraordenação (11/04/2014)
· «Temos de saber que a depressão é uma doença que requer tratamento médico» defendeu o psiquiatra Francisco Assis, em Altura (11/04/2014)
· Mais de uma centena de jovens nas Férias Ativas da Páscoa em Castro Marim (11/04/2014)
· Autarquia de Castro Marim entrega escola primária do Barrocal à Mito Algarvio (10/04/2014)
· Morreu Eugénia Lima, a melhor acordeonista portuguesa de sempre (09/04/2014)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.