Terça, 28 de Abril de 2015    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Procedimentos Concursais
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal

 
 Revista Municipal

 
 Livros

 
 
 
Feira do Campo promove serra de Castro Marim
Terça, 28 de Abril de 2015 - 09:45:45 (GMT) - 9 leitores
Decorreu o­ntem, dia 26, a segunda edição da “Feira do Campo” em Furnazinhas, freguesia de Odeleite. A aldeia recebeu centenas de visitantes, convidados a descobrir a povoação, a natureza que a circunda e a singularidade dos usos e costumes locais.

Um passeio pedestre, com cerca de 8km, inaugurou e evento. Na iniciativa participaram cerca de 100 pessoas, que puderam apreciar a plenitude da natureza intacta das Furnazinhas.

Durante a tarde os visitantes puderam participar em ateliers de confeção de pão no forno de lenha e de queijo de cabra, num reencontro com as antigas formas de fazer estes dois produtos da gastronomia local.

A par das atividades decorreram variadas mostras, de produtos locais, de espécies agrícolas e ornitológicas e também de fotografia. Os passeios de burro foram, á semelhança da edição anterior, um dos maiores atrativos para os mais pequenos.
Leia mais... (213 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim comemorou 41.º Aniversário da Revolução dos Cravos
Segunda, 27 de Abril de 2015 - 14:33:22 (GMT) - 15 leitores
Com o intuito de celebrar os valores de Abril e perpetuar na memória de todos a conquista da almejada democracia em Portugal, a Câmara Municipal de Castro Marim dedicou, durante o fim-de-semana, um vasto programa cultural e desportivo às comemorações do 41.º aniversário do 25 de Abril. Para os alunos das escolas de Castro Marim, as celebrações começaram logo no dia 21, com o espetáculo de teatro “Liberdades”, trazido pelo projeto VATe da Companhia de Teatro do Algarve (ACTA).

A maior “prova de maturidade democrática”, parafraseando o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, foi no entanto o debate “Refletir o 25 de Abril”, que decorreu na passada sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, com casa cheia. Moderado por José Nunes e João Viegas, diretor e professor do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, neste debate participaram representantes de cada partido político, designados pela Distrital do Algarve, nomeadamente Manuel Afonso do Bloco de Esquerda, Paulo Neto do Partido Comunista Português, José Baía do Partido Socialista, Vitor Hugo do CDS-PP e Bruno Inácio do Partido Social Democrata, também deputado na Assembleia da República. “Para que ABRIL não morra”, como se ouviu entre as intervenções do público, com música de Afonso Dias, numa justa homenagem às letras que mobilizaram a Revolução dos Cravos, “Refletir o 25 de Abril” foi uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim.
Leia mais... (1288 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Refletir o 25 de Abril” em Castro Marim foi “prova de maturidade democrática”
Segunda, 27 de Abril de 2015 - 10:10:43 (GMT) - 19 leitores
“O que aconteceu aqui hoje é uma grande prova de maturidade democrática”, foi assim que o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim encerrou o debate “Refletir o 25 de Abril”, que decorreu na passada sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, com casa cheia.

Moderado por José Nunes e João Viegas, diretor e professor do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, neste debate participaram representantes de cada partido político, designados pela Distrital do Algarve, nomeadamente Manuel Afonso do Bloco de Esquerda, Paulo Neto do Partido Comunista Português, José Baía do Partido Socialista, Vitor Hugo do CDS-PP e Bruno Inácio do Partido Social Democrata, também deputado na Assembleia da República.

Depois de uma resenha sobre a heroica Revolução dos Cravos, apresentada pelo moderador, e também professor de História, João Viegas, os representantes regionais dos partidos políticos incrementaram uma profunda reflexão sobre o 25 de Abril, os ideais que moveram os heróis de 74, as batalhas que travaram e as consequências que sofreram para que hoje pudéssemos comemorar a libertação do medo, aquilo a que habitualmente chamamos liberdade.
Leia mais... (966 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Comemorações do 1º de Maio em Odeleite
Quinta, 23 de Abril de 2015 - 12:32:47 (GMT) - 112 leitores

Com a ribeira de Odeleite como pano de fundo, a Junta de Freguesia de Odeleite e a Associação Social da Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, realizam as comemorações do 1º de Maio, naquela aldeia do Nordeste Algarvio.

A jornada do “Dia do Trabalhador” tem início às 10h00 com um Passeio pela Aldeia, que marca a abertura da exposição dos “Maios” e apresenta as vivas e coloridas flores que, dispostas nos pátios e nas janelas das casas, dão vida ao concurso da “Aldeia Florida”. À mesma hora abre ainda a exposição fotográfica “A Nossa Terra”, com algumas das mais belas fotografias da aldeia presépio.

Para as crianças, a organização prepara os insufláveis e um divertido atelier infantil, “Pedrinhas da Ribeira”.

Pelas 11h00 dá-se início à Feirinha de Maio, onde os artesãos locais vão expor e promover o melhor do artesanato castromarinense.
Leia mais... (345 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Grupo de estudantes de Castro Marim visitou Guérande
Quarta, 22 de Abril de 2015 - 12:32:30 (GMT) - 59 leitores
No âmbito de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Castro Marim e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), um grupo de 13 formandos do concelho de Castro Marim foi recebido, de 7 a 10 de abril, na escola profissional Olivier-Guichard, em Guérande. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito da geminação Castro Marim-Guérande.

A viagem teve como objetivos promover e potenciar o interesse pelos estudos, uma vez que se trata de um grupo de adolescentes a frequentar um curso de aprendizagem de Restaurante e Bar. Neste contexto, os formandos puderam participar em diferentes oficinas de cozinha e restauração e ainda visitar algumas das cidades da região (Bretanha), como Saint-Nazaire, Saint-Brevin, la Brière, Guérande e La Baule.

Para os responsáveis, esta iniciativa contribuiu para que estes jovens pudessem observar e definir novos objetivos profissionais, para que contactassem com outros jovens e instituições de ensino, garantindo uma motivação maior aos seus estudos. Este projeto contou com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Castro Marim.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Peddy Paper dá vida à “Cumeada da Alta Mora”
Terça, 21 de Abril de 2015 - 09:25:17 (GMT) - 57 leitores
Foi mais um êxito a somar às edições anteriores, o XII peddy paper “Cumeada da Alta Mora”, que decorreu no domingo, 19 de abril, teve a participação de cerca de 200 pessoas.

Organizada pela Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA), esta é uma das iniciativas pilar na promoção e dinamização da riqueza cultural e paisagística do interior serrano do concelho de Castro Marim. “Tivemos equipas de todo o Algarve e também aderiram equipas espanholas”, realçou o presidente da Associação ARCDAA, Valter Matias, sublinhando o contributo desta iniciativa na divulgação dos recursos endógenos e culturais da freguesia de Odeleite e do concelho de Castro Marim, “do que é nosso, das nossas gentes, usos, costumes, da nossa singularidade”.

Com as paisagens da Cumeada da Alta Mora e da Ribeira do Beliche como pano de fundo, os participantes desfrutaram de um dia cheio de animação e aventura, com jogos baseados em artes, ofícios e saberes locais. Ao desafiante percurso pedestre, com cerca de 8km, seguiu-se um almoço-convívio na sede da ARCDAA, animado pelo Grupo Duo Reflexo. No local estiveram também alguns artesãos e produtores locais, com exposição e venda de produtos tradicionais.
Leia mais... (566 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Moto Clube de Castro Marim inaugura sede
Segunda, 20 de Abril de 2015 - 14:20:00 (GMT) - 82 leitores
Constituído há cerca de quatro meses, o Moto Clube de Castro Marim – Os Piratas – inaugurou o­ntem a sua sede, próxima do centro da vila. O evento consolidou o “sonho” dos sócios dos “Piratas”, que querem que seja uma coletividade viva, forte e comprometida com o desenvolvimento do concelho.

Na inauguração estiveram o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, e o vereador Nuno Pereira, responsável pelo pelouro de Desporto, que felicitaram os sócios pela conquista e por todo o empenho, dedicação e voluntarismo que entregaram ao Moto Clube, que acreditam que será um contributo importante para o desenvolvimento sociocultural e desportivo do município castromarinense.

“Os Piratas” já reúne cerca de 90 sócios. “Esta sede é fruto do esforço de todos, todos contribuíram com aquilo que sabiam fazer e tivemos também o apoio de alguns patrocinadores, sem o qual não teria sido possível estarmos aqui reunidos hoje”, garantiu o presidente do Moto Clube, Jorge Aquilino.
Leia mais... (1043 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Viagem ao Algarve” apresentado na Casa do Sal de Castro Marim
Segunda, 20 de Abril de 2015 - 11:37:40 (GMT) - 55 leitores
A Casa do Sal, em Castro Marim, acolheu na noite de sexta-feira, 17 de abril, a apresentação do livro de Diego Mesa, “Viagem ao Algarve”, inspirado no livro de José Saramago “Viagem a Portugal”. Ficou saldada a dívida de José Saramago com Castro Marim, “Provavelmente, deixou dívida aberta em Castro Marim. Mal parou para olhar o formoso arcanjo Gabriel da igreja matriz, subiu ao castelo por desfastio, atraído pela rara cor vermelha das pedras, e tendo dado meia volta ao Castelo Velho, que os mouros construíram, regressou à estrada, caminho de Vila Real de Santo António. Já o mar se vê, já refulgem as grandes águas” (SARAMAGO, José, Viagem a Portugal. 21ª Ed. Lisboa: Caminho, 2003. p. 244.).

A cerimónia, conduzida pela vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, contou com a especial presença de Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago, que homenageou o trabalho de Diego Mesa, revelando que a obra de Saramago que lhe serviu de inspiração, “Viagem a Portugal”, foi a mesma que conseguiu que o agora conhecido nobel português se “levantasse do chão e é graças a ela que hoje estamos aqui reunidos e temos a obra que hoje temos completa”.
Leia mais... (1740 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

GLADA HUDIK em palco no Revelim de St. António em Castro Marim
Segunda, 20 de Abril de 2015 - 11:35:16 (GMT) - 59 leitores

O Teatro Musical GLADA HUDIK, o­ntem à tarde no palco do Revelim de St. António em Castro Marim, foi acolhido por um público entusiasmado e solidário com o objetivo deste espetáculo, apoiar a Fundação Irene Rolo na angariação de fundos para as obras de melhoramento na sua sede.

GLADA HUDIK, ou Teatro Feliz, é um projeto de cariz social baseado no princípio da diversidade como fator pilar do desenvolvimento da sociedade. Assente nesta premissa, o grupo GLADA HUDIK é constituído por pessoas sem deficiência e com deficiência mental.

De origem sueca, o GLADA HUDIK decidiu vir a Portugal e quis conhecer a Fundação Irene Rolo, uma instituição particular de solidariedade social, cuja missão é pessoas com deficiência e incapacidades e suas famílias, bem como outros públicos vulneráveis, no âmbito da prevenção, acolhimento, reabilitação, formação profissional e inserção social, com vista à promoção da qualidade de vida.
Leia mais... (494 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Visitas de estudo promovem Castro Marim
Sexta, 17 de Abril de 2015 - 12:51:52 (GMT) - 144 leitores
Castro Marim recebeu o­ntem dois grupos de visitantes, que quiseram conhecer alguns dos pontos mais emblemáticos da vila.

O primeiro grupo, de visitantes espanhóis, veio no âmbito do Projeto Uaditurs, que visa a valorização do património e equipamentos culturais, de forma a consolidar a oferta cultural da região transfronteiriça e a fomentar a (re)interpretação do território. Neste sentido, foi desenvolvida uma oferta turística alternativa e diversificada entre as três regiões – Alentejo, Algarve e Andaluzia – que as promovem e que apontam aos visitantes os principais recursos endógenos de cada território. Em Castro Marim, o grupo, subdividido entre a visita de o­ntem e uma já realizada no dia 14 de abril, passaram pelo Castelo e pelo Revelim de St. António, marcos incontornáveis da história da vila e dos castromarinenses.

Também com o objetivo de conhecer e contactar com a cultura e a história algarvias, chegou depois um grupo de alunos do Ensino do Português no Estrangeiro, Área Consular de Zurique, com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos, que passaram pelo pelo Castelo, Revelim de St. António, Forte de S. Sebastião, Casa de Odeleite e pelas salinas.
Leia mais... (224 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim promove rastreio de doenças de pele
Quinta, 16 de Abril de 2015 - 17:06:30 (GMT) - 79 leitores
A Câmara Municipal de Castro Marim promove, nos dias 6, 7 e 8 de maio, um rastreio gratuito do cancro e outras doenças de pele, destinado à população do concelho.

O grande objetivo desta ação, que é periodicamente desenvolvida pela autarquia com a colaboração voluntária da médica dermatologista Manuela Aguiar, é assinalar e encaminhar as lesões tumorais para o Hospital de Faro e tratar no local as lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) com azoto líquido, adquirido para o efeito. Além disto, será também realizada uma sensibilização sobre os cuidados a ter com a exposição ao sol, nomeadamente na época balnear, que está quase a chegar.

À semelhança das ações anteriores, o rastreio decorrerá nas sedes de freguesia do concelho – dia 6 de maio em Odeleite (Junta de Freguesia |das 14h00 às 17h30) e em Azinhal (Unidade de Cuidados Continuados | das 09h30 às 12h30), dia 7 de maio em Castro Marim (Biblioteca Municipal | das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30) e dia 8 de maio em Altura (Antiga Escola Primária | das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30).
Leia mais... (146 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim adere ao European Cycling Challenge 2015
Segunda, 13 de Abril de 2015 - 17:03:53 (GMT) - 200 leitores

Com o objetivo de promover as condições naturais de excelência do concelho para a prática desportiva e incrementar um estilo de vida mais saudável, o Município de Castro Marim, através da AMAL (Associação de Municípios do Algarve), aderiu ao European Cycling Challenge.

Criado em 2011, o European Cycling Challenge é um desafio lançado aos ciclistas urbanos das cidades europeias, que visa identificar e recolher informação sobre os percursos percorridos pelos utilizadores de bicicletas. Para tal, os ciclistas só terão que descarregar uma aplicação exclusiva e gratuita para smartphones - Cycling365.

O referido registo permitirá quantificar a distância total das deslocações em bicicleta e descrever os percursos percorridos, reunindo um vasto conjunto de informações, bastante útil para a construção de estratégias e resolução de problemas dos locais em causa.
Leia mais... (595 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

IV Peddy Paper do Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco
Segunda, 13 de Abril de 2015 - 15:42:28 (GMT) - 127 leitores

No âmbito da promoção do património cultural de Castro Marim, o Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco organiza, no próximo dia 10 de maio, a 4ª edição do peddy paper na localidade de Rio Seco.

A organização convida os participantes a percorrer cerca de 7km, ultrapassando os vários desafios, baseados em jogos e saberes tradicionais, que se apresentam ao longo de um percurso que oferece também algumas das mais belas paisagens do barrocal algarvio. O IV peddy paper do Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco, que arranca às 09.00 horas, encerra com um almoço de confraternização, seguindo-se animação musical pela tarde fora.

A iniciativa está integrada no programa de atividades da Eurocidade do Guadiana e conta com os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Castro Marim.
Leia mais... (124 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

"Mau Tempo no Sapal" anima Castro Marim
Segunda, 13 de Abril de 2015 - 11:49:21 (GMT) - 83 leitores

O grupo de teatro do Centro de Cultura e Desporto (CCD) do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim voltou ao palco do auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim este fim-de-semana (dias 10 e 12 de abril) com a peça “Mau Tempo no Sapal”. Muita animação e sala cheia, voltaram a assinalar a atuação.

“Mau Tempo no Sapal” voltará ainda a palco, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, nos dias 18 (21h00) e 19 de abril (16h00).

A Câmara Municipal de Castro Marim, que acarinha e apoia esta iniciativa desde a sua criação, disponibilizou agora, em colaboração com as juntas locais, transporte à população que vive mais isolada, nomeadamente a algumas povoações da freguesia de Castro Marim e à freguesia de Azinhal, no próximo domingo, e à freguesia de Odeleite, que veio o­ntem.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Oniria” em exposição na Casa do Sal
Sexta, 10 de Abril de 2015 - 09:59:22 (GMT) - 100 leitores
Decorreu ontem à tarde a inauguração da exposição “Oniria”, da pintora e ilustradora Carla Mourão. Até ao final deste mês, a Casa do Sal tem patente uma mostra evocativa dos primeiros quinze anos de pintura da artista (de 2000 a 2015).
A inauguração foi marcada pela apresentação da exposição pela própria Carla Mourão, que explicou mais detalhadamente algumas das suas obras, nomeadamente “Maternitas”, um conjunto de 15 desenhos a tinta-da-china, com ilustração verbal, que exalta a maternidade nas suas diversas etapas, um trabalho concebido durante o período de gestação da sua filha mais nova e posteriormente ilustrado com textos de José Guedes.

“Oniria” está integrada no projeto “Artistas de Cá”, lançado pela Câmara Municipal de Castro Marim para dinamizar o espaço da Casa do Sal, potenciar a criação artística e estimular o aparecimento de novos artistas na região. “Pretende-se que seja um estímulo à criação e promoção artística, particularmente ligada ao património e cultura do território. O limite do projeto é o infinito da vontade artística nas mais diversas categorias: pintura, escultura, fotografia, vídeo, desenho, performances, artesanato e dança”, referiu a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim no momento da inauguração daquela que é a primeira “Artista de Cá”. A Casa do Sal está aberta de terça-feira a sábado, entre as 10h00-13h00 e as 14h00-18h00.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
Calendarização da Unidade Móvel de Saúde | Abril 2015 (2015-02-24)

 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal

 
Eurocidade

 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária

 
Rede Social

 
Notícias
· Feira do Campo promove serra de Castro Marim (28/04/2015)
· Castro Marim comemorou 41.º Aniversário da Revolução dos Cravos (27/04/2015)
· “Refletir o 25 de Abril” em Castro Marim foi “prova de maturidade democrática” (27/04/2015)
· Comemorações do 1º de Maio em Odeleite (23/04/2015)
· Grupo de estudantes de Castro Marim visitou Guérande (22/04/2015)
· Peddy Paper dá vida à “Cumeada da Alta Mora” (21/04/2015)
· Moto Clube de Castro Marim inaugura sede (20/04/2015)
· “Viagem ao Algarve” apresentado na Casa do Sal de Castro Marim (20/04/2015)
· GLADA HUDIK em palco no Revelim de St. António em Castro Marim (20/04/2015)
· Teatro, desporto e música celebram os 41 anos do 25 de Abril em Castro Marim (17/04/2015)
· Visitas de estudo promovem Castro Marim (17/04/2015)
· Castro Marim promove rastreio de doenças de pele (16/04/2015)
· Feira do Campo em Furnazinhas – Odeleite (15/04/2015)
· Castro Marim adere ao European Cycling Challenge 2015 (13/04/2015)
· IV Peddy Paper do Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco (13/04/2015)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.