Quinta, 23 de Outubro de 2014    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Concursos de Admissão
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal
 
 Livros
 
 Revista Municipal
 
 
 
Universidade do Tempo Livre abre Curso de Informática
Quinta, 16 de Outubro de 2014 - 12:46:23 (GMT) - 72 leitores
Foi um público interessado aquele que compareceu o­ntem, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, ao debate sobre o novo ano letivo da Universidade do Tempo Livre (UTL).

O objetivo desta reunião, promovida pela Câmara Municipal de Castro Marim, era melhorar a oferta formativa da UTL, respondendo às necessidades culturais e intelectuais dos interessados.

Da conversa resultaram boas sugestões, algumas para avançar já este ano, nomeadamente a abertura de um Curso de Informática em Castro Marim, que deverá, posteriormente, ser alargado a outras localidades.

Definida estava já a abertura dos cursos de Artes Decorativas, Arraiolos, Iniciação à Costura/Trapologia, Bordados, Atelier Medieval e Ginástica, que, até à data, reúnem cerca de 140 inscritos e vão decorrer em 9 povoações do concelho de Castro Marim.
Leia mais... (1192 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Autarquia de Castro Marim apoia associações e clubes do concelho
Quarta, 15 de Outubro de 2014 - 16:47:17 (GMT) - 64 leitores
No âmbito da política cultural e desportiva levada a cabo pela Câmara Municipal de Castro Marim, foi hoje aprovado em reunião de câmara um apoio de 70.000 euros às associações e clubes do concelho.

Os apoios foram concedidos ao abrigo dos contratos-programa, de acordo com as atividades demonstradas por cada uma das coletividades, que são a ARCA (Associação Recreativa e Cultural “Azinhal”), a Associação de Pesca Desportiva de Castro Marim, a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora, a Sociedade Recreativa Banda Musical Castromarinense, Campesino Recreativo Futebol Clube, Casa do Povo do Azinhal, Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim, Clube de Junqueira, Clube Recreativo Alturense, Grupo Desportivo e Cultural de Rio Seco, Leões do Sul Futebol Clube, Sociedade Columbófila Castromarinense, Associação Cultural Amendoeiras em Flor e Associação Rodactiva.
Estes apoios visam impulsionar a vida cultural, recreativa, social, educativa e desportiva no concelho de Castro Marim, em que as associações e clubes locais desempenham um papel fundamental, tendo também o seu contributo na construção de uma comunidade mais unida e solidária.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Casa do Sal recebe concerto solidário para a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim
Segunda, 13 de Outubro de 2014 - 15:56:38 (GMT) - 64 leitores
A Casa do Sal, em Castro Marim, foi o­ntem à tarde palco de um concerto solidário de fado, em prol da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim. Os fundos angariados destinam-se à dinamização dos tempos de lazer dos idosos.

A iniciativa, que reuniu cerca de 100 pessoas na Casa do Sal, teve a colaboração da Associação de Fado do Algarve.

Esta já não é a primeira ação do género da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim.

Todos os anos, a instituição organiza um evento solidário, com o objetivo de angariar fundos para atividades ou necessidades pontuais. De referir que, em 2013, o dinheiro obtido reverteu a favor dos utentes mais carenciados para a compra de medicamentos.
Leia mais... (310 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Inaugurada Sede da Junta de Agricultores de Junqueira
Segunda, 13 de Outubro de 2014 - 10:57:49 (GMT) - 56 leitores
Decorreu no sábado, dia 11 de outubro, a inauguração da sede da Junta de Agricultores de Junqueira, na sequência da assinatura do protocolo com a Câmara Municipal de Castro Marim, que lhes confiou, para o efeito, uma sala da antiga escola primária.

A dirigir a cerimónia esteve o Presidente da Junta de Agricultores, José Luís Domingues, que sublinhou o esforço, o empenho e o trabalho de todos os sócios na construção da barragem da Carocha e do respetivo sistema de rega, que hoje serve os 124 sócios da Associação. Agradeceu ainda ao presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, pela entrega do edifício sede à Junta de Agricultores, uma falta há muito sentida pelos associados e que agora facilitará a gestão da área regada.

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve fez-se representar nesta inauguração pelo diretor adjunto José Graça, que apontou o novo quadro comunitário como uma boa oportunidade para resolver alguns problemas que afetam as muitas áreas regadas do Algarve, deixando clara a dificuldade de resposta que a DRAP Algarve atravessa.
Leia mais... (414 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Autarquia de Castro Marim avança com nova empreitada de arruamentos na Praia Verde
Sexta, 10 de Outubro de 2014 - 15:17:51 (GMT) - 81 leitores
A Câmara Municipal de Castro Marim avançou com a segunda obra de reparação dos arruamentos da Urbanização Praia Verde, deteriorados pelas raízes das árvores existentes junto às bermas.

Esta obra surge na sequência do melhoramento e repavimentação do acesso à Praia Verde, concluídos antes do início desta época balnear, e representa um investimento de cerca de 43.000 euros, naquela que é uma das praias mais frequentadas do sotavento algarvio.

O principal objetivo destas intervenções na Praia Verde é o melhoramento das condições de circulação e segurança dos residentes e dos visitantes. Refira-se que, entre os arruamentos a levar a cabo, está aquele que dá acesso ao Praia Verde Boutique Hotel, este ano considerado pela revista Condé Nast Traveller um dos 73 hotéis da moda no Mundo.
Leia mais... (306 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Aulas de ginástica gratuitas em Castro Marim e Altura
Quinta, 09 de Outubro de 2014 - 16:43:30 (GMT) - 105 leitores
A Câmara Municipal de Castro Marim promove aulas de ginástica gratuitas em Castro Marim e Altura. A iniciativa arranca já amanhã em Castro Marim, pelas 18h00, no Pavilhão Municipal.

Esta iniciativa surge integrada no programa “Laboratório de Atividade Física”, assente numa política de promoção da atividade desportiva gratuita, como forma de melhorar a saúde e o bem-estar físico e psicológico dos munícipes.

Em Castro Marim as aulas decorrerão às segundas e sextas-feiras, às 18h00, no Pavilhão Municipal José Guilhermino. Em Altura, as aulas têm lugar no Centro Escolar, pelas 18h00, às terças e quintas-feiras.

A autarquia promove também, gratuitamente, um apoio de manutenção física na Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim e desenvolve aulas de ginástica para as crianças que frequentam o ensino pré-escolar no concelho.
Leia mais... (766 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim rastreia doenças da pele depois da época balnear
Quarta, 08 de Outubro de 2014 - 11:54:51 (GMT) - 66 leitores
Decorreu durante a semana passada, no concelho de Castro Marim, um rastreio gratuito de doenças de pele, promovido pela autarquia local. Foram rastreadas cerca de 150 pessoas, tendo sido diagnosticadas algumas doenças de pele, agora medicadas e orientadas. As lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) detetadas foram tratadas no local com azoto líquido, para evitar sobrecarregar o serviço de dermatologia do Centro Hospitalar do Algarve, para o­nde foram encaminhadas as lesões tumorais encontradas.

O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, agradece publicamente a prestimosa, voluntária e competente colaboração da médica dermatologista Dra. Manuela Aguiar e da enfermeira Cristina Macedo.

A última ação de rastreio às doenças de pele havia decorrido em maio, tendo sido rastreadas cerca de 250 pessoas. Pela adesão à iniciativa e para efeitos de acompanhamento dos casos descobertos, a autarquia de Castro Marim irá continuar a promover estes rastreios periodicamente.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Associação “Rodactiva” inaugurou nova sede
Terça, 07 de Outubro de 2014 - 11:44:14 (GMT) - 110 leitores
A Associação “Rodactiva”, uma das principais associações do concelho de Castro Marim na promoção de BTT e Ciclismo de Estrada, inaugurou no passado sábado, dia 4 de outubro, a sua nova sede, localizada na antiga Escola Primária do Rio Seco.
No seu discurso, o presidente da direção da coletividade, José Valentim, agradeceu a todos os que contribuíram para o crescimento da “Rodactiva”, criada por um grupo de amigos em 2011, unidos pelo mesmo gosto pela prática de BTT e Ciclismo de Estrada, mas motivados pelos valores da fraternidade e solidariedade, que sublinham como os princípios que regem o trabalho desenvolvido pela associação.

O espaço foi entregue à “Rodactiva” em abril deste ano, pelo presidente da Câmara da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, que distinguiu agora na inauguração “o sentimento muito forte que une os associados”, referindo que “a direção é constituída por elementos muito sérios e responsáveis, motivados pelo espírito de carolice de trabalhar para os outros de uma forma desinteressada. São estas organizações da sociedade civil que mobilizam as pessoas e tornam vivos os concelhos”.
Leia mais... (445 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Encontros com o Acordeão” animaram Odeleite
Terça, 07 de Outubro de 2014 - 09:56:11 (GMT) - 146 leitores
A aldeia de Odeleite viveu, na passada sexta-feira, “Encontros com o Acordeão”. A iniciativa, da Empresa Municipal NovBaesuris e Câmara Municipal de Castro Marim, juntou cerca de 150 pessoas na Casa de Odeleite e teve por objetivo dinamizar este espaço e reavivar as tradições do território, nomeadamente a musicalidade do acordeão.

A Casa de Odeleite foi apresentada e aberta ao público em 2012, depois de ser totalmente remodelada, numa obra levada a cabo pela Câmara Municipal de Castro Marim. No início do século passado foi um dos mais importantes entrepostos comerciais da região e a casa mais rica da freguesia. Agora é um espaço de exposição e documentação com arquivo gastronómico e loja de produtos regionais. Espaço cultural por excelência no concelho de Castro Marim, a Casa de Odeleite recria o ambiente de cada uma das suas divisões, desde a adega à casa do forno, passando pela sala de costura e quartos dos proprietários.

O serão, pautado de alegria e boa disposição, foi animado pelos acordeonistas Sérgio Conceição e João Pereira.
Leia mais... (435 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim recebeu “O Homem que Oferecia Rosas”
Segunda, 06 de Outubro de 2014 - 17:08:38 (GMT) - 83 leitores
O Romance “O Homem que Oferecia Rosas”, da autoria de José Murta Lourenço, foi apresentado na última sexta-feira na Biblioteca Municipal de Castro Marim.

“Não sendo autobiográfico, este romance é inspirado no meu percurso de vida”, sublinhou o autor. “O Homem que Oferecia Rosas” traz-nos a história de João dos Reis, um homem que, desde menino, procurava a mulher da sua vida. Nesta jornada cruza-se com diversas manifestações de loucura e, curiosamente, é no Hospital Júlio de Matos que encontra sossego e paz, até que um sonho lhe mostra Gabriela, que não vê há mais de 40 anos.

Numa apresentação emocionada, que também comoveu o público, José Murta Lourenço comparou a vida a uma viagem de comboio, em que “ não sabemos quando saímos, nem quando saem os que gostamos”. Nesta viagem, em que “nada é por acaso”, o autor partilha então a inspiração do novo romance, a sua história de amor com a mulher, uma namorada da juventude que nunca esqueceu e que reencontrou ao fim de 40 anos. Também presente, a esposa, Célia Lourenço, agradeceu ao autor e marido por a ter guardado “por mais de 40 anos e nunca se quer esquecido nem desistido”.
Leia mais... (546 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Bispo do Algarve inaugura a obra de restauro dos retábulos da Igreja de Nossa Senhora da Visitação em Odeleite
Segunda, 06 de Outubro de 2014 - 15:03:01 (GMT) - 90 leitores
Foram muitos os fiéis que assistiram este domingo à cerimónia de inauguração da obra de restauro dos retábulos da Igreja de Nossa Senhora da Visitação, em Odeleite. A cerimónia que foi presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral, do Presidente da Junta de Freguesia de Odeleite, Valter Matias e dos Padres das Paróquias do concelho.

Na sua intervenção, o Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, não escondeu a alegria que sentia pela recuperação dos três altares da Igreja de Odeleite, afirmando que a obra realizada constitui um orgulho para todos e que não há obstáculos que não se vençam. “Esta recuperação só foi possível graças aos fundos comunitários, à vontade da comunidade local e ao esforço financeiro exemplar da Câmara Municipal, que quis valorizar este valioso património religioso. Os altares agora recuperados são mais do que elementos de decoração são a expressão da fé do povo. Esta obra é um sinal de gratidão é um sinal de fé”, referiu.
Leia mais... (1452 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Apresentação pública da Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim em Odeleite
Segunda, 06 de Outubro de 2014 - 11:48:06 (GMT) - 135 leitores
“Hoje, 5 de outubro, é um dia histórico para Portugal, mas é também um dia histórico para as freguesias de Odeleite e Azinhal. Recordo-me que, há vinte anos atrás, criei a primeira Unidade Móvel de Saúde do país com enfermeiro, no concelho de Alcoutim. Nessa altura, as câmaras municipais não se preocupavam com as questões da saúde e da ação social, preocupavam-se antes com a eletrificação, com o abastecimento de água ou a recolha do lixo. Eu entendi que não era assim. Hoje, estamos a fazer história aqui em Odeleite ao darmos a conhecer a primeira Unidade Móvel do país permanentemente com médico”.

Foi deste modo entusiasmado e determinado que o Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, falou na cerimónia de apresentação pública da Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim, no passado dia 5 de outubro, na aldeia de Odeleite. Esta cerimónia contou com as presenças do Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, João Moura Reis, o Presidente da Junta de Freguesia de Odeleite, Valter Matias e a Presidente da Associação Social da Freguesia de Odeleite, Paula Pinto.
Leia mais... (2194 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castromarinenses comemoram o Dia Mundial do Idoso
Quinta, 02 de Outubro de 2014 - 14:48:33 (GMT) - 110 leitores
Duas centenas de castromarinenses participaram nas comemorações do Dia Mundial do Idoso e da Música, através de uma Matiné Dançante promovida pela Câmara Municipal, que se realizou no passado dia 1 de outubro, na Casa do Sal, na vila de Castro Marim.

Nesta Matiné animada pela música do Grupo “Mato Bravo”, os castromarinenses vindos das quatro freguesias do concelho, dançaram com entusiasmo e muita alegria, só interrompidos pelo lanche servido durante o baile.

Com esta iniciativa, a Autarquia quis propiciar aos idosos de Castro Marim, que muito têm contribuído para a construção de um concelho mais evoluído e solidário, uma tarde de homenagem, de convívio e de partilha dos valores da amizade e da fraternidade de uma faixa muito significativa da população castromarinense.
Leia mais... (301 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim Golfe & Country Club inaugurou aldeamento turístico de luxo
Segunda, 29 de Setembro de 2014 - 16:21:45 (GMT) - 106 leitores
Decorreu na passada sexta-feira, dia 26, a inauguração do aldeamento turístico “The Village”, um investimento do Castro Marim & Country Club de cerca de 18 milhões de euros. No mesmo dia foi também inaugurada a remodelação/ampliação do seu Club House.

Na cerimónia de inauguração, e a conduzir as honras, estiveram o proprietário do Castro Marim & Country Club, Willem van Kooten, o diretor-geral do empreendimento, Ricardo Cipriano, o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva, e o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.

Resultante de um investimento que ronda os 18 milhões de euros, o “The Village” é um aldeamento turístico de 4 estrelas, com 61 moradias, de 2 e 3 quartos. Todas as habitações possuem pequenos pátios e áreas de jardim e equipamentos de qualidade, nomeadamente, televisores, ar condicionado, wi-fi, casas de banho e com aquecimento por chão radiante, entre outras facilidades.
Leia mais... (2222 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

A Universidade do Tempo Livre em Castro Marim abre inscrições para o novo ano letivo
Segunda, 29 de Setembro de 2014 - 14:26:29 (GMT) - 145 leitores
Tendo em vista a realização de um conjunto alargado de atividades culturais, recreativas e de convívio, divulgando a história, as ciências, as tradições e as artes, valorizando intelectual e culturalmente os seus formandos, a Universidade do Tempo Livre (UTL) em Castro Marim abriu as inscrições para o próximo ano letivo 2014/2015.

A UTL, que no ano transato disponibilizou um naipe de cursos sócio educativos aos munícipes em áreas tão diversas como: artes decorativas, tapeçaria de arraiolos, bordados à mão, ateliê medieval, dança ou ginástica, teve a participação de 180 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 45 anos, distribuídos por 19 turmas, envolvendo um total de 12 formadores.

No ano letivo de 2013/2014, a Câmara Municipal de Castro Marim realizou um investimento de 30 mil euros na Universidade do Tempo Livre, permitindo que a mesma funcionasse em nove localidades do concelho: Altura, São Bartolomeu do Sul, Rio Seco, Castro Marim, Monte Francisco, Junqueira, Azinhal, Alta Mora e Furnazinhas.
Leia mais... (590 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
Concessão de Bolsas de Estudo | Ensino Secundário e Superior 2014/15 (2014-08-25)

Edital | Trabalho de Gestão de Combustível - EDP Distribuição - Energia SA (2014-07-10)

Dias Medievais 2014 | Candidaturas à exploração de espaços de atividade económica (2014-06-03)

Edital - Instrutora dos processos de contraordenação (2014-04-11)

Comunicado - Escaravelho das Palmeiras (2014-02-25)

 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal
 
Eurocidade
 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária
 
Rede Social
 
Notícias
· Universidade do Tempo Livre abre Curso de Informática (16/10/2014)
· Autarquia de Castro Marim apoia associações e clubes do concelho (15/10/2014)
· Casa do Sal recebe concerto solidário para a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim (13/10/2014)
· Castro Marim volta a ter equipa feminina de futsal (13/10/2014)
· Inaugurada Sede da Junta de Agricultores de Junqueira (13/10/2014)
· Autarquia de Castro Marim avança com nova empreitada de arruamentos na Praia Verde (10/10/2014)
· Aulas de ginástica gratuitas em Castro Marim e Altura (09/10/2014)
· Autarquia de Castro Marim promove debate sobre cursos da Universidade do Tempo Livre (09/10/2014)
· Castro Marim rastreia doenças da pele depois da época balnear (08/10/2014)
· Associação “Rodactiva” inaugurou nova sede (07/10/2014)
· “Encontros com o Acordeão” animaram Odeleite (07/10/2014)
· Castro Marim recebeu “O Homem que Oferecia Rosas” (06/10/2014)
· Bispo do Algarve inaugura a obra de restauro dos retábulos da Igreja de Nossa Senhora da Visitação em Odeleite (06/10/2014)
· Apresentação pública da Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim em Odeleite (06/10/2014)
· Dia Nacional dos Castelos é “À Conquista da Praça de Castro Marim” (02/10/2014)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.