Quinta, 28 de Maio de 2015    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Procedimentos Concursais
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal

 
 Revista Municipal

 
 Livros

 
 
 
“Nem + 1 Cigarro” é mote de Castro Marim no Dia Mundial sem Tabaco
Quarta, 27 de Maio de 2015 - 16:48:02 (GMT) - 14 leitores

No âmbito da celebração do Dia Mundial sem Tabaco, a 31 de maio (domingo), a Câmara Municipal de Castro Marim promove um encontro entre os cerca de 70 recentes ex-fumadores.

Sob o mote “Nem + 1 Cigarro”, o grupo reúne-se no restaurante “O Girassol”, em Altura, para um almoço-convívio, pelas 13h00. Esta ação surge na sequência da campanha promovida este ano pela autarquia castromarinense, em prol de uma vida sem tabaco.

Por uma vida mais saudável, numa luta contra um dos principais responsáveis pelo aparecimento do cancro, a Câmara Municipal de Castro Marim desenvolveu já várias ações, com destaque para a campanha “Fumar fica-te a matar” e algumas palestras e conferências sobre os malefícios do tabagismo.
Leia mais... (725 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Festa aproxima Vizinhos em Castro Marim
Quarta, 27 de Maio de 2015 - 11:00:51 (GMT) - 14 leitores
Comemorou-se o­ntem a Dia Mundial dos Vizinhos em Furnazinhas, freguesia de Odeleite. Convívio, boa-disposição e muita animação, marcaram a festa, que juntou também os vizinhos das povoações circundantes.

Estimular a solidariedade e amizade entre os vizinhos, estreitando laços e rompendo com o isolamento, é o principal objetivo desta comemoração, organizada pela Junta de Freguesia de Odeleite em colaboração com a Câmara Municipal de Castro Marim, com o apoio do Clube de Caçadores e Pescadores das Furnazinhas. Centenas de pessoas juntaram-se então para um jantar partilhado, seguido de baile animado pelo artista popular Silvino Campos.

O Dia Mundial dos Vizinhos é uma festa, marcadamente popular, que surgiu em França, no ano de 1999, por iniciativa de um grupo de amigos, destinada a conhecer os vizinhos e, ao mesmo tempo, a combater o isolamento nos grandes centros urbanos alargando-se, mais tarde, a 15 países da Europa, entres eles Portugal.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

I Trail do Baixo Guadiana
Segunda, 25 de Maio de 2015 - 14:43:20 (GMT) - 25 leitores

O Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco, juntamente com o Grupo de Atletas Intermarché Trail Runners e a Associação Rodactiva, vai realizar, no próximo dia 31 de maio, o I Trail do Baixo Guadiana. O evento conta com o apoio logístico da Câmara Municipal de Castro Marim.

O trail é uma modalidade de corrida com uma componente de maior contacto com a natureza e evasão, que explora ao máximo as características dos trilhos, caminhos e acidentes geográficos da paisagem. Normalmente, são provas mais demoradas, devido à dureza dos percursos.

O I Trail do Baixo Guadiana Intermarché terá três percursos, um longo de 25km, outro de 15km e um de caminhada com 8km. As partidas estão agendadas para as 09h00, estando prevista a entrega de prémios pelas 13h00.
Leia mais... (272 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Barragem de Odeleite vai ter Zona de Lazer e Praia Fluvial
Quinta, 21 de Maio de 2015 - 16:08:01 (GMT) - 72 leitores

A Câmara Municipal de Castro Marim vai construir uma das praias fluviais previstas no Plano de Ordenamento da Barragem de Odeleite. Para o efeito, formalizou esta semana a escritura de um terreno, por cerca de 18.000 euros.

A praia fluvial contempla 6100m2 de área. Em terreno contíguo, um particular está a avançar com um projeto de infraestruturas complementares à praia, nomeadamente de um parque de auto caravanismo.

A Barragem de Odeleite, construída entre 1992 e 1998, serve para abastecimento público de água e está ligada por um túnel à barragem vizinha de Beliche. É a principal infraestrutura de armazenamento de água do sotavento algarvio e está localizada junto à localidade com o mesmo nome, sede de freguesia do concelho de Castro Marim.
Leia mais... (1315 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Requalificação de jardim melhora imagem da vila de Castro Marim
Segunda, 18 de Maio de 2015 - 16:54:19 (GMT) - 55 leitores
A Câmara Municipal de Castro Marim recuperou e beneficiou um arranjo paisagístico situado na envolvente da vila. Na obra, dividida entre o melhoramento do jardim e a reabilitação da fonte ornamental, foram investidos 73.177,08 euros.

Desativados há algum tempo e depois de 20 anos de funcionamento, a fonte ornamental e espelho de água deste espaço encontravam-se com as paredes e pavimentos muito fissurados, pelo que foram reabilitados com novas camadas de suporte e cobertura e também valorizados com a colocação de nova iluminação (projetores subaquáticos). A antiga zona de repuxos foi convertida num espaço ajardinado.

A obra foi comparticipada pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) com 40.806,01 euros. Zona de lazer por excelência da vila de Castro Marim, esta intervenção complementa a substituição de dois núcleos de equipamentos infantis, concluída no ano passado, que existem no espaço em apreço.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Terra de Maio conquista Eurocidade do Guadiana
Segunda, 18 de Maio de 2015 - 12:51:25 (GMT) - 74 leitores
Encerrou o­ntem a 8ª edição da Feira Terra de Maio. Durante 3 dias, de 15 a 17 de maio, o Azinhal recebeu milhares de visitantes à procura dos saberes e sabores mais genuínos da serra algarvia. A afluência de espanhóis demonstrou os bons resultados da cooperação entre os três municípios (Ayamonte, Vila Real de St. António e Castro Marim) da Eurocidade do Guadiana.

Na abertura oficial, na tarde de sexta-feira, marcaram presença o diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Fernando Severino, o presidente, Francisco Amaral, e vereadores da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra e Nuno Pereira, o presidente da Assembleia Municipal de Castro Marim, José Luís Domingos, os presidentes das juntas de freguesia do Azinhal e de Odeleite, António Martins e Valter Matias, o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, o presidente da Junta de Freguesia de Alcoutim, João Simões, e representantes da ANCCRAL (Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia). Promover a Cabra de Raça Algarvia é o mote deste evento, que tem vindo a crescer e a conquistar espaço no calendário de programação cultural do Algarve e agora também na andaluza. O objetivo do certame é promover produtos locais e regionais resultantes das atividades ligadas à agricultura e à criação de gado, bem como as próprias atividades em si, e aumentar o volume de vendas através da comercialização direta.
Leia mais... (2787 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Autarquia de Castro Marim melhora arruamentos na Praia Verde
Sexta, 15 de Maio de 2015 - 16:09:19 (GMT) - 72 leitores

A Câmara Municipal de Castro Marim procedeu, na semana passada, à regularização da calçada tradicional, em faixa de rodagem, que dá acesso à Praia Verde.

Os trabalhos, que incidiram na zona comercial da urbanização, consistiram na remoção da calçada em zonas elevadas ou de depressões, regularização da base e posterior recolocação dos cubos de calçada, na zona do restaurante Infante Panorâmico.

Esta obra assume uma grande importância para o concelho, tratando-se a Praia Verde de uma das mais frequentadas do sotavento algarvio durante a época balnear.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim completa um ano de consultas de proximidade
Quarta, 13 de Maio de 2015 - 13:12:27 (GMT) - 71 leitores
Há 20 anos foi criada em Alcoutim a primeira Unidade Móvel de Saúde (UMS) do país. A iniciativa revelou-se a melhor forma de prestar cuidados de saúde à população que vivia mais isolada e vulnerável e foi exemplarmente seguida em muitos outros municípios do país. Há um ano, em Castro Marim, a UMS foi revitalizada com a oferta de consultas médicas de proximidade, a primeira no país permanentemente com médico.

Com três médicas – Dr.ª Helena Gonçalves, Dr.ª Susana Valsassina e Dr.ª Isa Frazoa -, a enfermeira Angelina Rocha e o motorista Carlos Horta, a equipa da UMS de Castro Marim percorre há um ano as freguesias do concelho – Altura, Castro Marim, Azinhal e Odeleite. Contudo, a maior atenção e cuidado dirige-se às freguesias do interior, Azinhal e Odeleite, com uma densidade populacional de 5,1 habitantes por km2 e uma área geográfica de 250,33km2, para além dos índices de envelhecimento, 686,7% em Azinhal e 980,8% em Odeleite. “Trata-se de uma população que vive em locais de difícil acesso e com enorme carência de cuidados de saúde pela alta prevalência de doenças crónicas causadoras de elevada mortalidade e morbilidade”, declarou a coordenadora do projeto, Dr.ª Helena Gonçalves.
Leia mais... (1738 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Classificados os dois primeiros jogadores para a final do circuito de Golf da Eurocidade do Guadiana
Terça, 12 de Maio de 2015 - 14:47:37 (GMT) - 82 leitores

A abertura do circuito de Golfe da Eurocidade do Guadiana realizou-se no passado sábado, dia 9 de maio, no campo da Quinta do Vale Golf Resort, em Castro Marim.

Nesta primeira prova do circuito de Golf da Eurocidade, registou-se a participação de desportistas portugueses, espanhóis, ingleses e alemães, que puderam contar com condições climatéricas excecionais para a prática.

Como vencedores da prova, qualificaram-se diretamente para a final os jogadores Juanjo Hernández e Ruth Fernández.

A prova final do circuito realizar-se-á num dos considerados entre os melhores campos de golfe da Europa Continental, o campo do Monte Rei Golf & Country Club.
Leia mais... (1638 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Arte sem Fronteiras” dança em Castro Marim
Segunda, 11 de Maio de 2015 - 16:54:30 (GMT) - 71 leitores
O Revelim de Santo António, em Castro Marim, foi o­ntem (10 de maio) palco do IV Festival Internacional de Dança “Arte sem Fronteiras”. O espetáculo, de livre acesso, teve casa cheia e foi uma coorganização da Associação “Animashow”/Escola de Dança “Splash”, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim.

Ritmos do mundo estiveram em palco neste Festival, diferentes culturas e diversos grupos nacionais e estrangeiros num conjunto de coreografias únicas, que espelham as suas tradições e valores.

Em palco estiveram vários estilos, a saber, hip-hop, contemporâneo, danças de salão, dança latina, danças tradicionais e sapateado, pelas Escola “Klassic” (Lisboa), Academia “Langa” (Málaga), Companhia de Dança “Idade de Ouro” (Vila Real de St. António), Companhia de Dança “Splash” (Vila Real de St. António), Companhia de Dança “Konvalya” (Ucrânia), Grupo de Dança “Jazz Moderno" (Zebreiros) e Escuela de Danza Oriental “María Terrada” (Huelva).
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Peddy Paper animou Rio Seco
Segunda, 11 de Maio de 2015 - 13:18:20 (GMT) - 89 leitores

Um dia diferente, de encontro com a natureza e os saberes locais, foi o­ntem proporcionado pelo Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco, na 4ª edição do Peddy Paper do Rio Seco. Mais de 20 equipas e cerca de 150 participantes, percorreram 7km de charadas, testes à cultura geral e desafiantes jogos tradicionais.

Um almoço de confraternização e a entrega de prémios fecharam este dia de animação Foram premiadas as 5 primeiras equipas, a saber “Tudo ao Molho” (1º), “All Inclusive” (2º), “CCD” (3º), “Escaldões no Cachaço” (4º) e “Tartarugas Ninja” (5º).Na organização desta iniciativa estiveram envolvidos cerca de 50 voluntários do Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco.

A iniciativa teve os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Castro Marim e da Eurocidade do Guadiana. A realçar também o patrocínio de muitas empresas do território.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Casa do Sal acolhe platibandas do Algarve
Segunda, 11 de Maio de 2015 - 12:45:22 (GMT) - 84 leitores
Decorreu na sexta-feira, dia 08 de maio, na Casa do Sal, em Castro Marim, a inauguração da exposição de fotografia “Algarve – Desvelando Vívidas Imagens de uma Plasmada Região na Monocultura do Turismo”, por Filipe da Palma, em conjunto com a apresentação do livro “Algarve em 3D”, de Jacinto Palma Dias. Um público interessado acolheu este evento, com a presença dos criadores e da vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra.

Os trabalhos dos dois autores encontram-se na arquitetura popular do Algarve, nos pormenores das platibandas, chaminés, terraços, portas coloridas, janelas simples e exuberantes, numa associação de linguagens que quer resgatar a identidade da região, ofuscada pelo turismo de massas de sol e praia que se associa agora à história do sul.

Dentro de expositores de vidro, cobertos por areia da praia, as fotografias revelaram aos visitantes um património arquitetónico esquecido, cuja memória nos é também trazida pelas palavras de Jacinto Palma Dias na apresentação do seu livro “Algarve em 3D”. “Entre 1900 e 1930 a arquitetura algarvia manifestou-se num movimento de alegria e entusiasmo, proveniente do desenvolvimento económico trazido pela criação do caminho-de-ferro para o Algarve [1906]”, relata o escritor, acrescentando que a região sofreu uma “revolução” hortofrutícola que fornecia Lisboa com quase um mês de antecedência em relação a outros produtores.
Leia mais... (1732 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Assembleia Municipal de Castro Marim aprova Relatório de Contas e Gestão 2014
Quinta, 07 de Maio de 2015 - 15:26:39 (GMT) - 102 leitores
A Assembleia Municipal de Castro Marim aprovou por maioria, na sessão realizada no dia 28 de abril, o Relatório de Contas e Gestão do ano 2014, apresentado pelo executivo presidido por Francisco Amaral.

Sobre os resultados da execução orçamental, 50%, o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, assegura que confirmam uma gestão séria e rigorosa dos recursos financeiros da autarquia, “não fizemos obras que não fossem comparticipadas, preocupámo-nos com o endividamento do município, que, mais cedo ou mais tarde, seria pago pelos castromarinenses se tivéssemos uma taxa de execução superior”. Ainda assim foram executadas obras prioritárias e de grande importância para o município, como o Pólo Incubador de Empresas, a Estrada Municipal Altura-Furnazinhas, a Casa do Sal, a empreitada de abastecimento de água às povoações e a repavimentação do acesso à Praia Verde.

“Apesar de todas as dificuldades e da redução de transferências do Estado, a Câmara Municipal de Castro Marim mantém uma situação financeira estável, não ultrapassando os limites legais de endividamento, sendo ainda de realçar o facto de termos registado uma diminuição das dívidas de médio/longo prazo”, continua o presidente Francisco Amaral.
Leia mais... (750 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Concerto de Acordeão em Altura assinalou Dia Mundial do Acordeão
Quinta, 07 de Maio de 2015 - 12:21:25 (GMT) - 206 leitores

A Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve – organizou o­ntem um concerto de Acordeão com Silvino Campos, Fernando Inês, Hugo Madeira e Sérgio Conceição, inserido nas comemorações do Dia Mundial do Acordeão. Com sala cheia, o Cine Estúdio Alagoa, em Altura, acolheu um público animado e entusiasta da musicalidade do acordeão.

A comemoração do Dia Mundial do Acordeão é promovida em todo o mundo pela Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA) Membro Oficial Internacional Music Council da UNESCO (IMC) e (NGO) e celebra a data em que foi apresentada a patente do acordeão, 6 de Maio de 1829 em Viena – Áustria, por Cyrill Demian.

Este concerto está enquadrado no plano de eventos das comemorações do Dia Mundial do Acordeão, organizado pela Mito Algarvio, que decorre entre Castro Marim e Silves.

Em Castro Marim, esta sexta-feira, dia 8, será exibido o filme «Quem manda aqui sou eu», seguido de um concerto de acordeão por Sérgio Conceição e Silvino Campos, a partir das 21:00, na sede ARCA, no Azinhal.

Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim investe em nova sinalética turística
Quarta, 06 de Maio de 2015 - 11:58:27 (GMT) - 86 leitores
A Câmara Municipal de Castro Marim investiu recentemente cerca de 10.000 euros na colocação de nova sinalética turística na vila e nas proximidades das unidades de turismo em espaço rural do concelho. A colocação da nova sinalização em pontos estratégicos do município de Castro Marim é uma mais-valia no setor turístico, um dos pilares de desenvolvimento do concelho.

Foram então sinalizados as seguintes unidades de turismo em espaço rural: “Monte do Malhão” (Malhão), “Companhia das Culturas” (S. Bartolomeu), “Quinta de S. Gabriel” (Várzea das Canas – Rio Seco), “Casa do Lavrador” (Furnazinhas), “Casa de Campo Vale do Asno” (Vale do Asno), “Casas do Palheiro Velho” (Montes Castelhanos) e “Monte de Baixo” (Espargosa).

Consciente de que o concelho de Castro Marim reúne uma enorme diversidade de patrimónios históricos e naturais, que podem servir nichos de mercados distintos, desde as praias, ao golfe, à caça, à pesca, ao artesanato, à etnografia e folclore, ao pedestrianismo, a Câmara Municipal preocupa-se em apoiar a criação de uma rede de comunicação e promoção, associada ao turismo rural, que é muitas vezes prejudicado pela falta de escala das grandes massas.
Leia mais... (749 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
AVISO - Alteração do regulamento municipal "Normas de Participação e Exploração de Espaços no evento Dias Medievais de Castro Marim" (2015-05-27)

Calendarização da Unidade Móvel de Saúde | Abril 2015 (2015-02-24)

 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal

 
Eurocidade

 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária

 
Rede Social

 
Notícias
· AVISO - Alteração do regulamento municipal "Normas de Participação e Exploração de Espaços no evento Dias Medievais de Castro Marim" (27/05/2015)
· “Nem + 1 Cigarro” é mote de Castro Marim no Dia Mundial sem Tabaco (27/05/2015)
· Festa aproxima Vizinhos em Castro Marim (27/05/2015)
· I Trail do Baixo Guadiana (25/05/2015)
· Dia Mundial dos Vizinhos em Furnazinhas (22/05/2015)
· ACTA leva “O Silêncio de Sara” à Biblioteca Municipal de Castro Marim (22/05/2015)
· Barragem de Odeleite vai ter Zona de Lazer e Praia Fluvial (21/05/2015)
· I Triatlo Cross de Castro Marim (19/05/2015)
· Novo livro de Fernando Pessanha apresentado na Biblioteca Municipal de Castro Marim (19/05/2015)
· Requalificação de jardim melhora imagem da vila de Castro Marim (18/05/2015)
· Terra de Maio conquista Eurocidade do Guadiana (18/05/2015)
· Autarquia de Castro Marim melhora arruamentos na Praia Verde (15/05/2015)
· Sal e salicórnia de Castro Marim na cozinha do Tertúlia Algarvia em Faro (14/05/2015)
· Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim completa um ano de consultas de proximidade (13/05/2015)
· Classificados os dois primeiros jogadores para a final do circuito de Golf da Eurocidade do Guadiana (12/05/2015)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.