Sexta, 31 de Outubro de 2014    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Concursos de Admissão
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal
 
 Livros
 
 Revista Municipal
 
 
 
Alunos da Universidade do Algarve visitam Casa do Sal
Sexta, 31 de Outubro de 2014 - 15:24:03 (GMT) - 43 leitores
A Casa do Sal, em Castro Marim, recebeu hoje a visita de um grupo de alunos da Universidade do Algarve, dos cursos de Arquitetura Paisagista, Património Cultural e Curso de Especialização Tecnológica em Espaços Verdes.

A visita, segundo os docentes que acompanharam o grupo, pretende apresentar aos alunos a diversidade da paisagem algarvia e alguns bons exemplos da intervenção do homem neste contexto. Do grupo faziam também parte alguns alunos do Programa Erasmus (programa de apoio interuniversitário de mobilidade de estudantes e docentes do Ensino Superior entre países europeus dentro do Espaço Económico Europeu e da União Europeia).

A Casa do Sal foi inaugurada no dia 24 de junho deste ano e nasceu no âmbito de uma estratégia de valorização do sal tradicional aliada à dinamização e incremento da vida cultural e artística do concelho de Castro Marim.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Castro Marim Consigo” leva apoio ao domicílio
Sexta, 31 de Outubro de 2014 - 11:31:17 (GMT) - 11 leitores
Arranca já no próximo dia 3 de novembro e promete facilitar as tarefas domésticas aos castromarinenses. “Castro Marim Consigo” é o nome do projeto, uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim, que coloca ao serviço da população serviços gratuitos de ajuda ao domicílio.

“Castro Marim Consigo” nasce da necessidade de auxiliar uma população envelhecida e lesada pelo isolamento afeto ao interior serrano. Sublinhe-se que, no território castromarinense, três das quatro freguesias do concelho se localizam entre o barrocal e a serra algarvia. O projeto coloca então, porta-a-porta, uma equipa técnica que ajudará os munícipes a resolver pequenos trabalhos domésticos, como por exemplo trocar lâmpadas, arranjar canalizações, sintonizar televisões, efetuar reparações elétricas ou em eletrodomésticos, deslocar móveis, entre outros.

Para solicitarem os serviços do “Castro Marim Consigo” os munícipes devem utilizar o contacto telefónico 281 510 754 (Câmara Municipal de Castro Marim).
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Casa do Sal recebe Peça de Teatro “Tal Não Está a Pôrra”
Quarta, 29 de Outubro de 2014 - 16:08:14 (GMT) - 29 leitores
Dando continuidade à sua política de desenvolvimento e dinamização cultural do concelho, a Câmara Municipal de Castro Marim recebe, na Casa do Sal, no próximo dia 02 de novembro, pelas 17h00, a peça de teatro “Tal Não Está a Pôrra”, apresentada pelo grupo “Ao Luar Teatro”. “Tal Não Está a Pôrra” é apresentada como uma história divertida e simples, de abordagem à temática do desenvolvimento rural.

A Casa do Sal, inaugurada no dia 24 de junho deste ano, nasceu no âmbito de uma estratégia de valorização do sal tradicional aliada à dinamização e incremento da vida cultural e artística do concelho de Castro Marim.

“Tal Não Está a Pôrra” é uma organização da Associação Terras do Baixo Guadiana, em colaboração com a Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Castro Marim e Associação Odiana.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Investidores chineses visitam Castro Marim
Quarta, 29 de Outubro de 2014 - 15:12:56 (GMT) - 39 leitores
Investidores chineses de uma das maiores empresas de investimento imobiliário da Ásia, a Westlead Capital Inc., estiveram o­ntem reunidos com o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, e com um representante do Castro Marim Golfe & Country Club, Fernando Calvinho.

O grupo de investidores manifestou um sério interesse em investir no mercado imobiliário do concelho de Castro Marim. Com investimentos imobiliários de sucesso nos Estados Unidos, Canadá, Singapura, Reino Unido, entre outros, a Westlead pretende agora investir em Portugal, nomeadamente no Algarve, sendo Castro Marim um dos potenciais territórios.

O objetivo da empresa é a obtenção do Golden Visa, uma autorização de residência para entrada e permanência em território português, para fins de investimento. As atuais disposições legais abrem a possibilidade, ao investidor estrangeiro, de requerer o Golden Visa, desde que tenha entrada regular em território nacional (portadores de vistos Schengen válidos ou beneficiários de isenção de vistos) e mediante a realização de transferências de capitais, no montante igual ou superior a um milhão de euros, criação de, pelo menos, 10 postos de trabalho, ou aquisição de bens imóveis de valor igual ou superior a 500 mil euros.

Leia mais... (110 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Debate público “Dias Medievais em Castro Marim”
Segunda, 27 de Outubro de 2014 - 14:53:15 (GMT) - 95 leitores
Este sábado realizou-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim um debate público subordinado ao tema “Dias Medievais em Castro Marim”, que contou com a participação do executivo municipal, de autarcas, de dirigentes associativos, de comerciantes da vila e da população local.

A abrir o debate, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Pascoal Sintra, apresentou um documento retrospetivo dos 17 anos de existência dos Dias Medievais, organizado pela Unidade Orgânica de Educação, Ação Social, Cultura e Desporto da Autarquia, que espelhou de modo impressivo a evolução do evento e as suas implicações na vida cultural e no crescimento do movimento associativo na comunidade castromarinense.

Do conjunto diversificado das muitas intervenções que ocuparam as três horas de um debate vivo e acutilante, ligadas à recriação histórica da Idade Média em Castro Marim, destacaram-se questões como a introdução de novos conteúdos na programação cultural, o retorno do evento para a dinamização da economia local, os aspetos ligados à segurança de pessoas e bens, o alargamento do evento a outros pontos da vila, a criação de grupos locais de animação, o enriquecimento do guarda-roupa e um maior rigor gastronómico das ementas apresentadas pelas tasquinhas participantes nos Dias Medievais.
Leia mais... (846 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

1ª Festa da Safra do Sal em Castro Marim
Sexta, 24 de Outubro de 2014 - 11:45:31 (GMT) - 51 leitores
Com o objetivo de promover e valorizar o Sal de Castro Marim, a Câmara Municipal de Castro Marim organiza, no próximo dia 31 de outubro, pelas 18h00, na Casa do Sal, o I Convívio da Safra do Sal.

No mesmo dia, será também inaugurada a exposição fotográfica coletiva “Histórias de Sal”, promovida pela Associação ¼ Escuro, com a colaboração do Taller de Fotografia de Lepe (Espanha), do Clube de Fotografia de Guérande e do Clube de Fotógrafos de La Baule (França). Serão, no seu conjunto, 45 autores, numa exposição em que coexiste uma enorme diversidade de olhares e de linguagens, tantas quantas as “Histórias de Sal”.

O convívio pretende juntar trabalhadores, empresários e entidades ligados à atividade salineira, tão importante para a economia local. Castro Marim é, atualmente, o núcleo mais representativo da salicultura tradicional, não só por ser uma unidade geográfica bem definida, mas também porque aqui persiste a maior comunidade de salinicultores artesanais.
Leia mais... (1006 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Universidade do Tempo Livre abre Curso de Informática
Quinta, 16 de Outubro de 2014 - 12:46:23 (GMT) - 98 leitores
Foi um público interessado aquele que compareceu o­ntem, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, ao debate sobre o novo ano letivo da Universidade do Tempo Livre (UTL).

O objetivo desta reunião, promovida pela Câmara Municipal de Castro Marim, era melhorar a oferta formativa da UTL, respondendo às necessidades culturais e intelectuais dos interessados.

Da conversa resultaram boas sugestões, algumas para avançar já este ano, nomeadamente a abertura de um Curso de Informática em Castro Marim, que deverá, posteriormente, ser alargado a outras localidades.

Definida estava já a abertura dos cursos de Artes Decorativas, Arraiolos, Iniciação à Costura/Trapologia, Bordados, Atelier Medieval e Ginástica, que, até à data, reúnem cerca de 140 inscritos e vão decorrer em 9 povoações do concelho de Castro Marim.
Leia mais... (1192 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Autarquia de Castro Marim apoia associações e clubes do concelho
Quarta, 15 de Outubro de 2014 - 16:47:17 (GMT) - 83 leitores
No âmbito da política cultural e desportiva levada a cabo pela Câmara Municipal de Castro Marim, foi hoje aprovado em reunião de câmara um apoio de 70.000 euros às associações e clubes do concelho.

Os apoios foram concedidos ao abrigo dos contratos-programa, de acordo com as atividades demonstradas por cada uma das coletividades, que são a ARCA (Associação Recreativa e Cultural “Azinhal”), a Associação de Pesca Desportiva de Castro Marim, a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora, a Sociedade Recreativa Banda Musical Castromarinense, Campesino Recreativo Futebol Clube, Casa do Povo do Azinhal, Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim, Clube de Junqueira, Clube Recreativo Alturense, Grupo Desportivo e Cultural de Rio Seco, Leões do Sul Futebol Clube, Sociedade Columbófila Castromarinense, Associação Cultural Amendoeiras em Flor e Associação Rodactiva.
Estes apoios visam impulsionar a vida cultural, recreativa, social, educativa e desportiva no concelho de Castro Marim, em que as associações e clubes locais desempenham um papel fundamental, tendo também o seu contributo na construção de uma comunidade mais unida e solidária.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Casa do Sal recebe concerto solidário para a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim
Segunda, 13 de Outubro de 2014 - 15:56:38 (GMT) - 81 leitores
A Casa do Sal, em Castro Marim, foi o­ntem à tarde palco de um concerto solidário de fado, em prol da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim. Os fundos angariados destinam-se à dinamização dos tempos de lazer dos idosos.

A iniciativa, que reuniu cerca de 100 pessoas na Casa do Sal, teve a colaboração da Associação de Fado do Algarve.

Esta já não é a primeira ação do género da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim.

Todos os anos, a instituição organiza um evento solidário, com o objetivo de angariar fundos para atividades ou necessidades pontuais. De referir que, em 2013, o dinheiro obtido reverteu a favor dos utentes mais carenciados para a compra de medicamentos.
Leia mais... (310 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Inaugurada Sede da Junta de Agricultores de Junqueira
Segunda, 13 de Outubro de 2014 - 10:57:49 (GMT) - 69 leitores
Decorreu no sábado, dia 11 de outubro, a inauguração da sede da Junta de Agricultores de Junqueira, na sequência da assinatura do protocolo com a Câmara Municipal de Castro Marim, que lhes confiou, para o efeito, uma sala da antiga escola primária.

A dirigir a cerimónia esteve o Presidente da Junta de Agricultores, José Luís Domingues, que sublinhou o esforço, o empenho e o trabalho de todos os sócios na construção da barragem da Carocha e do respetivo sistema de rega, que hoje serve os 124 sócios da Associação. Agradeceu ainda ao presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, pela entrega do edifício sede à Junta de Agricultores, uma falta há muito sentida pelos associados e que agora facilitará a gestão da área regada.

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve fez-se representar nesta inauguração pelo diretor adjunto José Graça, que apontou o novo quadro comunitário como uma boa oportunidade para resolver alguns problemas que afetam as muitas áreas regadas do Algarve, deixando clara a dificuldade de resposta que a DRAP Algarve atravessa.
Leia mais... (414 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Autarquia de Castro Marim avança com nova empreitada de arruamentos na Praia Verde
Sexta, 10 de Outubro de 2014 - 15:17:51 (GMT) - 102 leitores
A Câmara Municipal de Castro Marim avançou com a segunda obra de reparação dos arruamentos da Urbanização Praia Verde, deteriorados pelas raízes das árvores existentes junto às bermas.

Esta obra surge na sequência do melhoramento e repavimentação do acesso à Praia Verde, concluídos antes do início desta época balnear, e representa um investimento de cerca de 43.000 euros, naquela que é uma das praias mais frequentadas do sotavento algarvio.

O principal objetivo destas intervenções na Praia Verde é o melhoramento das condições de circulação e segurança dos residentes e dos visitantes. Refira-se que, entre os arruamentos a levar a cabo, está aquele que dá acesso ao Praia Verde Boutique Hotel, este ano considerado pela revista Condé Nast Traveller um dos 73 hotéis da moda no Mundo.
Leia mais... (306 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Aulas de ginástica gratuitas em Castro Marim e Altura
Quinta, 09 de Outubro de 2014 - 16:43:30 (GMT) - 132 leitores
A Câmara Municipal de Castro Marim promove aulas de ginástica gratuitas em Castro Marim e Altura. A iniciativa arranca já amanhã em Castro Marim, pelas 18h00, no Pavilhão Municipal.

Esta iniciativa surge integrada no programa “Laboratório de Atividade Física”, assente numa política de promoção da atividade desportiva gratuita, como forma de melhorar a saúde e o bem-estar físico e psicológico dos munícipes.

Em Castro Marim as aulas decorrerão às segundas e sextas-feiras, às 18h00, no Pavilhão Municipal José Guilhermino. Em Altura, as aulas têm lugar no Centro Escolar, pelas 18h00, às terças e quintas-feiras.

A autarquia promove também, gratuitamente, um apoio de manutenção física na Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim e desenvolve aulas de ginástica para as crianças que frequentam o ensino pré-escolar no concelho.
Leia mais... (766 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim rastreia doenças da pele depois da época balnear
Quarta, 08 de Outubro de 2014 - 11:54:51 (GMT) - 82 leitores
Decorreu durante a semana passada, no concelho de Castro Marim, um rastreio gratuito de doenças de pele, promovido pela autarquia local. Foram rastreadas cerca de 150 pessoas, tendo sido diagnosticadas algumas doenças de pele, agora medicadas e orientadas. As lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) detetadas foram tratadas no local com azoto líquido, para evitar sobrecarregar o serviço de dermatologia do Centro Hospitalar do Algarve, para o­nde foram encaminhadas as lesões tumorais encontradas.

O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, agradece publicamente a prestimosa, voluntária e competente colaboração da médica dermatologista Dra. Manuela Aguiar e da enfermeira Cristina Macedo.

A última ação de rastreio às doenças de pele havia decorrido em maio, tendo sido rastreadas cerca de 250 pessoas. Pela adesão à iniciativa e para efeitos de acompanhamento dos casos descobertos, a autarquia de Castro Marim irá continuar a promover estes rastreios periodicamente.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Associação “Rodactiva” inaugurou nova sede
Terça, 07 de Outubro de 2014 - 11:44:14 (GMT) - 123 leitores
A Associação “Rodactiva”, uma das principais associações do concelho de Castro Marim na promoção de BTT e Ciclismo de Estrada, inaugurou no passado sábado, dia 4 de outubro, a sua nova sede, localizada na antiga Escola Primária do Rio Seco.
No seu discurso, o presidente da direção da coletividade, José Valentim, agradeceu a todos os que contribuíram para o crescimento da “Rodactiva”, criada por um grupo de amigos em 2011, unidos pelo mesmo gosto pela prática de BTT e Ciclismo de Estrada, mas motivados pelos valores da fraternidade e solidariedade, que sublinham como os princípios que regem o trabalho desenvolvido pela associação.

O espaço foi entregue à “Rodactiva” em abril deste ano, pelo presidente da Câmara da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, que distinguiu agora na inauguração “o sentimento muito forte que une os associados”, referindo que “a direção é constituída por elementos muito sérios e responsáveis, motivados pelo espírito de carolice de trabalhar para os outros de uma forma desinteressada. São estas organizações da sociedade civil que mobilizam as pessoas e tornam vivos os concelhos”.
Leia mais... (445 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Encontros com o Acordeão” animaram Odeleite
Terça, 07 de Outubro de 2014 - 09:56:11 (GMT) - 155 leitores
A aldeia de Odeleite viveu, na passada sexta-feira, “Encontros com o Acordeão”. A iniciativa, da Empresa Municipal NovBaesuris e Câmara Municipal de Castro Marim, juntou cerca de 150 pessoas na Casa de Odeleite e teve por objetivo dinamizar este espaço e reavivar as tradições do território, nomeadamente a musicalidade do acordeão.

A Casa de Odeleite foi apresentada e aberta ao público em 2012, depois de ser totalmente remodelada, numa obra levada a cabo pela Câmara Municipal de Castro Marim. No início do século passado foi um dos mais importantes entrepostos comerciais da região e a casa mais rica da freguesia. Agora é um espaço de exposição e documentação com arquivo gastronómico e loja de produtos regionais. Espaço cultural por excelência no concelho de Castro Marim, a Casa de Odeleite recria o ambiente de cada uma das suas divisões, desde a adega à casa do forno, passando pela sala de costura e quartos dos proprietários.

O serão, pautado de alegria e boa disposição, foi animado pelos acordeonistas Sérgio Conceição e João Pereira.
Leia mais... (435 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
Concessão de Bolsas de Estudo | Ensino Secundário e Superior 2014/15 (2014-08-25)

Edital | Trabalho de Gestão de Combustível - EDP Distribuição - Energia SA (2014-07-10)

Dias Medievais 2014 | Candidaturas à exploração de espaços de atividade económica (2014-06-03)

Edital - Instrutora dos processos de contraordenação (2014-04-11)

Comunicado - Escaravelho das Palmeiras (2014-02-25)

 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal
 
Eurocidade
 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária
 
Rede Social
 
Notícias
· Alunos da Universidade do Algarve visitam Casa do Sal (31/10/2014)
· “Castro Marim Consigo” leva apoio ao domicílio (31/10/2014)
· Casa do Sal recebe Peça de Teatro “Tal Não Está a Pôrra” (29/10/2014)
· Investidores chineses visitam Castro Marim (29/10/2014)
· Debate público “Dias Medievais em Castro Marim” (27/10/2014)
· 1ª Festa da Safra do Sal em Castro Marim (24/10/2014)
· Universidade do Tempo Livre abre Curso de Informática (16/10/2014)
· Autarquia de Castro Marim apoia associações e clubes do concelho (15/10/2014)
· Casa do Sal recebe concerto solidário para a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim (13/10/2014)
· Castro Marim volta a ter equipa feminina de futsal (13/10/2014)
· Inaugurada Sede da Junta de Agricultores de Junqueira (13/10/2014)
· Autarquia de Castro Marim avança com nova empreitada de arruamentos na Praia Verde (10/10/2014)
· Aulas de ginástica gratuitas em Castro Marim e Altura (09/10/2014)
· Autarquia de Castro Marim promove debate sobre cursos da Universidade do Tempo Livre (09/10/2014)
· Castro Marim rastreia doenças da pele depois da época balnear (08/10/2014)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.