Segunda, 22 de Dezembro de 2014    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Concursos de Admissão
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal

 
 Revista Municipal

 
 Livros

 
 
 
Protocolo entre a Autarquia e as IPSS de Castro Marim cria mais de 150 postos de trabalho
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 - 16:52:59 (GMT) - 21 leitores
Resultado dos protocolos celebrados entre a Câmara Municipal de Castro Marim e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho (Associação Cegonha Branca, Associação dos Amigos e Naturais de Castro Marim “Sapal Verde”, Associação de Bem Estar Social da Freguesia de Azinhal “ABESFA”, Associação Social da Freguesia de Odeleite, Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, Associação dos Amigos e Naturais do Azinhal "ANA" e Casa do Povo do Azinhal), foram reintegrados profissionalmente mais de 150 munícipes desempregados.

Os beneficiários desta iniciativa estão a trabalhar nas IPSS do concelho, nomeadamente nas áreas do apoio social e educação, como lares, centros de dia, Unidade de Cuidados Continuados, escolas e infantários.

Em 2014 foram investidos nesta iniciativa cerca de 300.000 euros, financiando a Câmara Municipal a fração não subsidiada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Leia mais... (410 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Presépio Vivo anima Natal em Castro Marim
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 - 12:42:08 (GMT) - 36 leitores
Para assinalar esta quadra natalícia, o Centro de Cultura e Desporto (CCD) da Câmara Municipal de Castro Marim está a recriar um presépio vivo na vila, com mais de 20 figurantes. Nos dias 20, 21, 27 e 28, a Praça 1º de Maio, em Castro Marim, acolhe esta recriação do nascimento de Jesus, que contará também com a colaboração de artesãos do concelho, numa mostra dos ofícios dessa época e também da genuinidade dos produtos locais de hoje.

Para além do Presépio Vivo, o CCD organiza, no dia 20 (sábado), pelas 15h00, o “Zumba Solidário”. Para participar tem apenas de levar um bem alimentar, depois entregue pelo CCD na Loja Social de Castro Marim, que será responsável pela sua distribuição.

O Presépio Vivo de Castro Marim tem entrada gratuita e estará aberto entre as 14h30 e as 18h00 nos próximos dois fins-de-semana.
Leia mais... (401 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Casa de Natal de Castro Marim com Presépio de 3 mil figuras
Quarta, 17 de Dezembro de 2014 - 12:37:01 (GMT) - 102 leitores
No passado dia 7 de dezembro, a Junta de Freguesia de Castro Marim inaugurou a Casa de Natal com um desfile de pais Natais pela vila de Castro Marim, que prendeu a atenção e conquistou o entusiasmo dos castromarinenses.

Pelo 6º ano consecutivo, esta autarquia do concelho realiza a Casa do Natal de Castro Marim, situada na Rua 25 de Abril, que é composta por um Presépio Gigante e 3.500 figuras em cerâmica, ocupando uma área de 60 metros quadrados no qual foram recriadas cenas do nascimento do Menino Jesus.

Uma das marcas impressivas da Casa de Natal é a criativa exposição de Pais Natais, cuja decoração esteve a cargo dos alunos do pré-escolar da EB1 de Castro Marim, que de modo afetivo quiseram tornar o evento mais belo. Ainda no âmbito da Casa do Natal, a Junta de freguesia promove “A Hora do Conto”, uma ação destinada às crianças que tem lugar aos sábados às 16.00 horas.
Leia mais... (976 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Câmara Municipal de Castro Marim oferece livros às crianças como prenda de Natal
Quarta, 17 de Dezembro de 2014 - 09:52:52 (GMT) - 82 leitores
Com o intuito de celebrar os valores do Natal junto dos mais pequenos, a Câmara Municipal de Castro Marim ofereceu esta terça-feira 500 livros às crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho. O livro com o qual a Autarquia contemplou os alunos das escolas de Castro Marim intitula-se “Selva Molhada – pequenas histórias de um imenso Mar”, da autoria de José Guedes, e conta com profusas ilustrações da artista plástica Carla Mourão, ambos professores do Agrupamento de Escolas de Castro Marim.

Inspirados poemas como: “Num tempo em que os mares falavam”, “Natal no mar”, “A medusa alpinista”, “No fim do mar” ou “No coral da língua”, preenchem as 40 páginas do belo e ternurento livro “Selva Molhada”, que José Guedes escreveu a pensar nas crianças.

A iniciativa da oferta dos livros, que se insere na programação de Natal do Município, decorreu na Biblioteca Municipal e no Centro Escolar de Altura e contou com a participação dos autores José Guedes e Carla Mourão, que apresentaram e distribuíram o livro sob o olhar radiante e feliz das centenas de meninos, tendo contado para o efeito com a colaboração da equipa da seção infantil da Biblioteca.
Leia mais... (514 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Casa do Sal recria mesas com antigas ardósias
Terça, 16 de Dezembro de 2014 - 10:19:30 (GMT) - 55 leitores
A Câmara Municipal de Castro Marim recriou as mesas da Casa do Sal com antigas ardósias, um espaço de homenagem ao Sal de Castro Marim, que se assume, cada vez mais, um espaço vivo de partilha, cultura e aprendizagem.

O trabalho de reconstrução foi executado pelos serviços de carpintaria do município, nomeadamente pelas mãos do carpinteiro Mário Raimundo, que, aproveitando as ardósias dos antigos quadros das escolas primárias, deu uma nova dinâmica às mesas.

A Casa do Sal foi inaugurada no dia 24 de junho de 2014, em prol da valorização da atividade salineira e da biodiversidade das salinas. A obra foi realizada por administração direta e teve um cofinanciamento do PROMAR (Programa Operacional Pesca 2007-2013), estimando-se, no total, um investimento de cerca de 400 mil euros.
Atualmente a Casa do Sal exibe a exposição fotográfica coletiva “Histórias de Sal”, promovida pela Associação ¼ Escuro, com a colaboração do Taller de Fotografia de Lepe (Espanha), do Clube de Fotografia de Guérande e do Clube de Fotógrafos de La Baule (França).
Leia mais... (111 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Projeto “Heróis da Fruta” nas escolas de Castro Marim
Sexta, 12 de Dezembro de 2014 - 15:17:11 (GMT) - 80 leitores
As escolas do 1º ciclo de Castro Marim foram integradas no projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, na sequência de uma candidatura apresentada pelo Município de Castro Marim. Desenvolvido pela APCOI (Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil), este projeto desafia as escolas portuguesas a aumentar o consumo diário de fruta nas crianças até aos 10 anos.

O principal objetivo desta iniciativa é propor a fruta como primeira opção para o lanche, desenvolvendo-se, para isso, em três etapas distintas que motivam as crianças e mobilizam pais e encarregados de educação, para que assumam o compromisso da ingestão diária de fruta.

Na primeira etapa (12 semanas), é estimulado o gosto pela fruta através de jogos e atividades pedagógicas realizadas em sala de aula. Na segunda etapa, os alunos participam numa competição nacional em que devem compor um “hino da fruta”. Na última etapa, as crianças recebem um diploma de “herói da fruta”, que atesta o sucesso do desafio. Esta é a quarta edição da iniciativa “Heróis da Fruta” e, segundo a APCOI, está a superar todas as expetativas. No total são já 57 os municípios que aderiram e que se envolvem diretamente na implementação e coordenação do projeto nos jardins-de-infância e escolas de ensino básico de 1º ciclo.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Obras de requalificação do mercado municipal de Castro Marim a bom ritmo
Quarta, 10 de Dezembro de 2014 - 14:44:08 (GMT) - 118 leitores
As obras de requalificação e reabilitação do mercado municipal de Castro Marim, iniciadas durante o mês de março deste ano, representam um investimento de 200 mil euros, com um financiamento de 60% pelo ProDer (Programa de Desenvolvimento Rural), com candidatura apresentada pela empresa municipal NovBaesuris.

A empreitada de requalificação do mercado municipal “assume-se como uma alavanca” na estratégia de desenvolvimento económico do concelho, assente na promoção e competitividade dos produtos locais.

Em execução estão os trabalhos de substituição total da cobertura do edifício e a requalificação das pérgulas exteriores e do fontanário frontal, que passará a ser uma fonte ornamental. As duas áreas de pérgulas serão transformadas num espaço de consumo e prova de produtos locais, tais como, sumos, doçaria regional e bebidas espirituosas. No exterior do mercado, como identificação do novo espaço, serão colocados dois painéis de azulejos magrebinos.
Leia mais... (281 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Odeleite inaugura a «Aldeia Presépio»
Sexta, 05 de Dezembro de 2014 - 11:49:25 (GMT) - 231 leitores
A localidade de Odeleite vai comemorar a quadra natalícia com a recriação de um Presépio vivo com mais de 50 figurantes, mas não só. Também uma mostra de artesanato, mercado de produtores locais, tasquinhas com iguarias várias e muita animação natalícia nos fins-de-semana de 20/21 e 27/28 de Dezembro na aldeia de Odeleite.

Odeleite aposta este ano num presépio bem original. Trata-se de uma recriação histórica, e viva, que conta com mais de 50 figurantes, desde camponeses carpinteiros, guardas romanos, reis magos e os tradicionais protagonistas: Jesus, Maria e José. O presépio feito com materiais diversos, desde fibras, canas, madeira, cortiça, palha, areia e pedras, encontra-se na rua principal da localidade e vai mobilizar toda a aldeia, que vai vestir o traje e encarnar a personagem natalícia.

Para além do Presépio existe um diversificado rol de atividades para todas as faixas etárias. Para os mais pequenos, um espaço infantil com pinturas faciais, jogos tradicionais, passeios de burro e a participação de vários grupos escolares e instituições sociais do Baixo Guadiana.
Leia mais... (1348 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Altura em forma com aulas de ginástica gratuitas
Quinta, 04 de Dezembro de 2014 - 11:16:18 (GMT) - 160 leitores
O programa chama-se “Põe-te em Forma” e é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim. Tendo como pano de fundo a crise económica e social que o país atravessa, a ideia passou por garantir a gratuidade de aulas de ginástica à comunidade castromarinense, assente no princípio que a prática de exercício físico regular traz grandes benefícios à saúde física e mental, melhorando a qualidade de vida.

Em Altura, as aulas decorrem todas as terças e quintas-feiras, na EB1, entre as 18h00 e as 19h00, e reúnem já mais de 30 participantes. “Estamos muito contentes com a adesão das pessoas, não havendo a obrigatoriedade de frequentar as aulas é muito bom ver que o grupo é assíduo e gosta realmente de passar este tempo connosco”, refere o técnico de Desporto da autarquia de Castro Marim, David Livramento. A variedade e atualidade dos treinos também atraem muitos praticantes, realça David Livramento, referindo que as suas aulas vão desde os treinos de fitness aos treinos em circuito ou de força.

A destacar também, diz o técnico, a alargada faixa etária que as aulas abrangem, permitindo também “um convívio entre gerações que, normalmente, não se proporciona neste contexto”.
Leia mais... (132 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Inaugurada a Exposição de Escultura de Sara Navarro na Igreja do Castelo de Castro Marim
Terça, 02 de Dezembro de 2014 - 11:39:49 (GMT) - 160 leitores
“Fragmento” é o nome da nova exposição da Igreja do Castelo de Castro Marim. Inaugurada o­ntem, esta exposição de escultura de Sara Navarro ficará patente ao público até ao próximo dia 1 de fevereiro de 2015 e visitável todos os dias, entre as 09h00 e as 17h00.

“Fragmento” responde ao fascínio da artista pelos fragmentos arqueológicos vindos de sociedades extintas e enigmáticas. “Os fragmentos, como parte incompleta de um todo perdido, definem-se, formalmente, tanto em termos de presença como de ausência. Como índex de algo perdido, eles incorporam o poder do todo ausente, presentificam-no. Enquanto vestígios, são reverberadores da forma como o passado persiste no presente.”, refere Sara Navarro sobre a exposição. Num salto entre milénios, que parte de uma atração pelas origens, a artista faz uma conexão entre os processos criativos dos objetos cerâmicos mais “arcaicos” ou remotos e a criação contemporânea. As suas esculturas evocam a arte e a cultura de outros lugares e de outros tempos, algo que desperta os ecos de uma terra antiga.
Com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, que elogiou o trabalho da autora e sublinhou a riqueza patrimonial do concelho castromarinense, a inauguração contou também com uma sucinta apresentação do trabalho de investigação de doutoramento de Sara Navarro - “Escultura, Arqueologia e Museus: Transfigurações e medições contemporâneas” (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - 2014).
Leia mais... (434 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

2ª Empreitada de arruamentos na Praia Verde em curso
Sexta, 28 de Novembro de 2014 - 16:03:46 (GMT) - 190 leitores
Está quase concluída a 2ª empreitada de reparação dos arruamentos da Urbanização Praia Verde, deteriorados pelas raízes das árvores existentes junto às bermas.

Representando um investimento autárquico de cerca de 43.000 euros, esta obra assume uma grande importância para o concelho, tratando-se a Praia Verde de uma das mais frequentadas do sotavento algarvio durante a época balnear.

Esta intervenção surge na sequência da primeira, anterior à época balnear, o melhoramento e repavimentação do acesso à Praia Verde. O principal objetivo destas intervenções na Praia Verde é o melhoramento das condições de circulação e segurança dos residentes e dos visitantes.

Refira-se que, entre os arruamentos a levar a cabo, está aquele que dá acesso ao Praia Verde Boutique Hotel, este ano considerado pela revista Condé Nast Traveller um dos 73 hotéis da moda no Mundo.
Leia mais... (206 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim combate Obesidade
Quarta, 26 de Novembro de 2014 - 16:48:45 (GMT) - 210 leitores
No âmbito de um protocolo entre o Município de Castro Marim e o ACES (Agrupamento de Centros de Saúde Algarve) - Sotavento, na sequência do Programa de Combate à Obesidade, existe em Castro Marim um Gabinete de Aconselhamento e Prescrição da Atividade Física.

A ideia do referido Gabinete é reeducar os utentes que, depois do diagnóstico do médico de família, sejam reencaminhados para esta abordagem. Acompanhados por um técnico de desporto da autarquia de Castro Marim e por um nutricionista, os utentes começam a compreender a importância da prática regular de exercício físico e de uma alimentação saudável.

Para melhor servir os objetivos do Programa de Combate à Obesidade e procurando levar este apoio a todos os munícipes que necessitem, a Câmara Municipal de Castro Marim optou por projetar o funcionamento do Gabinete em duas frentes: na Unidade de Saúde Familiar e no Pavilhão Municipal de Castro Marim, às 5ª e 6ª feiras, entre as 09h30 e as 10h30.
Leia mais... (438 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Autarquia de Castro Marim melhora arruamentos em Azinhal
Terça, 25 de Novembro de 2014 - 12:12:36 (GMT) - 178 leitores
A Câmara Municipal de Castro Marim concluiu recentemente a empreitada de beneficiação do arruamento do loteamento municipal do Azinhal, junto à Unidade de Cuidados Continuados. A obra, concluída no prazo de dois meses, teve um custo de cerca de 56.000 euros.

Criar melhores condições de mobilidade aos transeuntes, assegurar melhores condições de circulação e segurança rodoviária a peões e automobilistas e desenvolver condições controladas de escoamento de águas pluviais, foram os principais objetivos desta empreitada. Depois da pavimentação, o arruamento foi dotado de sinalização vertical e horizontal.

A beneficiação de arruamentos, tal como a conservação do bom estado das estradas, a limpeza das ruas e a requalificação de espaços urbanos, pertencem, a par de outras medidas noutras áreas, ao grupo de prioridades do executivo da Câmara Municipal de Castro Marim para o ano de 2015.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Mar ao Fundo” deu ritmo à Casa do Sal
Terça, 25 de Novembro de 2014 - 09:53:46 (GMT) - 176 leitores
No seguimento dos objetivos definidos para o novo espaço-cultura de Castro Marim, a Casa do Sal recebeu, na passada sexta-feira, o espetáculo “Mar ao Fundo”, de Afonso Dias e com a especial participação de Tânia Silva.

Afonso Dias, um “algarvio adotado”, tem em si o “sortilégio do mar”. É precisamente na poesia e na música de autores algarvios, naturais ou adotados, e de amantes do mar, que este recital se inspirou. Ouviram-se os mais variados poemas ligados ao mar e ao Algarve de autores como António Ramos Rosa, António Pereira, João Lúcio, Teresa Rita Lopes, Carlos Brito, entre outros.

Este espetáculo foi ao encontro do carácter multicultural deste recente espaço castromarinense, que se afirma através da ligação às artes, à educação, à cultura, ao desporto e ao lazer, tendo como pano de fundo a valorização do sal de Castro Marim. Atualmente a Casa do Sal alberga a exposição “Histórias de Sal”, da Associação ¼ Escuro, com a colaboração do Taller de Fotografia de Lepe (Espanha), do Clube de Fotografia de Guérande e do Clube de Fotógrafos de La Baule (França). O espaço está aberto de terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Plantação de 100 árvores assinalou Dia da Floresta Autóctone em Altura
Segunda, 24 de Novembro de 2014 - 11:52:25 (GMT) - 217 leitores
O Município de Castro Marim aderiu ao Movimento Plantar Portugal “Semana da Reflorestação Nacional” e realizou o­ntem em Altura uma ação de plantação de 100 novas árvores e arbustos, assinalando também aquele que foi o Dia da Floresta Autóctone.

A ação incidiu num troço do percurso da ecovia do litoral, na zona envolvente ao Ribeiro do Álamo. À iniciativa aderiram cerca de 20 pessoas. De sublinhar o envolvimento das coletividades locais, na mobilização da sociedade civil, e a sua participação na ação. Para as crianças envolvidas, em particular, foi certamente uma ação pedagógica e uma forma de reforçar os seus elos ao território, à natureza e à paisagem, guardando para si, como sua, a memória daquela árvore que plantara.

O Dia da Floresta Autóctone assinala a importância da floresta como suporte de biodiversidade fundamental à vida e das espécies autóctones, como as mais resistentes às pragas e doenças, mas também as mais adaptadas às condições climatéricas dos territórios.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
Concessão de Bolsas de Estudo | Ensino Secundário e Superior 2014/15 (2014-08-25)

Edital | Trabalho de Gestão de Combustível - EDP Distribuição - Energia SA (2014-07-10)

Dias Medievais 2014 | Candidaturas à exploração de espaços de atividade económica (2014-06-03)

Edital - Instrutora dos processos de contraordenação (2014-04-11)

Comunicado - Escaravelho das Palmeiras (2014-02-25)

 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal

 
Eurocidade

 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária

 
Rede Social

 
Notícias
· Protocolo entre a Autarquia e as IPSS de Castro Marim cria mais de 150 postos de trabalho (19/12/2014)
· Presépio Vivo anima Natal em Castro Marim (19/12/2014)
· Casa de Natal de Castro Marim com Presépio de 3 mil figuras (17/12/2014)
· Câmara Municipal de Castro Marim oferece livros às crianças como prenda de Natal (17/12/2014)
· Concerto de Natal da Banda Musical Castromarinense (16/12/2014)
· Casa do Sal recria mesas com antigas ardósias (16/12/2014)
· Projeto “Heróis da Fruta” nas escolas de Castro Marim (12/12/2014)
· Câmara Municipal premeia os melhores alunos da Escola E.B. 2.3 de Castro Marim com viagem a Salamanca (12/12/2014)
· Obras de requalificação do mercado municipal de Castro Marim a bom ritmo (10/12/2014)
· Odeleite inaugura a «Aldeia Presépio» (05/12/2014)
· Altura em forma com aulas de ginástica gratuitas (04/12/2014)
· Câmara Municipal de Castro Marim reúne idosos do concelho em almoço de Natal (02/12/2014)
· Inaugurada a Exposição de Escultura de Sara Navarro na Igreja do Castelo de Castro Marim (02/12/2014)
· 2ª Empreitada de arruamentos na Praia Verde em curso (28/11/2014)
· Castro Marim combate Obesidade (26/11/2014)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.