Domingo, 23 de Novembro de 2014    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Revista Municipal
 
 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Concursos de Admissão
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal
 
 Livros
 
 Revista Municipal
 
 
 
Castro Marim comemorou Dia Nacional do Pijama
Quinta, 20 de Novembro de 2014 - 16:58:20 (GMT) - 24 leitores
Hoje as crianças até aos 10 anos do Agrupamento de Escolas de Castro Marim comemoraram o Dia Nacional do Pijama, um dia educativo e solidário, feito por crianças e para ajudar crianças.

Vestidas de pijama, as crianças passaram um dia diferente, em várias atividades educativas e divertidas em Altura e Castro Marim, e simultaneamente angariando donativos em prol da grande causa deste dia, “Uma Criança tem Direito a Crescer numa Família”, promovendo, desta forma, o acolhimento familiar e apoiando a redução do número de crianças institucionalizadas.

O Dia Nacional do Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida, uma instituição de solidariedade social, com 28 anos de existência, cuja missão é “afirmar os direitos e responder às necessidades das crianças, das pessoas seniores e das suas famílias, geradas pelas mudanças na sociedade, criando e oferecendo serviços que correspondam às novas realidades sociais, com base numa visão esclarecida e humanista”.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Hugo Pena apresenta o livro “Justiça Cega” na Biblioteca Municipal de Castro Marim
Quinta, 20 de Novembro de 2014 - 12:33:58 (GMT) - 23 leitores
Prosseguindo a política de apoio à produção literária e ao aparecimento de novos valores na escrita, a Biblioteca Municipal de Castro Marim promove a apresentação do livro «Justiça Cega», do escritor Hugo Pena, dia 05 de dezembro, pelas 18.00 horas.

O novo romance policial de Hugo Pena relata a história do rapto de Joana Gomes, uma criança de tenra idade, cujo desaparecimento despoleta transtornos diversos, nos pais, na comunidade escolar e nas instâncias policiais, apimentadas pelos agentes da Polícia Judiciária, Martins e Neves, responsáveis pela investigação do caso.

No desenrolar da trama, os investigadores “dão-se conta que os indícios e provas obtidas carecem de sustentabilidade e para piorar o cenário, alguns cadáveres são encontrados em locais distintos e sem relação criminosa aparente. Joana sofre o que nenhuma menina ou mulher merece sofrer. E, após algum cativeiro, ganha forças e tenta encetar a própria fuga”.
Leia mais... (576 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Autarquia de Castro Marim distinguida como “+ Familiarmente Responsável”
Quinta, 20 de Novembro de 2014 - 10:59:14 (GMT) - 36 leitores
A Câmara Municipal de Castro Marim recebeu a distinção de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, um reconhecimento das boas práticas junto das famílias atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Dr. Francisco Amaral, recebeu o­ntem o galardão na Associação Nacional de Municípios (ANMP), em Coimbra, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro. “Estamos muito orgulhosos por esta distinção, é o reconhecimento do trabalho efetuado na área do apoio social, que definimos como prioritária”, declara o autarca castromarinense.

Esta distinção fundamenta-se na análise das políticas de família de cada município em 10 áreas de atuação, nomeadamente apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação relações institucionais e participação social. Foram ainda observadas as “boas práticas” do município para com os funcionários, em matéria de conciliação entre trabalho e família.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim planta árvores no Dia da Floresta Autóctone
Quarta, 19 de Novembro de 2014 - 12:30:08 (GMT) - 50 leitores
O Município de Castro Marim aderiu ao Movimento Plantar Portugal “Semana da Reflorestação Nacional” e realizará, no dia 23 de Novembro, uma ação de plantação de 100 novas árvores e arbustos, naquele que é também o Dia da Floresta Autóctone.

A ação visa a plantação de árvores e arbustos numa zona de utilização pública, em Altura, num troço do percurso da ecovia do litoral, na zona envolvente ao Ribeiro do Álamo. A plantação das espécies está aberta a toda a população, sendo o ponto de encontro para a preparação e início da atividade, na Avenida 24 de Junho (junto à antiga ETAR de Altura) pelas 10h00.

O Dia da Floresta Autóctone assinala a importância da floresta como suporte de biodiversidade fundamental à vida e das espécies autóctones, como as mais resistentes às pragas e doenças, mas também as mais adaptadas às condições climatéricas dos territórios.
Leia mais... (245 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Escultura de Sara Navarro em exposição na Igreja do Castelo de Castro Marim
Terça, 18 de Novembro de 2014 - 15:16:13 (GMT) - 44 leitores
“Fragmento” é o nome da nova exposição da Igreja do Castelo de Castro Marim. Inaugurada no dia 1 de dezembro, pelas 18h00, esta exposição de escultura de Sara Navarro ficará patente ao público até ao próximo dia 1 de fevereiro de 2015.

Na inauguração a artista convida os visitantes a assistirem a uma apresentação do seu trabalho de investigação de doutoramento “Escultura, Arqueologia e Museus: Transfigurações e medições contemporâneas” (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - 2014).

“Fragmento” responde ao fascínio da artista pelos fragmentos arqueológicos vindos de sociedades extintas e enigmáticas. “Os fragmentos, como parte incompleta de um todo perdido, definem-se, formalmente, tanto em termos de presença como de ausência. Como índex de algo perdido, eles incorporam o poder do todo ausente, presentificam-no. Enquanto vestígios, são reverberadores da forma como o passado persiste no presente.”, refere Sara Navarro sobre a exposição.
Leia mais... (776 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim é uma “Autarquia + Familiarmente Responsável 2014”
Terça, 18 de Novembro de 2014 - 11:27:06 (GMT) - 93 leitores
Como modo de premiar o esforço do trabalho levado a cabo em matéria de ação social, nos domínios da educação e da saúde, a Câmara Municipal de Castro Marim foi distinguida com a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, na qualidade de “Autarquia + Familiarmente Responsável 2014”.

Esta iniciativa fundamenta-se em 10 parâmetros de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social.

Castro Marim foi um dos 39 municípios portugueses distinguidos com este honroso galardão do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, ao qual concorreram as autarquias do país, sendo que um dos fatores observados nesta ação foram as boas práticas existentes na Câmara Municipal.
Leia mais... (315 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Município de Castro Marim distribui fruta gratuitamente aos alunos do 1º ciclo do concelho
Segunda, 17 de Novembro de 2014 - 14:18:29 (GMT) - 82 leitores
Procurando contribuir para uma alimentação saudável e equilibrada das crianças, ao abrigo do Regime de Fruta Escolar, programa comunitário promovido pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), a Câmara Municipal de Castro Marim iniciou, no passado dia 4 de novembro, a distribuição gratuita de fruta aos alunos do 1º ciclo do concelho.

Esta ação decorre durante o ano letivo nos estabelecimentos de ensino públicos e abrange 260 crianças, garantindo uma distribuição diversificada de fruta, que inclui peras, maçãs, laranjas ou bananas.

A medida em vigor representa um investimento de dois mil e quatrocentos euros e prevê a distribuição de fruta, nas escolas, duas vezes por semana (terças e quintas feiras), contribuindo ativamente para a sensibilização das nossas crianças, e respetivas famílias, para a necessidade de cultivarem hábitos alimentares saudáveis que se traduzam num bom desempenho intelectual e num desenvolvimento físico adequados.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Município de Castro Marim dinamiza Turismo Rural
Segunda, 17 de Novembro de 2014 - 11:43:24 (GMT) - 48 leitores
Por iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim, decorreu na passada sexta-feira a primeira reunião entre os representantes da autarquia de Castro Marim e os representantes das unidades de turismo em espaço rural do concelho, a saber “Monte do Malhão”, “Companhia das Culturas”, “Quinta de São Gabriel”, “Casa do Lavrador”, “Casa de Campo Vale do Asno”, “Casas do Palheiro Velho” e “Espargosa – Monte de Baixo”.

Cientes de que o concelho de Castro Marim reúne uma enorme diversidade de patrimónios históricos e naturais, que podem servir nichos de mercados distintos, desde as praias, ao golfe, à caça, à pesca, ao artesanato, à etnografia e folclore, ao pedestrianismo, importa apoiar a criação de uma rede de comunicação e promoção, associada ao turismo rural, em muito prejudicado, pela falta de escala das grandes massas. Da reunião saiu a vontade unanime de trabalhar em rede, por forma a potenciar a quase centena de quartos de Turismo em Espaço Rural do concelho.
Até ao final do ano, o município garantiu a implementação de um projeto de sinalética, ficando também definidas a elaboração de mapas de orientação do concelho, a georreferenciação de localizações e a garantia de participação em feiras nacionais e internacionais, por si ou por interposta pessoa, e a associação dos seus eventos às unidades de alojamento.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Bebés na Piscina Municipal de Castro Marim
Sexta, 14 de Novembro de 2014 - 15:00:15 (GMT) - 91 leitores
Pelo quarto consecutivo, a Câmara Municipal de Castro Marim realiza os “Encontros para Bebés”, na Piscina Municipal. Tendo por objetivo contribuir para uma maior socialização entre os bebés e proporcionar-lhes os benefícios da natação para o seu desenvolvimento a nível muscular e psicológico, a nova temporada dos “Encontros para Bebés” inicia no próximo dia 22 de novembro, pelas 10h30.

O programa, para o qual não existe qualquer outra oferta no concelho, destina-se a bebés entre os 9 e os 36 meses e terá uma periodicidade mensal de novembro até maio de 2015, com exclusão do mês de dezembro deste ano.

Os “Encontros para Bebés” são monitorizados por técnicos da autarquia, exigindo a presença de acompanhante, permitindo assim demonstrar as vantagens e o prazer inerente à prática conjunta da modalidade entre pais e filhos.
Leia mais... (372 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Presidente da RTA visitou empreendimentos turísticos de Castro Marim
Quinta, 13 de Novembro de 2014 - 11:02:06 (GMT) - 71 leitores
A convite do presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva, visitou o­ntem alguns empreendimentos de Castro Marim, nomeadamente no âmbito do Turismo Rural, uma área em expansão no concelho.

Acompanhado pelo presidente e pela vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, o presidente da RTA visitou o campo de golfe da Quinta do Vale, o Hotel Companhia das Culturas, em São Bartolomeu, e os turismos rurais da Quinta de São Gabriel, no Rio Seco e do Monte do Malhão, em Castro Marim.

O objetivo desta visita do presidente da RTA é conhecer de perto projetos de interesse do concelho de Castro Marim, de forma a conseguir redirecionar os olhares para “o outro Algarve”, fora dos habituais roteiros turísticos, mas com uma enorme potencial de atração juntos dos visitantes. Em cima da mesa ficou a organização de uma fam trip a Castro Marim para agentes de viagens, operadores turísticos e jornalistas.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

10º Convívio de São Martinho na Cumeada da Alta Mora reúne centenas de pessoas
Quarta, 12 de Novembro de 2014 - 09:36:40 (GMT) - 67 leitores
Centenas de pessoas aderiram à iniciativa da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA), no passado dia 9 de novembro. O 10º Convívio de São Martinho reuniu cerca de 300 pessoas, num dia que primou pela diversão.

A manhã começou com um passeio pedestre pelos montes e vales de Alta Mora. Um percurso de 8 quilómetros, com passagem pela Ribeira do Beliche, que reuniu cerca de 300 caminhantes e que terminou com um almoço para todos.

À tarde o Magusto de São Martinho fez as delícias de todos. Castanhas assadas, vinho e jeropiga, com muita animação musical, divertiram os convivas até ao final do dia.

O Convívio contou ainda com o Mercadinho de São Martinho, uma rica e diversificada mostra de artesanato e produtos locais, como as tradicionais filhós, o afamado pão caseiro, o mel de rosmaninho ou frutos secos.
Leia mais... (127 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Altura |Feirinha da Castanha e Mercado de Gastronomia Artesanal Eurorregião
Segunda, 10 de Novembro de 2014 - 12:17:42 (GMT) - 88 leitores
No passado fim-de-semana, dias 8 e 9 de novembro, decorreram em Altura, junto ao Mercado Municipal, a Feirinha da Castanha e o Mercado de Gastronomia Artesanal Eurorregião AAA (Algarve-Andaluzia-Alentejo).

Produtos da gastronomia regional, tais como sal, conservas de sal, compotas, mel, queijos, licores e pão, muita animação musical e o tradicional magusto, que assinala o Dia de S. Martinho, fizeram estas iniciativas, promovidas pela Junta de Freguesia de Altura e da Eurorregião AAA e apoiadas pela Câmara Municipal de Castro Marim.

Durante o fim-de-semana foi também possível visitar, no edifício da Junta de Freguesia de Altura, a exposição “Hilos do Guadiana”, que apresenta um dos eixos essenciais para a Eurorregião – o rio Guadiana. A exposição, patente ainda até amanhã [dia 11 de novembro] ao final do dia, traz-nos um sugestivo voo fotográfico que mostra a riqueza e a variedade deste território – Algarve-Andaluzia-Alentejo -, as singularidades de cada sítio e, ao mesmo tempo, a relação transfronteiriça e regional que os une em tantos aspetos.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Acordeonista Algarvio é Vice-Campeão do Mundo na Copa Mundial de Acordeão
Quarta, 05 de Novembro de 2014 - 14:14:22 (GMT) - 146 leitores
O acordeonista algarvio João Filipe Guerreiro sagrou-se vice-campeão do mundo na 67ª edição da Copa Mundial de Acordeão, que aconteceu de 27 de outubro a 02 de novembro em Salzburgo (Áustria).

O jovem algarvio, único português em prova, aluno do prestigiado professor Hermenegildo Guerreiro, conquistou o 2º lugar na categoria Sénio Virtuoso, no concurso organizado pela “Confédération International des Accordéonistes, membro da International Music Concil and NGO partner of UNESCO”, que contou com a participação de centena e meia de concorrentes em representação de 27 países, nas diferentes categorias a concurso.

Passadas poucas semanas após ter marcado presença no pódio da competição internacional de Castelfidardo – Itália, João Filipe Guerreiro elevou novamente o nome de Portugal em tão distinta e exigente competição.
Leia mais... (241 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Tal Não Está a Porra” promove Desenvolvimento Rural em Castro Marim
Segunda, 03 de Novembro de 2014 - 17:07:19 (GMT) - 124 leitores
“Tal Não Está a Porra” esteve o­ntem em palco na Casa do Sal, em Castro Marim. Adaptada da obra de Jean Giono “O Homem Que Plantava Árvores”, a peça apresenta, sob a forma de sátira, o que o homem por fazer em prol do desenvolvimento rural, indicando normas salutares para o efeito.

A peça, apresentada pelo grupo «Ao Luar Teatro» - Teatro Regional da Serra do Caldeirão, de Loulé, foi uma iniciativa da Associação Terras do Baixo Guadiana, em colaboração com a Associação Odiana e Junta de Freguesia de Castro Marim, inserida no território de intervenção do GAL (Grupo de Ação Local) Terras do Baixo Guadiana.A peça encheu a Casa do Sal, o mais novo espaço cultural de Castro Marim, assente numa estratégia de valorização do sal tradicional aliada à dinamização e incremento da vida cultural e artística do concelho.

No concelho de Castro Marim, “Tal Não Está a Porra” vai passar ainda por Odeleite, no dia 8 de novembro, pelas 14h00, e pelo Azinhal, no dia 13 de novembro, pelas 20h00.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Associação Rodactiva comemorou Halloween com Passeio Noturno
Segunda, 03 de Novembro de 2014 - 15:36:21 (GMT) - 155 leitores
Decorreu no passado sábado, promovido pela Associação “Rodactiva”, a 3ª edição do Passeio Noturno de Halloween em Castro Marim.

Foram cerca de 500 participantes e um percurso de 6km, na envolvente da vila castromarinense. O trajeto, colorido pelas aboboras iluminadas, surpreendeu os caminhantes com 20 figurantes que “assombraram” os trilhos. Para terminar a noite, a “Rodactiva” ofereceu a todos um baile de música ao vivo.

Segundo a associação, esta iniciativa teve como objetivo divulgar a vila e trazer visitantes a Castro Marim, dando-lhes a conhecer o património e monumentos locais, bem como trazer animação aos castromarinenses.

Na realização deste evento a “Rodactiva” contou com o apoio da Camara Municipal de Castro Marim, da Junta de Freguesia de Castro Marim e da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
Concessão de Bolsas de Estudo | Ensino Secundário e Superior 2014/15 (2014-08-25)

Edital | Trabalho de Gestão de Combustível - EDP Distribuição - Energia SA (2014-07-10)

Dias Medievais 2014 | Candidaturas à exploração de espaços de atividade económica (2014-06-03)

Edital - Instrutora dos processos de contraordenação (2014-04-11)

Comunicado - Escaravelho das Palmeiras (2014-02-25)

 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal
 
Eurocidade
 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária
 
Rede Social
 
Notícias
· Castro Marim comemorou Dia Nacional do Pijama (20/11/2014)
· Hugo Pena apresenta o livro “Justiça Cega” na Biblioteca Municipal de Castro Marim (20/11/2014)
· Autarquia de Castro Marim distinguida como “+ Familiarmente Responsável” (20/11/2014)
· Castro Marim planta árvores no Dia da Floresta Autóctone (19/11/2014)
· Escultura de Sara Navarro em exposição na Igreja do Castelo de Castro Marim (18/11/2014)
· Castro Marim é uma “Autarquia + Familiarmente Responsável 2014” (18/11/2014)
· Município de Castro Marim distribui fruta gratuitamente aos alunos do 1º ciclo do concelho (17/11/2014)
· Município de Castro Marim dinamiza Turismo Rural (17/11/2014)
· Bebés na Piscina Municipal de Castro Marim (14/11/2014)
· “A viagem à Casa dos Avós” sobe ao palco em Castro Marim (14/11/2014)
· Presidente da RTA visitou empreendimentos turísticos de Castro Marim (13/11/2014)
· Afonso Dias na Casa do Sal com “O Mar ao Fundo” (12/11/2014)
· 10º Convívio de São Martinho na Cumeada da Alta Mora reúne centenas de pessoas (12/11/2014)
· Altura |Feirinha da Castanha e Mercado de Gastronomia Artesanal Eurorregião (10/11/2014)
· Acordeonista Algarvio é Vice-Campeão do Mundo na Copa Mundial de Acordeão (05/11/2014)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.