Quarta, 28 de Janeiro de 2015    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Concursos de Admissão
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal

 
 Revista Municipal

 
 Livros

 
 
 
Passeio TT “Amendoeiras em Flor “ reúne duas centenas de participantes
Terça, 27 de Janeiro de 2015 - 09:41:02 (GMT) - 18 leitores
Decorreu o­ntem, dia 25 de janeiro, o 7º Passeio TT Jipes e Motos – “Amendoeiras em Flor”, na Cumeada da Alta Mora. Foram cerca de duas centenas de participantes, 20 motos e 70 jipes, que trilharam as belas paisagens do interior do concelho de Castro Marim, numa organização da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA).

Num percurso de 30 quilómetros, os participantes desfrutaram de um dia de aventura pelos caminhos da serra algarvia, agora embelezados pelas amendoeiras em flor.

O Passeio TT Jipes e Motos, da ARCDAA visa promover os desportos motorizados, bem como, o património natural e cultural do território do Baixo Guadiana e conta com os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Odeleite.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Mito Algarvio comemora aniversário com a inauguração da sede social em Altura
Segunda, 26 de Janeiro de 2015 - 12:26:03 (GMT) - 72 leitores
No âmbito do programa das comemorações do 3º Aniversário, a Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve – inaugura, dia 1 de fevereiro, às 11.00 horas, a sua Sede Social, na antiga escola primária do Barrocal, em Altura, cedida pelo município de Castro Marim.

No decurso da cerimónia, que será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Dr. Francisco Amaral, com a participação de diversas individualidades, entre as quais, a Diretora Regional da Cultura, Drª. Alexandra Gonçalves, autarcas e sócios da Mito Algarvio, haverá um momento musical com a atuação dos acordeonistas João Frade (campeão do mundo), Emanuel e Simone Marçal.

As comemorações do 3º Aniversário da Mito Algarvio prosseguem, no salão de festas da Quinta do Sobral, em Castro Marim, às 13.00 horas, com um Almoço de Gala para o qual são esperadas centenas de pessoas, numa festa que é de celebração e, simultaneamente, de homenagem ao acordeão e aos acordeonistas algarvios.
Leia mais... (803 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

X Passeio Pedestre «Amendoeiras em Flor» na Cumeada de Alta Mora
Quarta, 21 de Janeiro de 2015 - 16:43:04 (GMT) - 109 leitores
Tendo como cenário o inolvidável espetáculo das «Amendoeiras em Flor» e o carácter viçoso da paisagem serrana, a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA) realiza, dia 01 de fevereiro, a X edição do Passeio Pedestre, por terras de Alta Mora.

Num percurso de 8 Km, a partir das nove da manhã, junto à antiga Escola Primária da Funchosa-de-Cima, os amantes do pedestrianismo e da natureza, que nesse domingo se deslocarem àquela localidade da freguesia de Odeleite, vão poder contemplar e disfrutar do amendoal da Cumeada da Alta Mora e, ao mesmo tempo praticar atividade física, tendo por companhia a amizade e o convívio.

A terminar o X Passeio Pedestre «Amendoeiras em Flor» haverá um almoço destinado aos participantes, durante o qual irá decorrer uma mostra de produtos locais e animação musical com o grupo “Duo Reflexo”.
Leia mais... (367 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar visitou Escola de Castro Marim
Quarta, 21 de Janeiro de 2015 - 10:09:50 (GMT) - 57 leitores
O Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, visitou o­ntem a Escola Básica de Castro Marim, no âmbito da remoção das coberturas de fibrocimento das escolas, mas também para conhecer de perto o Agrupamento de Escolas de Castro Marim, que é um exemplo de sucesso no envolvimento com a comunidade. Atualmente com 608 alunos, o Agrupamento de Escolas de Castro Marim integra a Escola Básica de Castro Marim (Sede do Agrupamento), a Escola E.B.1 de Castro Marim, o Jardim de Infância de Castro Marim, a Escola E.B. 1/JI de Altura e a Escola E.B. 1 de Odeleite.

Com uma larga oferta de atividades extracurriculares (desporto, teatro, dança, música, património), o Agrupamento de Escolas de Castro Marim participa regularmente nos eventos culturais do território e prima ainda por participar e desenvolver diversas ações de solidariedade. “Estamos empenhados nos resultados escolares, mas também em envolver os nossos alunos com todos os aspetos culturais e sociais da comunidade”, declarou o diretor do Agrupamento, José Nunes. Nesse sentido, o Agrupamento tem participado em vários concursos nacionais, conquistando diferentes prémios e distinções, como o Selo Escola Intercultural, o Selo Europeu para as Línguas ou 1º lugar no Concurso Nacional “Imagem Contra a Corrupção”.
Leia mais... (1232 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Liga dos Bombeiros Portugueses distingue a Câmara Municipal de Castro Marim nas comemorações do 125º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de St. António
Terça, 20 de Janeiro de 2015 - 11:59:39 (GMT) - 110 leitores
Este sábado, o Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António encheu por completo para a Sessão Solene comemorativa do 125º Aniversário daquela Corporação de Bombeiros.

A cerimónia, presidida pelo Secretário de Estado da Administração Interna, João de Almeida, em que foi homenageado, a título póstumo, o Comandante Sérgio Filipe Marques Baptista, contou com a participação de diversas personalidades, entre as quais, o Vice-Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Rodeia Machado; o Comandante Operacional Distrital, Vítor Vaz Pinto; o Presidente da Federação dos Bombeiros do Algarve, Paulo Morgado; o Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral; a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita e demais autarcas.

O Secretário de Estado, João Almeida, felicitou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António pelos 125 anos de vida, reconhecendo a sua ação na defesa intransigente de pessoas e bens.
Salientou “a iniciativa dos fundadores da corporação”, a “resposta permanente dada ao longo dos anos seguintes por todos os que integraram, e integram, esta corporação” e ainda a “responsabilidade da mesma para enfrentar os desafios do futuro”.
Leia mais... (3779 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Autarquia de Castro Marim promove campanha anti tabágica
Terça, 20 de Janeiro de 2015 - 09:53:16 (GMT) - 65 leitores
A Câmara Municipal de Castro Marim pôs na rua uma campanha anti tabágica, dirigida a toda a população, mas apelando particularmente aos mais jovens.

“Fumar fica-te a matar”, é o que se pode ler nos outdoors colocados recentemente junto à Escola Básica de Castro Marim. A par desta mensagem, a autarquia vai também levar palestras às escolas, alertando para os perigos do tabaco, que é hoje a principal causa de morte evitável.

Para a população em geral, será também realizada uma palestra na Biblioteca Municipal de Castro Marim com a médica pneumologista do Hospital de Faro, Dra. Fernanda Nascimento.
Leia mais... (539 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

7º Passeio TT Jipes e Motos – “Amendoeiras em Flor “ domina a cumeada da Alta Mora
Segunda, 19 de Janeiro de 2015 - 11:00:01 (GMT) - 94 leitores
Num convite à evasão e à descoberta das belas paisagens do interior do concelho de Castro Marim e, em particular, da freguesia de Odeleite, a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA) organiza, dia 25 de janeiro, o 7º Passeio TT Jipes e Motos – “Amendoeiras em Flor”, na Cumeada da Alta Mora.

A prova Todo-o-Terreno, que nesta edição tem como novidade a participação das motos, desenrola-se num percurso de 30 quilómetros, com dois percursos: um para o passeio de jipes e outro para o passeio de motos, cujo grau de dificuldade é baixo/médio, assentes na vertente turística e no desporto aventura.

O 7º Passeio TT Jipes e Motos – “Amendoeiras em Flor” inicia-se às nove da manhã, prolongando-se pela tarde fora, na qual os pilotos de jipes e motos vão disfrutar dos encantos da serra, do cheiro da esteva, das amendoeiras em flor, num cenário preenchido pelos rebanhos da cabra de raça algarvia, pelas ribeiras, pela simpatia das gentes da terra e pelos bons sabores da gastronomia local.
Leia mais... (489 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Autarquia de Castro Marim avança com arruamentos na Foz de Odeleite
Sexta, 16 de Janeiro de 2015 - 14:38:28 (GMT) - 59 leitores
A Câmara Municipal de Castro Marim já avançou com a beneficiação de arruamentos na Foz de Odeleite (freguesia de Odeleite). A obra contempla cerca de 20 ruas e está a ser realizada por administração direta.

A realização desta obra é um anseio antigo da população da Foz de Odeleite, o­nde muitas ruas ainda não têm qualquer tipo de pavimentação. Outros arruamentos em xisto já existentes encontravam-se bastante degradados e estão também a ser alvo de melhoramento.

A beneficiação de arruamentos no concelho é uma das preocupações da autarquia castromarinense, visando a melhoria das condições de mobilidade para os moradores e a facilitação de acesso dos transportes às povoações.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Câmara Municipal de Castro Marim promove Encontros de Hidroginástica
Quarta, 14 de Janeiro de 2015 - 15:05:38 (GMT) - 59 leitores
Com uma política assente na promoção do desporto como fator de crescimento da qualidade de vida e bem-estar da população, a Câmara Municipal de Castro Marim promove, entre os meses de janeiro e maio, encontros de hidroginástica gratuitos.

Estes encontros mensais decorrem na Piscina Municipal de Castro Marim, pelas 16h00, e são dirigidos a toda a população, estando apenas constrangidos pelo limite máximo de 40 inscrições por sessão.

Os Encontros de Hidroginástica são uma das muitas e variadas iniciativas desportivas que a autarquia castromarinense tem vindo a promover. A salientar também os Encontros para Bebés na Piscina Municipal, o programa “Põe-te em Forma”, com aulas de ginástica gratuitas na sede de concelho e em Altura, e a criação de um Gabinete de Aconselhamento e Prescrição de Atividade Física. Para além disto, a Câmara Municipal de Castro Marim esforça-se para, anualmente, conceder apoios e incentivos às coletividades do concelho que promovem várias atividades e eventos nas áreas do desporto e da saúde.
Leia mais... (1063 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Arranjo paisagístico na envolvente de Castro Marim em reparação
Terça, 13 de Janeiro de 2015 - 17:01:18 (GMT) - 57 leitores
A Câmara Municipal de Castro Marim está a proceder à recuperação e beneficiação do arranjo paisagístico situado na envolvente da vila. A obra, dividida entre o melhoramento do jardim e a reabilitação da fonte ornamental, tem um custo de 73.177,08 euros e deverá estar concluída dentro de um mês.

Desativados há algum tempo e depois de 20 anos de funcionamento, a fonte ornamental e espelho de água deste espaço encontravam-se com as paredes e pavimentos muito fissurados, pelo que serão agora reabilitados com novas camadas de suporte e cobertura e também valorizados com a colocação de nova iluminação (projetores subaquáticos). A referir ainda que a antiga zona de repuxos será convertida num espaço ajardinado.

A obra é comparticipada pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) com 40.806,01 euros.
Leia mais... (199 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Universidade do Tempo Livre de Castro Marim assinala Dia de Reis com jantar convívio
Segunda, 12 de Janeiro de 2015 - 11:53:41 (GMT) - 52 leitores
Para assinalar o Dia de Reis, realizou-se o­ntem um jantar convívio da Universidade do Tempo Livre (UTL) de Castro Marim.

O jantar contou com os cerca de 170 alunos da UTL e a presença do executivo da Câmara Municipal de Castro Marim.

Criada há 6 anos, a UTL tem sido determinante no aproveitamento dos recursos geradores de riqueza para o concelho de Castro Marim, para além do contributo fundamental na promoção do convívio e bem-estar dos castromarinenses. Este ano letivo, que arrancou em novembro de 2014, a UTL oferece 6 cursos – Arraiolos/Bordados, Iniciação à Costura/Trapologia, Ginástica, Atelier Medieval, Informática (abertura no dia 20 de janeiro) -, distribuídos por 10 localidades, o que representa um investimento autárquico de cerca de 32.000 euros.
Leia mais... (202 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

UD Castromarinense conquista mais uma vitória no Campeonato Distrital de Futsal
Segunda, 12 de Janeiro de 2015 - 11:42:19 (GMT) - 46 leitores
A equipa feminina sénior de futsal do União Desportiva Castromarinense enfrentou, na passada sexta-feira, no Pavilhão Municipal de Castro Marim, o Silves Futebol Clube, num jogo renhido que terminou com 2-1, com vitória para a equipa da casa.

O clube da União Desportiva Castromarinense compete pela primeira vez nesta modalidade e o desempenho tem sido motivador. O próximo jogo, das Meias-Finais, está marcado para sábado, dia 17 de janeiro, também contra o Silves.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Fundação Real Madrid já iniciou ano letivo em Castro Marim
Sexta, 09 de Janeiro de 2015 - 14:48:32 (GMT) - 59 leitores
Já arrancou o novo ano letivo da Escola Sócio Desportiva da Fundação Real Madrid – VRSA/Castro Marim. Em Castro Marim as aulas são de basquetebol e decorrem às quartas e sextas-feiras, no Pavilhão Municipal, entre as 17h30 e as 19h00, com a coordenação dos técnicos de desporto da Câmara Municipal.

Aberta há sensivelmente 3 anos, a Escola Sócio Desportiva da Fundação Real Madrid – VRSA/Castro Marim tem o objetivo de promover, entre as crianças e jovens socialmente desfavorecidos, a prática desportiva e ser, desta forma, um contributo importante para a sua integração social.

Com as modalidades de futebol e basquetebol, a Escola da Fundação Real Madrid – VRSA/Castro Marim acolhe atualmente cerca de 120 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos. As aulas decorrem nas localidades de Monte Gordo (futebol), Vila Nova de Cacela (basquetebol), Vila Real de Santo António (futebol e basquetebol) e Castro Marim (Basquetebol).
Leia mais... (784 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Água Potável chega a mais uma povoação de Castro Marim
Quarta, 07 de Janeiro de 2015 - 16:10:07 (GMT) - 63 leitores
É um dos maiores objetivos do executivo da Câmara Municipal de Castro Marim, levar água domiciliária tratada às mais de 50 povoações serranas do concelho o­nde o abastecimento ainda é feito através de fontanários públicos ou furos dos próprios habitantes. Cerro do Enho e Campeiros foram as primeiras povoações a ver este sonho cumprido, agora é a vez de Alcarias Grandes, na freguesia do Azinhal, intervenção com 25 ramais de abastecimento que estará concluída até ao final deste mês.

A empreitada, que engloba as cerca de 50 povoações, será desenvolvida ao longo do mandato e realizada por administração direta, o que reduz significativamente os custos da instalação. O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, refere que “a autarquia esperou muitos anos por um hipotético financiamento comunitário, a situação era insustentável. Estamos a falar de cerca de 1000 pessoas, a maior parte idosos e com muitas dificuldades de mobilidade”.

No decurso desta empreitada, a Câmara Municipal de Castro Marim tem verificado a recuperação de imóveis de antigas gerações devolutos há décadas, pelo que se prevê também o retorno de alguns munícipes à terra natal, agora com melhores condições de habitabilidade e uma significativa melhoria das condições de vida.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Aprovado Orçamento 2015
Terça, 06 de Janeiro de 2015 - 10:03:59 (GMT) - 103 leitores
Foi aprovado, em Assembleia Municipal realizada no passado dia 17 de dezembro de 2014, sem votos contra, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município de Castro Marim para 2015, apostando num reforço do apoio social às famílias carenciadas e no abastecimento domiciliário de água a toda a população.

Apesar dos constrangimentos económicos estabelecidos pelo Orçamento de Estado de 2014, que condicionam em muito o desenvolvimento de projetos sentidos como imprescindíveis para Castro Marim, a Câmara Municipal assumiu para este ano algumas obras de grande peso, como o abastecimento de água a todas as povoações, a construção da ciclovia na Estrada Nacional 125-6, a modernização do Mercado Municipal de Altura, a construção da Estrada Municipal Altura-Furnazinhas, a Modernização Administrativa dos Serviços Municipais, entre outras.
Leia mais... (1474 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal

 
Eurocidade

 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária

 
Rede Social

 
Notícias
· Passeio TT “Amendoeiras em Flor “ reúne duas centenas de participantes (27/01/2015)
· Mito Algarvio comemora aniversário com a inauguração da sede social em Altura (26/01/2015)
· X Passeio Pedestre «Amendoeiras em Flor» na Cumeada de Alta Mora (21/01/2015)
· Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar visitou Escola de Castro Marim (21/01/2015)
· Liga dos Bombeiros Portugueses distingue a Câmara Municipal de Castro Marim nas comemorações do 125º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de St. António (20/01/2015)
· Autarquia de Castro Marim promove campanha anti tabágica (20/01/2015)
· 7º Passeio TT Jipes e Motos – “Amendoeiras em Flor “ domina a cumeada da Alta Mora (19/01/2015)
· Autarquia de Castro Marim avança com arruamentos na Foz de Odeleite (16/01/2015)
· “Xá e Luís na circunstância” romance de José Cruz, apresentado na Biblioteca Municipal de Castro Marim (16/01/2015)
· Câmara Municipal de Castro Marim promove Encontros de Hidroginástica (14/01/2015)
· Arranjo paisagístico na envolvente de Castro Marim em reparação (13/01/2015)
· Universidade do Tempo Livre de Castro Marim assinala Dia de Reis com jantar convívio (12/01/2015)
· UD Castromarinense conquista mais uma vitória no Campeonato Distrital de Futsal (12/01/2015)
· Fundação Real Madrid já iniciou ano letivo em Castro Marim (09/01/2015)
· Água Potável chega a mais uma povoação de Castro Marim (07/01/2015)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.