Domingo, 14 de Fevereiro de 2016    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Procedimentos Concursais
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal

 
 Revista Municipal

 
 Livros

 
 
 
Amendoeiras em Flor reuniram mais de 400 pessoas em passeio pedestre
Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 - 16:13:56 (GMT) - 63 leitores

Foram mais de 400 os participantes que se juntaram o­ntem de manhã, na Funchosa-de-Cima, freguesia de Odeleite, para a XI Passeio Pedestre “Amendoeiras em Flor”.

O encanto da paisagem serrana, agora colorida pelos tons rosa e branco das amendoeiras em flor, o gosto pela atividade física e o convívio, são as razões apontadas pelos participantes para regressarem, ano após ano, à Cumeada da Alta Mora, que recebeu os caminhantes com um animado almoço.

Esta foi uma iniciativa da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA) e tem os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Odeleite.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Carnaval de Altura com milhares de visitantes
Segunda, 08 de Fevereiro de 2016 - 11:47:53 (GMT) - 122 leitores
Este ano transformado no mundo mágico e de fantasia da Disney, o Carnaval de Altura, que decorreu durante o fim-de-semana, trouxe milhares de pessoas à sua 15ª edição. A afluência cresce de ano para ano e este é já o maior e mais conhecido cortejo carnavalesco do sotavento algarvio.

Entre muita animação e figurantes a rigor, desenhou-se pelas ruas de Altura um reino encantando, com nove carros alegóricos e 10 grupos de animação, que caracterizaram alguns dos filmes mais emblemáticos da Disney. Nesta dinâmica estiveram representadas as Juntas de Freguesia de Altura, Castro Marim e Odeleite, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, o Clube Recreativo Alturense, a Associação Cegonha Branca, a Associação Desportiva e Cultural de Altura, a Associação Amendoeiras em Flor e o Intermarché.

Envolvidos na organização do Carnaval de Altura estiveram cerca de 50 voluntários. “O Carnaval de Altura é um dos mais autênticos do país, há um grande envolvimento e esforço da comunidade local, e em particular da Junta de Freguesia de Altura, a que é preciso reconhecer todo o mérito”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.
Leia mais... (234 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

2º Ano de Unidade Móvel de Saúde com consultas médicas de proximidade
Quinta, 04 de Fevereiro de 2016 - 13:21:09 (GMT) - 109 leitores
A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Castro Marim percorre há dois anos o concelho de Castro Marim com oferta de consultas médicas de proximidade. Primeira UMS no país permanentemente com médico, consolidou a iniciativa nascida há 20 anos no município de Alcoutim e seguida noutros concelhos, por se revelar a melhor forma de prestar cuidados à população que vive mais isolada e vulnerável.

Com uma área geográfica de 300,84km2 e divido em quatro freguesias – Azinhal, Odeleite, Castro Marim e Altura -, o concelho de Castro Marim regista um índice de envelhecimento de 220,4 %, sendo o do Algarve de 127,8%. De salientar, no entanto, os índices das freguesias mais interiores, a do Azinhal de 686,7% e a de Odeleite com 980,8% (Anuário Estatístico da Região do Algarve 2012 – Instituto Nacional de Estatística). É por isso sobre estas freguesias que recai a maior atenção e cuidado, “com populações extremamente envelhecidas, com isolamento habitacional, em locais de difícil acesso e com enorme carência de Cuidados de Saúde pela alta prevalência de doenças crónicas causadoras de elevada mortalidade e morbilidade se não forem alvo de rigoroso controlo e assistência”, declarou a coordenadora do projeto, Dr.ª Helena Gonçalves, à qual se juntam as médicas Dr.ª Susana Valsassina e Dr.ª Isa Frazoa, a enfermeira Angelina Rocha e o motorista Carlos Horta.
Leia mais... (1666 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Mito Algarvio comemorou 4º aniversário com Grandiosa Festa do Acordeão
Quarta, 03 de Fevereiro de 2016 - 10:12:31 (GMT) - 201 leitores
A Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve – comemorou no domingo, dia 31 de janeiro, o seu 4º aniversário com a Grandiosa Festa do Acordeão, na Quinta do Sobral, em Castro Marim.

Sediada na antiga escola primária do Barrocal, em Altura, em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Castro Marim, a Mito Algarvio fez de Castro Marim concelho capital do acordeão no Algarve.

Nas comemorações do aniversário, que é também uma homenagem ao acordeão e aos acordeonistas algarvios, reuniram-se mais de 600 pessoas e marcaram presença várias entidades oficiais, entre as quais, a Diretora Regional da Cultura, Alexandra Gonçalves, o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, e o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.

A festa foi abrilhantada pelas performances dos “Mito Algarvio Ensemble”, Celina da Piedade, Tino Costa, do prestigiado acordeonista francês Michel Sapateado, do “Duo Luís Gama & Fábio Guerreiro” e pelo “Duo Hernâni Cerqueira & Gonçalo Guerreiro”.
Leia mais... (297 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Mais de 80 jipes em Passeio TT na Cumeada da Alta Mora
Segunda, 01 de Fevereiro de 2016 - 15:53:35 (GMT) - 164 leitores
No passado domingo, dia 31 de janeiro, cerca de duas centenas de amantes do todo-o-terreno descobriram os mais belos caminhos da Cumeada da Alta Mora, num trilho que revelou a beleza da paisagem serrana nesta altura do ano, recortada pelos tons rosa e branco dos milhares de amendoeiras em flor.

Com um percurso de 40 quilómetros, pautado pela aventura, este passeio, agora na sua oitava edição, ofereceu ainda aos participantes a oportunidade de conhecer de perto a autenticidade da serra nas suas gentes e gastronomia.

A iniciativa, organizada pela Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA), com os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Odeleite, visa promover os desportos motorizados e, simultaneamente, os ricos patrimónios naturais e culturais do concelho de Castro Marim.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Ilustração e fotografia numa descoberta da fauna algarvia
Segunda, 01 de Fevereiro de 2016 - 11:58:45 (GMT) - 206 leitores
A Casa do Sal, em Castro Marim, recebe, de 5 de fevereiro a 2 de março, o conjunto da exposição de ilustrações “Bichos. Quem nos observa da paisagem?”, da autoria de Marta Santos, e da exposição fotográfica “Observador e Observado”, de David Cachopo.

“Bichos. Quem nos observa da paisagem?”, vai proporcionar ao visitante a oportunidade de ser observado pelos bichos que habitam a nossa natureza, como o flamingo, o camaleão, o morcego, a libélula, o abelharuco, entre muitos outros. O objetivo da autora, Marta Santos, arquiteta e ilustradora que tem dedicado o seu trabalho a projetos de investigação e salvaguarda da paisagem, património cultural e arquitetónico do Algarve, é chamar a atenção para as profundas transformações dos habitats destes animais na região e da sua consequente vulnerabilidade. “Como “bioindicadores” revelam-nos a importância da conservação das zonas costeiras e dunares, das ribeiras e charcos, e espaços agrícolas da região”, assegura a ilustradora. A exposição inclui ainda uma listagem abrangente da bibliografia de referência sobre o tema e ainda os contactos de cerca de 20 entidades que desenvolvem prática regular na região do Algarve no âmbito da salvaguarda ambiental.
Leia mais... (2100 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Por Trilhos de Castro Marim” em BTT
Sexta, 29 de Janeiro de 2016 - 12:15:23 (GMT) - 234 leitores
A Associação Rodactiva realiza, no próximo dia 14 de fevereiro, entre as 9h00 e as 15h00, a 5ª edição da sua prova anual “Por trilhos de Castro Marim” em BTT, integrada na 1ª prova da Taça do Algarve de XCM.

A prova é constituída por dois percursos, um com 75 quilómetros (dificuldade média/alta), que terá as vertentes de lazer e competição, e outro com 45 quilómetros (dificuldade média), que não terá qualquer caráter competitivo. Os dois percursos percorrem caminhos rurais de algumas aldeias e localidades do Baixo Guadiana, essencialmente de terra batida, que revelam a beleza da zona serrana do concelho de Castro Marim.

As inscrições podem ser efetuadas até 10 de fevereiro através da internet (página do Facebook da Rodactiva, em www.cronosport.pt ou www.rodactiva.pt). Haverá prémios para os primeiros três classificados de cada categoria.“Por trilhos de Castro Marim” conta, uma vez mais, com o apoio do Município de Castro Marim.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Novo Protocolo defende mais Saúde para Todos
Quarta, 27 de Janeiro de 2016 - 15:49:52 (GMT) - 255 leitores

Igualar a acessibilidade dos cidadãos com maior vulnerabilidade socioeconómica à prestação de cuidados de saúde, é uma das maiores preocupações da Câmara Municipal de Castro Marim no atual contexto socioeconómico. Neste âmbito, nasceu um protocolo de colaboração entre a autarquia e a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, que visa o desenvolvimento de iniciativas e atividades conjuntas na área da promoção da saúde.

Com um apoio que ronda os 30.000 euros anuais, a Santa Casa da Misericórdia compromete-se a proporcionar à população carenciada cuidados de saúde, mediante a realização de rastreios, ações de sensibilização e apoio médico, a trabalhar mais persistentemente nos problemas que constrangem a população idosa, nomeadamente as demências, a incontinência urinária e a dor. No âmbito de uma vida mais saudável e ativa, entre outras ações, a Santa Casa da Misericórdia colora também no programa de cessação tabágica do município, que já devolveu a 180 munícipes uma vida sem tabaco.
Leia mais... (663 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Êxito do Praia Verde Boutique Hotel viabiliza ampliação
Terça, 26 de Janeiro de 2016 - 09:59:12 (GMT) - 247 leitores
O Praia Verde Boutique Hotel vai sofrer obras de ampliação e melhoramento, prevendo-se a sua reabertura no dia 1 de junho de 2016. Depois do êxito registado nos anos de 2014 e 2015, a administração pretende agora ampliar e aperfeiçoar algumas áreas e serviços, com vista a melhorar a qualidade oferecida ao cliente. O investimento, privado, ronda os 4 milhões de euros.

O processo foi resultado da estreita colaboração com a Câmara Municipal de Castro Marim com o Praia Verde Boutique Hotel, da qual resultou a adaptação e correção material do PDM (Plano Diretor Municipal), em função da nova portaria da REN (Reserva Ecológica Nacional) para o concelho de Castro Marim, que classifica a área do Hotel como zona de ocupação turística, permitindo assim a ampliação para mais um piso. O Praia Verde Boutique Hotel duplicará assim a sua capacidade de alojamento.

Nomeado na categoria Melhor Boutique Hotel, nos Portugal Travel Awards 2015, o Praia Verde Boutique Hotel, membro da Design Hotels, é o primeiro hotel a ser gerido pelo Discovery Hotel Management. Combinando um design sofisticado com elementos da natureza, numa envolvente relaxante, o novo Praia Verde Boutique Hotel oferece ainda os mais genuínos produtos e valores do concelho de Castro Marim, desde a flor de sal, azeite, produtos da terra, a experiências únicas da região, como o golfe ou a magnífica Ria Formosa.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Universidade do Tempo Livre de Castro Marim em jantar convívio
Segunda, 11 de Janeiro de 2016 - 15:48:11 (GMT) - 545 leitores
Cerca de 170 alunos da Universidade do Tempo Livre (UTL) de Castro Marim reuniram-se na passada sexta-feira para um jantar-convívio, que assinalou as recentes épocas festivas, mas também o sucesso desta iniciativa, criada há 7 anos.

Atualmente, a UTL de Castro Marim chega a nove localidades do concelho, com os cursos de Artes Decorativas, Arraiolos, Iniciação à Costura/Trapologia, Bordados, Atelier Medieval, Ginástica e Informática, este último aberto pela primeira vez o ano passado e com uma enorme adesão. A adesão tem sido, aliás, crescente em todos os cursos, verificando-se, nos últimos anos, um aumento exponencial do número de alunos.

Determinante no aproveitamento dos recursos e saberes locais, como geradores de riqueza para o concelho de Castro Marim, a UTL é um contributo fundamental na promoção do convívio e bem-estar dos castromarinenses.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Clube Recreativo Alturense recebe sessão de Yoga do Riso
Sexta, 08 de Janeiro de 2016 - 13:05:40 (GMT) - 612 leitores
O Clube Recreativo Alturense acolhe, no próximo dia 31 de janeiro, pelas 15h30, uma sessão de yoga do riso, com Elisabete Laurindo, Fátima Féria e Suzi Rodrigues. O convite é extensível aos bem e mal-humorados e a ideia é conetar corpo e mente através do exercício do riso, contribuindo para a recuperação de doenças e desequilíbrios emocionais.

Para além dos benefícios físicos e emocionais, o yoga do riso é uma excelente dinâmica de grupo, que fortalece os laços entre as pessoas. Em países como a Dinamarca e a Alemanha, já é utilizado como meio de prevenção, tanto para doenças, como ferramenta para melhorar a eficácia laboral.

Os interessados poderão inscrever-se no local, no próprio dia. Bem-estar e relaxamento, são garantias desta iniciativa porque “rir, é a melhor forma de levar a vida a sério” (Monty Python).
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Reis Magos de Ayamonte visitaram Vila Real de Santo António e Castro Marim
Terça, 05 de Janeiro de 2016 - 16:03:34 (GMT) - 650 leitores
No âmbito das atividades da Eurocidade do Guadiana, os Reis Magos de Ayamonte (Espanha), visitaram hoje a vila de Castro Marim e Vila Real de St. António, assinalando o Dia de Reis, que se celebra amanhã.

Em Castro Marim, a Cabalgata de Reyes” passou pela Escola Primária, o­nde foi recebido pelos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, e pelo Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, seguindo depois para Vila Real de St. António e terminando em Ayamonte.

Esta é uma das iniciativas abraçadas pela Eurocidade do Guadiana, que promove a partilha da cultura e tradições de cada um dos municípios raianos.

A Eurocidade do Guadiana foi criada em janeiro de 2013 pelos municípios de Ayamonte e Vila Real de St. António e alargada em maio com a entrada da Câmara Municipal de Castro Marim. A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta e a realização de eventos comuns em ambos os lados da fronteira são os seus objetivos principais.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Banda Musical Castromarinense deu Concerto de Natal
Segunda, 21 de Dezembro de 2015 - 14:51:58 (GMT) - 934 leitores

Cumprindo a tradição deste tempo do advento, a Banda Musical Castromarinense deu o­ntem um Concerto de Natal, na Casa do Sal, em Castro Marim.

Sob a direção do maestro Bruno Correia, foram executadas algumas das mais belas e características melodias de Natal.

A Banda Musical Castromarinense pretende que o Concerto de Natal seja um momento de união e partilha entre os castromarinenses e de comemoração da amizade e fraternidade, sentimentos que se celebram nesta época festiva.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Autarquia de Castro Marim promove Festa de Natal para filhos dos funcionários
Segunda, 21 de Dezembro de 2015 - 14:49:53 (GMT) - 979 leitores

A Câmara Municipal de Castro Marim promoveu, durante a tarde de ontem, uma Festa de Natal destinada aos filhos dos funcionários da autarquia.

Depois de assistirem à nova peça de teatro do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim, “A Bruxinha que Era Boa”, as cerca de 150 crianças receberam os presentes de Natal do Município de Castro Marim.

O principal objetivo desta iniciativa da Câmara Municipal é homenagear e agradecer aos trabalhadores, e às suas famílias, o esforço, a dedicação e o empenho na colaboração com a autarquia, em prol de um serviço público mais organizado, eficiente e que traga a todos os castromarinenses uma maior qualidade de vida.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Odeleite transformou-se em Aldeia Presépio
Segunda, 21 de Dezembro de 2015 - 14:47:01 (GMT) - 1011 leitores
No passado fim-de-semana a aldeia de Odeleite transformou-se num presépio vivo, numa genuína recriação histórica do nascimento de Jesus. Mais de 50 figurantes trabalharam na recriação do nascimento de Jesus e, em simultâneo, um mercado com os melhores produtos e iguarias locais fez as delícias dos visitantes.

Para além do Presépio, a aldeia acolheu um rico conjunto de atividades, para todas as faixas etárias.

Os mais pequenos experimentaram os passeios de burro, jogos tradicionais e também puderam“ meter a mão na massa”, nos ateliers de pão e doces tradicionais, que decorreram na Casa de Odeleite, um espaço de dinamização cultural da aldeia.

Canções, danças e poemas de Natal, com os “Mocidade Antiga”, grupo sénior da UTL (Universidade do Tempo Livre) de Castro Marim, o grupo de dança “Splash” e ainda teatro de rua, pela “Companhia de Teatro Ao Luar” (Teatro Regional da Serra do Caldeirão), compuseram a restante animação da Aldeia Presépio.
Leia mais... (210 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
EDITAL - Atribuição de Bolsas de Estudo (2016-02-08)

AVISO - Procedimento de elaboração do regulamento de utilização das infraestruturas do Cais de Castro Marim (2016-01-29)

EDITAL - Bolsas de Estudo 2015/16 | Intenção de Concessão (2015-12-17)

AVISO - Loteamento Urbano com Obras de Urbanização - Aditamento (2015-12-04)

EDITAL - Alteração ao Alvará de Loteamento nº3/1992, de Praial (2015-10-08)

 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal

 
Eurocidade

 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária

 
Rede Social

 
Férias em Portugal

 
Notícias
· Amendoeiras em Flor reuniram mais de 400 pessoas em passeio pedestre (08/02/2016)
· EDITAL - Atribuição de Bolsas de Estudo (08/02/2016)
· Carnaval de Altura com milhares de visitantes (08/02/2016)
· 2º Ano de Unidade Móvel de Saúde com consultas médicas de proximidade (04/02/2016)
· Mito Algarvio comemorou 4º aniversário com Grandiosa Festa do Acordeão (03/02/2016)
· Mais de 80 jipes em Passeio TT na Cumeada da Alta Mora (01/02/2016)
· Ilustração e fotografia numa descoberta da fauna algarvia (01/02/2016)
· AVISO - Procedimento de elaboração do regulamento de utilização das infraestruturas do Cais de Castro Marim (29/01/2016)
· AVISO - Cais de Castro Marim (29/01/2016)
· “Por Trilhos de Castro Marim” em BTT (29/01/2016)
· Novo Protocolo defende mais Saúde para Todos (27/01/2016)
· Eurocidade do Guadiana recebe “Deaf Champions League” (26/01/2016)
· Êxito do Praia Verde Boutique Hotel viabiliza ampliação (26/01/2016)
· Passeio TT convida a ver Amendoeiras em Flor na Cumeada da Alta Mora (22/01/2016)
· Disney no Carnaval de Altura (19/01/2016)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.