Domingo, 29 de Março de 2015    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Procedimentos Concursais
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal

 
 Revista Municipal

 
 Livros

 
 
 
Folares, artesanato e música na Feirinha da Páscoa em Altura
Sexta, 27 de Março de 2015 - 14:32:59 (GMT) - 86 leitores
Numa organização da Junta de Freguesia de Altura, com a colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim, decorre, dias 4 e 5 de abril, a Feirinha da Páscoa, em Altura.

No fim-de-semana da Páscoa, a partir das 10 da manhã, duas dezenas de expositores vão estar no Parque de Estacionamento de Altura, a vender o tradicional e delicioso folar da Páscoa, bem como doces regionais, artesanato e outros produtos da terra. Também os mais pequenos não foram esquecidos nesta festa pascal, colocando para o efeito as mãos na massa, através da realização de workshops de folares e pintura de ovos da Páscoa, de acordo com a sua criatividade e imaginação.

Outra das fortes componentes da Feirinha da Páscoa, em Altura, é a música, que estará em palco com o grupo “Mato Bravo” e o grupo etnográfico da Associação das Amendoeiras em Flor.
Leia mais... (196 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Férias Ativas da Páscoa em Castro Marim conquistam alunos
Quarta, 25 de Março de 2015 - 13:02:05 (GMT) - 96 leitores
Entre 23 de março e 06 de abril, 170 jovens estudantes do concelho de Castro Marim participam no programa Férias Ativas da Páscoa, organizado pela Câmara Municipal, em colaboração com a empresa municipal NOVBaesuris.

Nas próximas duas semanas, crianças e jovens de Castro Marim, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, vão pôr à prova os seus conhecimentos e a sua aptidão física na realização de um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas, designadamente, aulas de judo e natação, ateliês de artes plásticas na Biblioteca Municipal, ginástica, jogos tradicionais, visionamento de filmes e um triatlo pela vila de Castro Marim, destinado a propiciar um melhor conhecimento do valioso património histórico da terra.

Durante a primeira semana, os participantes vão estar em locais tão diferentes como o Centro de Ciência Viva de Tavira, a Casa de Odeleite, a Biblioteca Municipal, a Casa do Sal, o Pavilhão Municipal e a Piscina Municipal, realizando trabalhos de investigação científica, ateliês, judo, jogos aquáticos, música, futebol ou basquetebol.
Leia mais... (808 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Semana da Paixão” em exposição no Castelo de Castro Marim
Segunda, 23 de Março de 2015 - 17:04:07 (GMT) - 141 leitores
A Associação Cultural das Amendoeiras em Flor, com a colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim, apresenta, de 29 de março a 12 de abril, a “Semana da Paixão” - exposição Martírios do Senhor - na Igreja do Castelo da vila.

Nesta exposição, o visitante é convidado a descobrir os ritos da Semana Santa, período compreendido entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa, através de uma maquete com mais de três mil peças de cerâmica pintada à mão que recria a paixão de Cristo, quando Jesus se entrega, voluntariamente, para ser crucificado a fim de pagar pelos pecados do seu povo.

Com o propósito de valorizar a exposição “Semana da Paixão”, cuja inauguração está marcada para o dia 29 de março, às 16.00 horas, na Igreja do Castelo, haverá, ainda, uma mostra de arte sacra, que inclui diversas peças ligadas à religião cristã.

A exposição, com a maquete da via-sacra, tem os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Paróquia de São Tiago de Castro Marim e da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Sucesso no espetáculo de solidariedade "Vamos Ajudar o Ilídio"
Segunda, 23 de Março de 2015 - 14:39:25 (GMT) - 119 leitores
O espetáculo de Solidariedade "Vamos Ajudar o Ilídio" decorreu o­ntem com muito sucesso no Cine Estúdio de Altura.

Depois de lhe ser amputada uma perna e sem a possibilidade de comprar uma cadeira que lhe permita sair de casa, com 1º andar, Ilídio ficou prisioneiro na sua própria habitação.

Este espetáculo, a par de outras iniciativas que irão ser promovidas por entidades e associações locais, garantem que o Ilídio esteja cada vez mais perto de reconquistar alguma qualidade de vida.Uma animada tarde de acordeão encheu a sala, num verdadeiro movimento de solidariedade pela dignidade humana.

A iniciativa foi organizada pela Junta de Freguesia de Altura, com a colaboração da Associação "Mito Algarvio", Câmara Municipal de Castro Marim e Cine Estúdio Alagoa Praia.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim recebeu Passeio da Primavera de automóveis antigos
Segunda, 23 de Março de 2015 - 11:16:23 (GMT) - 48 leitores
O Clube de Automóveis Antigos do Algarve realizou o­ntem o Passeio da Primavera, com passagem por Castro Marim.A corrida partiu do Fórum Algarve (Faro) e parou em Castro Marim.

A cerca de meia centena de participantes subiu depois ao Revelim de Santo António, o­nde visitou o Centro de Interpretação do Território.

Como registo da sua passagem o Município entregou um roteiro turístico de Castro Marim e um mostruário de flor de sal.

O almoço e convívio final, com entrega de prémios, tiveram lugar no INFANTE PANORÂMICO, parceiro do projeto.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

"Apontamentos da Margem" no Chá com Letras em Castro Marim
Segunda, 23 de Março de 2015 - 10:14:43 (GMT) - 88 leitores
Este sábado, a Casa do Sal em Castro Marim foi pequena para acolher todos aqueles que quiseram assistir a uma tarde de poesia e música no "Chá com Letras", com destaque para a apresentação do livro "Apontamentos da Margem".

No Dia Mundial da Poesia, 21 de março, numa saudação à chegada da primavera, o "Chá com Letras" iniciou-se com a música do violinista Paco Barrera e a intervenção da vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra que, agradecendo a participação dos poetas do Guadiana e demais convidados no evento, enalteceu a importância da edição do livro "Apontamentos da Margem", para afirmar que a Casa do Sal "procura ser um ponto de encontro de vontades e um lugar o­nde queremos acrescentar uma pitada de sal à nossa vida no sentido mais poético da palavra".

O escritor espanhol Diogo Mesa, a quem coube fazer a apresentação dos "Apontamentos da Margem", escrito por 23 poetas do Guadiana, mostrou-se surpreendido pela união dos poetas do Guadiana, tendo referido que o livro é uma homenagem à poesia que irá fazer história na literatura do Baixo Guadiana.
Leia mais... (613 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

«Primavera com Gostos» regressa a Odeleite
Sexta, 20 de Março de 2015 - 10:14:11 (GMT) - 104 leitores
E porque Odeleite é uma aldeia conhecida pela sua beleza natural, mas também pelas deliciosas iguarias, regressa à freguesia o Roteiro Gastronómico «Primavera com Gostos». A partir de 21 de Março até 5 de Abril Odeleite é a capital da gastronomia do Baixo Guadiana.Trata-se da segunda edição de um roteiro gastronómico que fez sucesso e regressa com mais iguarias típicas desta freguesia serrana no concelho de Castro Marim. O objetivo é ser uma montra da gastronomia local e promover a restauração que se dedica aos saberes e sabores mais autênticos da serra, rio e mar. Este ano o roteiro conta com especialidades confecionadas a partir de produtos locais e iguarias da serra e do rio, desde os saborosos ensopados de enguia, cabrito e borrego, entre outros petiscos. Entre os restaurantes aderentes constam: Bela Vista, Camponês, Arcos do Guadiana, Alberto’s e Casa Merca.

Recorde que para além do Roteiro Gastronómico Odeleite é uma aldeia típica serrana do Baixo Guadiana que é ponto de passagem dos trilhos pedestres do território, com destaque para a recente Grande Rota do Guadiana (GR15) uma forma de descobrir o interior serrano, e em simultâneo descobrir uma multiplicidade de paisagens, de património, de fauna e flora, de passear pelos recantos das aldeias mais típicas do interior e degustar os petiscos mais saborosos de um algarve diferente.

De referir que está a decorrer na aldeia de Odeleite mais uma edição do concurso «Aldeia Florida» que nesta altura do ano contribui para embelezar as ruas da aldeia.
Leia mais... (211 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Secretário de Estado Adjunto da Saúde reúne com autarca de Castro Marim
Quinta, 19 de Março de 2015 - 11:15:28 (GMT) - 84 leitores
O secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, e o presidente da ARS Algarve, Moura Reis, reuniram o­ntem à tarde com o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral. Em causa esteve a transferência de competências e meios para os municípios na área da Saúde. Castro Marim foi escolhido para município piloto, dado o percurso do atual autarca, ex-autarca de Alcoutim, com várias ações pioneiras, mais tarde seguidas por outros municípios.

Na mesa estão, entre outras medidas, a reabertura das extensões de saúde, a Unidade Móvel de Saúde com médico, já a funcionar no concelho de Castro Marim, o transporte de doentes e o alargamento do horário de funcionamento do centro de saúde local.

Analisadas foram também outras ações na promoção da saúde, como a campanha de cessação tabágica, já na rua. O contrato de transferência de competências será assinado ainda no próximo mês.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim recebeu Encontro de Basquetebol da Fundação Real Madrid
Terça, 17 de Março de 2015 - 13:04:32 (GMT) - 72 leitores
Realizou-se no passado domingo, em Castro Marim, um encontro de basquetebol da Fundação Real Madrid, com cerca de 50 crianças.

Com o mote “companheirismo”, este encontro primou por proporcionar às crianças, alunos de Castro Marim e Vila Real de Santo António, e também aos pais, atividades lúdico-recreativas, numa perspetiva de aprendizagem e desenvolvimento de valores éticos através do ensino do basquetebol.

Aberta há sensivelmente 3 anos, a Escola Sócio Desportiva da Fundação Real Madrid – VRSA/Castro Marim tem o objetivo de promover, entre as crianças e jovens socialmente desfavorecidos, a prática desportiva e ser, desta forma, um contributo importante para a sua integração social.
Com as modalidades de futebol e basquetebol, a Escola da Fundação Real Madrid – VRSA/Castro Marim acolhe atualmente cerca de 120 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos. As aulas decorrem nas localidades de Monte Gordo (futebol), Vila Nova de Cacela (basquetebol), Vila Real de Santo António (futebol e basquetebol) e Castro Marim (Basquetebol).
Leia mais... (314 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Apresentação do livro “Quatro” enche Casa do Sal em Castro Marim
Segunda, 16 de Março de 2015 - 14:34:21 (GMT) - 65 leitores
Foi uma plateia interessada aquela que assistiu à apresentação do livro “Quatro”, a última obra de Ana Amorim Dias, na passada sexta-feira, dia 13 de março, na Casa do Sal em Castro Marim.

Trata-se de um romance que narra a história improvável de amizades inesperadas em torno das relações humanas e de um passado que teima em persistir, cujo denominador comum é o número “Quatro”, “Uma acompanhante. Uma assassina. Um herdeiro. Um viúvo.”

Segundo a autora, “Mais do que as palavras, são as pessoas o meu barro”. Apaixonada pelo ser humano, pela intensidade e por emocionantes vivências, faz da escrita um prazer que diariamente partilha na busca constante de despertar nos outros aquilo que mais ambiciona para si: emoções.
Leia mais... (528 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Alta Mora será próxima povoação com água potável
Terça, 10 de Março de 2015 - 17:09:11 (GMT) - 91 leitores
No âmbito de uma política de comunicação aberta e próxima à população, o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, e o vereador Nuno Pereira, reuniram o­ntem à tarde com a população de Alta Mora, na freguesia de Odeleite, para ouvirem as suas preocupações e lhes comunicarem o arranque da obra de abastecimento de água domiciliária tratada.

A água domiciliária tratada chegará a mais uma das 50 povoações serranas do concelho de Castro Marim, o­nde o abastecimento ainda é feito através de fontanários públicos ou furos dos próprios habitantes. O último a ver o sonho cumprido foi o sítio de Monte Novo, também na freguesia de Odeleite, e em curso estão as obras no Cabeço da Junqueira.

O abastecimento de água domiciliária tratada é um dos maiores objetivos do executivo da Câmara Municipal de Castro Marim para este mandato. “Esta não é a solução desejada, que estaria dependente de um hipotético financiamento comunitário, mas vai finalmente trazer água potável às vossas casas e muito mais qualidade de vida”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.
Leia mais... (214 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Mito Algarvio integra Confederação Internacional de Acordeonistas
Segunda, 09 de Março de 2015 - 15:44:07 (GMT) - 288 leitores
A Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, sediada no Município de Castro Marim, integra o mais importante organismo mundial de acordeão a Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA) Membro Oficial Internacional Music Council da UNESCO (IMC) e (NGO).

A candidatura apresentada no mês de Novembro em Salzburgo (Áustria), foi aprovada por unanimidade e alvo de elogioso reconhecimento por parte do Comité Executivo, no Congresso realizado nos dias 6, 7 e 8 Março em Paris. A comitiva portuguesa foi constituída por João Frade, João Pereira e Sérgio Conceição, que a convite da Confederação Internacional, defenderam a candidatura perante os cerca de 30 países representados. Esta integração representa um importante marco, para a salvaguarda e dignificação do instrumento, elemento maior na cultura musical algarvia, que assim se vê representada mundialmente.

A Mito Algarvio e o Conservatório Regional de Castelo Branco são agora as duas únicas entidades a nível nacional que integram a CIA.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Universidade do Tempo Livre de Castro Marim assinala Dia da Mulher com Caminhada
Segunda, 09 de Março de 2015 - 15:07:22 (GMT) - 79 leitores
Cerca de meia centena de alunos da Universidade do Tempo Livre (UTL) de Castro Marim reuniram-se o­ntem numa caminhada para assinalar o Dia Internacional da Mulher. A marcha-passeio, da povoação de Odeleite ao Moinho das Pernadas, terminou com um piquenique de convívio para todos os participantes.

Criada há 6 anos, a UTL tem sido determinante no aproveitamento dos recursos geradores de riqueza para o concelho de Castro Marim, para além do contributo fundamental na promoção do convívio e bem-estar dos castromarinenses.

Este ano letivo, que arrancou em novembro de 2014, a UTL oferece 6 cursos – Arraiolos/Bordados, Iniciação à Costura/Trapologia, Ginástica, Atelier Medieval, Artes Decorativas e Informática -, distribuídos por 10 localidades, o que representa um investimento autárquico de cerca de 32.000 euros.O incremento e desenvolvimento da UTL de Castro Marim é um objetivo da autarquia, que procura, a cada ano, melhorar a oferta formativa e responder às necessidades culturais e intelectuais dos munícipes.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Exposição “Minha Fukushima “ inaugurada na Casa do Sal
Segunda, 09 de Março de 2015 - 13:01:49 (GMT) - 164 leitores
Decorreu, na passada sexta-feira, a inauguração da exposição internacional ”Minha Fukushima” na Casa do Sal. A cerimónia foi pautada por diversos momentos artísticos, proporcionados por artistas locais, que, em simultâneo, inauguraram o novo projeto da autarquia castromarinense, “Artistas de Cá”, um convite aos criativos do território para exporem a sua obra na Casa do Sal.

Integrada nas iniciativas Eurocidade do Guadiana, a exposição “Minha Fukushima” estará patente nos três municípios - Castro Marim (Casa do Sal), Ayamonte e Vila Real de Santo António (Centro Cultural António Aleixo) - até ao dia 5 de abril. São cerca de uma centena de artistas de todo o mundo, inspirados na obra do poeta japonês Taro Aizu, o­nde é narrada a tragédia humana e ambiental do acidente nuclear, que abalou a costa leste do Japão em 2011.

A cerimónia inaugural contou com as presenças do presidente e da vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral e Filomena Sintra, do presidente da Peace and Art Society (PAS), Paulo Duarte Filipe, e da diretora regional de Cultura, Alexandra Gonçalves, que realçou a ótima adesão dos artistas castromarinenses à iniciativa, “a maior adesão, entre a Eurocidade, de artistas locais”.
Leia mais... (2251 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Turistas suecos descobrem saberes tradicionais na Casa de Odeleite
Sexta, 06 de Março de 2015 - 21:13:23 (GMT) - 92 leitores
Esta quinta-feira, um grupo de 40 turistas de nacionalidade sueca visitou a Casa de Odeleite, para conhecer a história e a memória daquela antiga casa agrícola, o­nde ficaram a saber como se faz o bom pão caseiro cozido em forno de lenha. Descobriram a arte da empreita de palma que sai das mãos calejadas das mulheres do Baixo Guadiana e degustaram a rica gastronomia local.

Esta ação levada a cabo pela NovBaesuris insere-se na estratégia delineada pela empresa municipal, que visa a promoção e a dinamização deste espaço singular da aldeia presépio, junto dos operadores turísticos da região algarvia que se deslocam a Odeleite, durante esta época, para caminhar pelos percursos pedestres da freguesia.

Para a empresa municipal NovBaesuris, a aposta nas artes, saberes e gastronomia do concelho, através da confeção tradicional de pão, da mostra de empreita de palma, bem como da prova gastronómica, surge como um elemento diferenciador na oferta turística e que propicia aos visitantes uma experiência única sobre os saberes das gentes do interior serrano.
Leia mais... (517 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
Calendarização da Unidade Móvel de Saúde | Março 2015 (2015-02-24)

 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal

 
Eurocidade

 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária

 
Rede Social

 
Notícias
· Folares, artesanato e música na Feirinha da Páscoa em Altura (27/03/2015)
· Férias Ativas da Páscoa em Castro Marim conquistam alunos (25/03/2015)
· “Semana da Paixão” em exposição no Castelo de Castro Marim (23/03/2015)
· Sucesso no espetáculo de solidariedade "Vamos Ajudar o Ilídio" (23/03/2015)
· Castro Marim recebeu Passeio da Primavera de automóveis antigos (23/03/2015)
· "Apontamentos da Margem" no Chá com Letras em Castro Marim (23/03/2015)
· «Primavera com Gostos» regressa a Odeleite (20/03/2015)
· Secretário de Estado Adjunto da Saúde reúne com autarca de Castro Marim (19/03/2015)
· Castro Marim recebe Passeio da Primavera de Automóveis Antigos (18/03/2015)
· Castro Marim recebeu Encontro de Basquetebol da Fundação Real Madrid (17/03/2015)
· Apresentação do livro “Quatro” enche Casa do Sal em Castro Marim (16/03/2015)
· Biblioteca de Castro Marim recebe Exposição itinerante “Livros que fizeram História” (13/03/2015)
· Alunos de Castro Marim vivem Dias Culturais (12/03/2015)
· Chá com Letras em Castro Marim saúda a Primavera (12/03/2015)
· Alta Mora será próxima povoação com água potável (10/03/2015)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.