Segunda, 21 de Abril de 2014    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Concursos de Admissão
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal
 
 Livros
 
 Revista Municipal
 
 
 
O Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim marca presença no Aniversário da Santa Casa da Misericórdia Castro Marim
Quinta, 17 de Abril de 2014 - 12:15:17 (GMT) - 33 leitores
No passado dia 13 de abril, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim comemorou 523 anos de existência, numa cerimónia muito participada por diversas entidades locais e regionais, que decorreu na sua sede social e durante a qual foram homenageados antigos provedores.

“A Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim comemora 523 anos. Esta longevidade é testemunha da capacidade e perseverança de dirigentes e colaboradores em sobreviver a todas as dificuldades, sempre com o objetivo de minimizar o sofrimento da população mais desprotegida e carenciada”. Foi deste modo entusiasmado e confiante que o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, José Manuel Cavaco Cabrita, se dirigiu aos convidados da cerimónia evocativa da irmandade castromarinense.

No seu discurso, falou do papel da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim no apoio e no auxílio prestados aos desprotegidos e aos que mais sofrem, afirmando o orgulho e a alegria pela equipa que dirige, que é capaz de transformar a dor num sorriso, ajudando os desamparados no seu processo de integração com conforto e segurança.
Leia mais... (1117 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Cooperativa “Terras de Sal” conquista o 1º Concurso Nacional de Sal, Ervas Aromáticas e Condimentos
Quarta, 16 de Abril de 2014 - 12:07:19 (GMT) - 38 leitores
A cooperativa “Terras de Sal”, de Castro Marim, conquistou 3 medalhas de ouro no 1º Concurso Nacional de Sal, Ervas Aromáticas e Condimentos, que se realizou na semana passada, dia 08 de abril, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

“Estes prémios são muito importantes para a cooperativa. Dignificam a qualidade dos nossos produtos, são uma boa distinção daquilo que é produzido na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António”, referiu Luís Rodrigues, um dos sócios da “Terras de Sal”. A “Terras de Sal” candidatou-se a três das categorias a concurso, arrecadando o primeiro em todas, a saber “Sal Marinho”, “Flor de Sal” e “Flor de Sal Aromatizada”.

A Terras de Sal une produtores de Sal Marinho Tradicional e Flor de Sal de Castro Marim, com o intuito de promover, valorizar e comercializar estes produtos artesanais. Desenvolvendo um trabalho em prol da continuidade e sustentabilidade da salicultura tradicional, do aproveitamento dos recursos naturais de Castro Marim e da dignificação da profissão de salineiro, a “Terras de Sal” é um contributo irrevogável no incremento da identidade cultural de Castro Marim e para o desenvolvimento local.
Leia mais... (457 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Associação “Rodactiva” com sede digna
Segunda, 14 de Abril de 2014 - 10:16:12 (GMT) - 48 leitores
O Município de Castro Marim atribuiu à Associação “Roactiva” uma das salas da antiga escola primária do Rio Seco, que passará agora a funcionar como sede da coletividade.

Criada por um grupo de amigos, a Associação “Rodactiva” nasceu em 2011 com o objetivo de fomentar a prática desportiva no concelho de Castro Marim e, simultaneamente, defender e promover o património cultural, artístico, paisagístico e ambiental do município.

A entrega deste espaço, melhorado e valorizado, à associação, a par de outras ações similares, integra-se numa política de apoio e incentivo às associações do concelho levada a cabo pelo Município de Castro Marim, no sentido de potencializar o desenvolvimento cultural e desportivo das povoações e fomentar o seu envolvimento enquanto comunidade.
Leia mais... (204 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Sal de Castro Marim à mesa na Tertúlia Algarvia em Faro
Sexta, 11 de Abril de 2014 - 18:06:44 (GMT) - 83 leitores
A qualidade do sal de Castro Marim foi o­ntem experimentada na “Tertúlia Algarvia“, localizada no centro histórico de Faro, numa demonstração de cozinha ao vivo que reuniu sabores e tradição à mesa deste já emblemático restaurante da capital algarvia.

A iniciativa foi da Câmara Municipal de Castro Marim, que está a trabalhar a introdução do “Sal de Castro Marim, o melhor Sal do Mundo” nos principais circuitos da restauração e hotelaria. Neste sentido, durante dois anos, a autarquia de Castro Marim oferece ao “Tertúlia Algarvia” este produto de qualidade superior de produção local, agora um dos ingredientes chave na ementa do restaurante.

O show cooking decorreu na esplanada da Tertúlia, na presença de turistas e convidados, unânimes na apreciação do “Pargo ao sal”, o prato apresentado. No mesmo contexto, foi apresentada a salicórnia, um legume salgado, e o sal líquido, um novo produto com baixo teor de sódio e elevado teor de magnésio, considerado mais saudável e recomendado para pessoas com doenças crónicas e atletas de alta competição.
Leia mais... (917 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

«Temos de saber que a depressão é uma doença que requer tratamento médico» defendeu o psiquiatra Francisco Assis, em Altura
Sexta, 11 de Abril de 2014 - 11:09:27 (GMT) - 83 leitores
Foi uma plateia interessada e com muitos jovens aquela que assistiu na última quarta-feira à noite à palestra sobre a problemática da depressão, no Salão Paroquial em Altura, tendo como convidado o psiquiatra Francisco Assis, médico do serviço de psiquiatria do Hospital de Faro.

Numa análise científica e, ao mesmo tempo, descomplexada, o psiquiatra Francisco Assis fez uma caracterização dos vários tipos de depressão: a episódica, a recorrente e a crónica, para afirmar que só 20% dos doentes têm consciência do seu estado depressivo.

«As pessoas com esta patologia não convivem, não comunicam, sendo que 10% das depressões conduzem ao suicídio, daí a importância de um diagnóstico precoce. Todos temos de estar despertos para os primeiros sintomas», assegurou.
Leia mais... (967 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Mais de uma centena de jovens nas Férias Ativas da Páscoa em Castro Marim
Sexta, 11 de Abril de 2014 - 09:43:21 (GMT) - 81 leitores
Com o intuito de propiciar bons momentos de convívio e lazer, quebrando rotinas e, ao mesmo tempo, garantindo o desenvolvimento cognitivo e o equilíbrio psicomotor dos jovens estudantes do concelho, a Câmara Municipal de Castro Marim, em colaboração com a NOVBaesuris SA, realiza, de 07 a 21 de abril, as Férias Ativas da Páscoa.

Ao longo de duas semanas, 150 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos, tendo como divisa a educação, a cultura para a cidadania e o desporto, vão participar ativamente num programa diversificado de ações que vão desde aulas de natação e ginástica, jogos tradicionais, a ateliês de artes plásticas na Biblioteca Municipal, visionamento de filmes, aulas de judo, potenciadoras das capacidades de concentração e disciplina nas crianças, a passeios pedestres dedicados ao conhecimento do valioso património histórico da vila de Castro Marim.

Na 1ª semana das Férias Ativas, na Casa de Odeleite, será lançado o desafio aos participantes para “meter as mãos na massa”, num ateliê de doçaria, no qual irão aprender a técnica de confecionar belos folares da Páscoa, em forno de lenha, como no tempo das suas avôs.
Leia mais... (783 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Autarquia de Castro Marim entrega escola primária do Barrocal à Mito Algarvio
Quinta, 10 de Abril de 2014 - 14:16:51 (GMT) - 136 leitores
A Câmara Municipal de Castro Marim entregou hoje à Associação de Acordeonistas do Algarve - Mito Algarvio – a antiga escola do 1º ciclo do Barrocal, em Altura, agora recuperada e valorizada. A escola é a nova sede da Mito Algarvio, o­nde funcionará também a escola de acordeão “Eugénia Lima”, em homenagem àquela que foi considerada a melhor acordeonista portuguesa de sempre e que foi a grande impulsionadora da criação da associação.

A Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve – é uma associação sem fins lucrativos, que trabalha na investigação, defesa e divulgação do acordeão, incontornável elemento da identidade cultural e musical portuguesa. Criada há dois anos, a Mito Algarvio trabalha também na promoção do ensino do acordeão, reunindo já cerca de 30 alunos que reunirão agora na nova escola “Eugénia Lima“.

O protocolo de colaboração foi assinado esta manhã pelo presidente da autarquia de Castro Marim, Francisco Amaral, e pelos presidente e vice-presidente da Mito Algarvio, João Pereira e Sérgio Conceição, sendo válido por cinco anos e automaticamente renovável.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Morreu Eugénia Lima, a melhor acordeonista portuguesa de sempre
Quarta, 09 de Abril de 2014 - 13:10:02 (GMT) - 123 leitores
No passado dia 4 de abril faleceu na sua residência em Rio Maior a rainha do acordeão, Eugénia Lima, que contava 88 anos de idade.

Natural de Castelo Branco e filha de um afinador de acordeões, iniciou com apenas 4 anos de idade, no Teatro Vaz Preto, na sua cidade natal, uma carreira notável no acordeão, esse instrumento da música portuguesa que os longos anos de carreira e as sublimes atuações em Portugal e no mundo consagraram.

Eugénia Lima, considerada por muitos como a melhor acordeonista portuguesa de sempre, era diplomada com o curso Superior de Acordeão na Categoria de Professora e pelo Conservatório de Paris e o seu nome figura no Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis.
Leia mais... (2111 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Dia Aberto da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António
Terça, 08 de Abril de 2014 - 14:48:54 (GMT) - 81 leitores
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António organizaram no passado dia 5 de Abril, sábado, pela terceira vez, o Dia Aberto, comemorando, festivamente com a comunidade e a população em geral, o 39º aniversário da criação desta Área Protegida.

Nesta edição, a organização apostou no alargamento do horário, das 9:00 até para lá das 24:00, bem como numa proposta de maior diversidade de actividades (30 no total), que suscitou uma grande adesão do público. Estiveram directamente envolvidas em actividades de visitas guiadas, desporto da natureza, animação musical e dança, workshops, festival de cinema / documentário, jogo ambiental e na feira de produtos tradicionais e de actividades do Baixo Guadiana cerca de 1500 pessoas. Ao encerramento, no concerto de Domingos Caetano a cantar “Música Intemporal Portuguesa” e em apoteose, assistiram mais de 200 pessoas. Para além do envolvimento directo nas actividades, outra multidão esteve presente a assistir, a passear, a disfrutar desta magnífica paisagem, enquadramento e ambiente que a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e o seu Centro Interpretativo e Informativo oferecem.
Leia mais... (1128 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim debate “40 Anos do 25 de Abril”
Terça, 08 de Abril de 2014 - 11:54:05 (GMT) - 104 leitores
Tendo em vista comemorar os 40 anos do 25 de Abril, a revolução que fundou o atual regime democrático e colocou o país na senda do progresso e do desenvolvimento, a Câmara Municipal de Castro Marim assinala a efeméride com um vasto programa cultural e desportivo, que decorre de 21 a 27 de abril.

As comemorações da Revolução dos Cravos, em Castro Marim, têm início, dia 21, pelas 21.00 horas, no auditório da Biblioteca Municipal, com um grande debate sobre os “40 Anos do 25 de Abril”, no qual participam Carlos Brito, um dos protagonistas de Abril, ex-dirigente do Partido Comunista Português, antigo deputado da Assembleia da República, ex-diretor do Jornal Avante e colaborador do Jornal do Baixo Guadiana, e Teresa Rita Lopes, professora catedrática na Universidade Nova de Lisboa, escritora, uma das maiores especialistas contemporâneos de Fernando Pessoa e vítima do Estado Novo. Também a música marcará presença neste debate com “Cantos de Liberdade”, da autoria de Afonso Dias.

No dia dos 40 anos do 25 de abril, sexta-feira, as celebrações começam às 08h30, na sede do concelho com a alvorada pela Banda Musical Castromarinense e o lançamento de morteiros, seguindo-se o hastear da Bandeira Nacional, no edifício dos Paços do Concelho e uma largada de pombos.
Leia mais... (1434 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Mais de 300 participantes no Peddy Paper "Cumeada da Alta Mora"
Terça, 08 de Abril de 2014 - 09:45:02 (GMT) - 127 leitores
Decorreu o­ntem, dia 06 de abril, a 11ª edição do Peddy Paper “Cumeada da Alta Mora”, organizado pela Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA). À iniciativa aderiram mais de 300 pessoas, sucesso que a organização regista há já alguns anos.

“Tivemos equipas dos vários cantos do Algarve e ainda recebemos 5 equipas espanholas”, realçou o presidente da Associação ARCDAA, Valter Matias, sublinhando a importância desta iniciativa na promoção e dinamização da riqueza cultural e paisagística do interior serrano do concelho de Castro Marim.

Com as paisagens da Cumeada da Alta Mora e da Ribeira do Beliche como pano de fundo, os participantes desfrutaram de um dia cheio de animação e aventura. Ao desafiante percurso pedestre, com cerca de 8km, seguiu-se um almoço-convívio na sede da ARCDAA, animado pelo Grupo Duo Reflexo. No local estiveram também alguns artesãos e produtores locais, expondo e vendendo os seus produtos.
Leia mais... (437 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Todo-o-Terreno por Terras de Maio no Azinhal
Quarta, 02 de Abril de 2014 - 13:57:07 (GMT) - 171 leitores

Integrado na programação da 7ª edição da “Terra de Maio”, a Casa do Povo do Azinhal e a Associação Recreativa e Cultural – Azinhal (ARCA) organizam, dia 11 de Maio, o 1º passeio TT turístico “Por Terras de Maio”.

A prova que se desenrola no Baixo Guadiana, por estradas e caminhos que serpenteiam o Guadiana “o grande rio do Sul”, num percurso de 75 Km, cujo grau de dificuldade é baixo, destina-se a todas as pessoas, incluindo as famílias, que têm o gosto pelo desporto aventura e partilham o convívio e a entreajuda.

O TT “Por Terras de Maio”, aberto a viaturas 4x4, 4x2 e, ainda, a motos do género trail e grande trail, tem início às 08.00 horas, com a concentração na Colina do Revelim de Santo António. Uma hora depois, os participantes partem para a estrada, terminando a prova pelas 14.00 horas, com um almoço no Centro Multiusos do Azinhal.
Leia mais... (441 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“A Universidade do Algarve está em todo o lado”, afirmou o seu reitor em Castro Marim
Sexta, 28 de Março de 2014 - 10:05:27 (GMT) - 178 leitores

“Tenho vindo a constatar que a Universidade do Algarve está em todo o lado, não só através de licenciados que já formou, como através de projetos que são desenvolvidos por jovens empreendedores e cooperativas. A verdade é que, o­nde vou, a sociedade faz-me sentir a utilidade que a universidade tem”.

Foi com visível entusiasmo que o reitor da Universidade do Algarve, António Branco, falou da importância da ligação do meio académico aos municípios e às empresas, na visita de trabalho que realizou ao concelho de Castro Marim, no passado dia 25 de março.

Também o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral, mostrou-se sensibilizado pelo facto da Universidade vir a terras de Castro Marim, inteirar-se dos problemas do poder local, afirmando “Eu louvo esta atitude. É inédita, nunca tinha visto algo assim. É importante que os membros da reitoria venham ao país real. E este são as autarquias e o dia-a-dia das pessoas. É bom que se realce os aspetos positivos que os municípios têm, em particular a ligação entre a vida social, económica e a universidade. É bom que a comunicação social não se preocupe só com os tiros e as facadas que há nos concelhos”, afirmou.
Leia mais... (6285 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

O Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim reúne com comerciantes da Rua da Alagoa em Altura
Quarta, 26 de Março de 2014 - 15:16:41 (GMT) - 135 leitores

No quadro do diálogo franco e aberto que tem vindo a defender junto dos vários setores da comunidade castromarinense, o Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Dr. Francisco Amaral, reuniu no passado dia 12 de março, com os comerciantes da Rua da Alagoa, em Altura.

Nesta reunião de trabalho, o presidente da câmara acompanhado pelos vereadores do executivo e pela presidente da Junta de Freguesia, Nélia Mateus, manifestou aos comerciantes da rua mais comercial de Altura a vontade da autarquia em requalificar aquele espaço, estando já a desenvolver um projeto para o efeito.

Durante mais de duas horas, o autarca ouviu atentamente as preocupações, os anseios e as expetativas dos comerciantes que reivindicam a qualificação e a criação de melhores condições de trabalho para a principal artéria do comércio de Altura, afirmando que só assim será possível exercer uma maior atratividade junto dos turistas e visitantes e, ao mesmo tempo, alavancar a economia da freguesia mais turística do concelho.
Leia mais... (414 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

O rastreio e os cuidados a ter com a diabetes mellitus na palestra de Castro Marim
Sexta, 21 de Março de 2014 - 13:52:57 (GMT) - 173 leitores

No âmbito do ciclo de debates e palestras que a Câmara Municipal de Castro Marim está a organizar, desde o mês de janeiro, na passada quarta-feira, decorreu, no auditório da Biblioteca Municipal, uma palestra dedicada à diabetes, que teve como orador convidado o Presidente da Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Diabético no Algarve (AEDMADA), o Dr. Eurico Gomes.

A anteceder a palestra houve um rastreio à diabetes, monitorizado por profissionais de saúde da AEDMADA, o qual teve grande acolhimento junto da população que, deste modo profilático, pôde conhecer os valores da glicemia.

O médico Eurico Gomes felicitou a Câmara Municipal pela iniciativa e por estar preocupada com a qualidade de vida e a saúde, em especial a diabetes, dos seus munícipes, recordando que esta é uma das doenças mais mortíferas e que atinge 500 mil portugueses.
Leia mais... (1175 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
Edital - Instrutora dos processos de contraordenação (2014-04-11)

Comunicado - Escaravelho das Palmeiras (2014-02-25)

EDITAL – Atribuição de Bolsas de Estudo - Ano Letivo 2013/2014 (2013-11-29)

Aviso – Discussão pública da proposta do Plano de Pormenor da Zona de Lazer de Castro Marim (2013-09-03)

EDITAL – Concessão de Bolsas de Estudo Ensino Secundário e Superior 2013/2014 (2013-08-30)

 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal
 
Eurocidade
 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária
 
Rede Social
 
Notícias
· O Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim marca presença no Aniversário da Santa Casa da Misericórdia Castro Marim (17/04/2014)
· Cooperativa “Terras de Sal” conquista o 1º Concurso Nacional de Sal, Ervas Aromáticas e Condimentos (16/04/2014)
· Associação “Rodactiva” com sede digna (14/04/2014)
· Sal de Castro Marim à mesa na Tertúlia Algarvia em Faro (11/04/2014)
· Edital - Instrutora dos processos de contraordenação (11/04/2014)
· «Temos de saber que a depressão é uma doença que requer tratamento médico» defendeu o psiquiatra Francisco Assis, em Altura (11/04/2014)
· Mais de uma centena de jovens nas Férias Ativas da Páscoa em Castro Marim (11/04/2014)
· Autarquia de Castro Marim entrega escola primária do Barrocal à Mito Algarvio (10/04/2014)
· Morreu Eugénia Lima, a melhor acordeonista portuguesa de sempre (09/04/2014)
· Dia Aberto da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (08/04/2014)
· Castro Marim debate “40 Anos do 25 de Abril” (08/04/2014)
· Mais de 300 participantes no Peddy Paper "Cumeada da Alta Mora" (08/04/2014)
· Sal de Castro Marim presente na Tertúlia Algarvia em Faro (04/04/2014)
· Biblioteca Municipal de Castro Marim promove «Romance Depois dos 50» de Isabel Pery (03/04/2014)
· Câmara Municipal de Castro Marim promove palestra sobre a depressão em Altura (02/04/2014)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.