Quinta, 18 de Setembro de 2014    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Concursos de Admissão
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal
 
 Livros
 
 Revista Municipal
 
 
 
Graffitis valorizam Casa do Sal de Castro Marim
Terça, 16 de Setembro de 2014 - 11:20:33 (GMT) - 80 leitores
Inaugurada no passado dia 24 de junho, a Casa do Sal de Castro Marim, espaço vivo da memória do Sal, que apoia e divulga os Artistas de Cá, apresenta desde o passado dia 12 de setembro uma pintura mural dedicada à atividade salineira e que pode ser visitada de terça a sábado das 10 às 13 e das 14 às 18.00 horas.

Numa expressão artística surpreendente, Abel Justo Viegas, um jovem estudante de Belas Artes na Universidade Complutense de Madrid, encontrou nas paredes da Casa do Sal de Castro Marim a tela para uma pintura mural o­nde através dos graffitis presta tributo aos homens do sal.

Bastaram três dias e algumas dezenas de latas de spray para que este graffer castromarinense desse uma dimensão espacial e com estética urbana a alguns dos homens que são parte integrante da história e da revitalização do sal tradicional desta terra.
Leia mais... (751 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

O Grupo de Teatro do C.C.D. de Castro Marim apresenta “Quem Tem Farelos?” de Gil Vicente, no Auditório da Biblioteca Municipal
Segunda, 15 de Setembro de 2014 - 11:24:32 (GMT) - 105 leitores
Numa adaptação e encenação de Francisco Braz e com coreografia de Paula Sabino, o Grupo de Teatro do Centro de Cultura e Desporto da Autarquia (C.C.D) de Castro Marim estreia em público a farsa “Quem Tem Farelos?” de Gil Vicente, no próximo dia 20 de setembro, pelas 21.30 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim.

A Farsa “Quem Tem Farelos?”, do mestre Gil Vicente, data do século XVI e é uma crítica contundente à sociedade de então, não poupando nenhum dos segmentos da pirâmide social, desde a nobreza até ao povo, passando pelo clero. Narra a história de um escudeiro em decadência e que, à semelhança dos seus criados, passa por grandes dificuldades, chegando mesmo a ficar esfomeados.

A peça de carácter burlesco “Quem Tem farelos?” é apimentada pelo tom esfarrapado e grosseiro das necessidades das personagens, que entre outros dilemas têm de conviver com os latidos dos cães e os miados dos gatos.
Leia mais... (869 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

III Jornadas sobre a Valorização do Património Abaluartado da Raia Transfronteiriça
Quinta, 11 de Setembro de 2014 - 12:30:06 (GMT) - 83 leitores
A Eurocidade do Guadiana organiza, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, nos dias 26 e 27 de setembro de 2014, as III Jornadas sobre a Valorização do Património Abaluartado da Raia Transfronteiriça.

Nas conferências, que terão lugar na Biblioteca Municipal de Castro Marim, irão ser abordados os seguintes temas:
- Descrição e Caraterísticas da Raia no seu conjunto;
-Fronteira Sul I – A relação da fronteira de Alentejo-Extremadura com a de Algarve-Andalucía;
-Fronteira Sul II – O Sul do Sul;
-Exemplos de Intervenções;
-Programas de Proteção e Conservação.

Após as conferências, que se realizam durante a manhã e a tarde de sexta-feira, bem como na manhã de sábado, seguem-se as visitas aos pontos de interesse, no que refere ao património abaluartado do território.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Dias Medievais de Castro Marim recebem 90 mil visitantes
Segunda, 01 de Setembro de 2014 - 16:09:10 (GMT) - 170 leitores
Foram cerca de 90 mil os visitantes da 17ª edição dos Dias Medievais de Castro Marim. Durante quatro dias, de 28 a 31 de agosto, a vila de Castro Marim recuou à época medieval, numa criativa e dinâmica recriação desta época.

Foram dias de magia e de fantástico, estes últimos que se viveram em Castro Marim. O castelo e as ruas da vila encheram-se de personagens mitológicas e históricas, guerreiros, monstros, princesas, reis e rainhas. As classes sociais misturaram-se, clero, nobreza, burguesia e povo conviveram alegremente, divertidos pela animação de rua, que percorreu incansavelmente todos os palcos do evento. Além dos grupos de música e de dança, como os “Abanderados de Tortosa”, “Jograis del Rei” ou “Le Condor”, os Dias Medievais foram animados por cavaleiros, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, contadores de histórias, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, entre muitos outros.

O desfile medieval pelas ruas da vila é um dos pontos altos do evento. Todos os anos milhares de pessoas participam no cortejo, trajadas a rigor, em representação das diferentes classes sociais que existiam na Idade Média.
Leia mais... (1215 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Festa de Odeleite com grande êxito
Segunda, 25 de Agosto de 2014 - 17:05:24 (GMT) - 126 leitores
Este fim-de-semana, de 22 a 24, a freguesia de Odeleite comemorou a tradicional Festa em Honra de Nossa Sra. da Visitação.

Fazendo cumprir as tradições religiosas da aldeia, a procissão em Honra de Nossa Sra. da Visitação, sua padroeira, marcou as comemorações, reunindo dezenas de devotos numa verdadeira manifestação de fé.

Com um palco único, junto à ribeira de Odeleite, por lá passaram o “Grupo + 2”, o Rancho Folclórico do Azinhal e os artistas Fábio Lagarto e Sérgio Rossi. A maior afluência foi mesmo à discoteca ao ar livre que a organização preparou. Por lá passaram os DJ’s FM e VG, que estenderam a festa até quase ao nascer do sol.

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Visitação foi uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia e Associação Social da Freguesia de Odeleite e conta com a colaboração da Paróquia e Juventude de Odeleite.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Mar de gente no concerto de Gisela João em Altura
Segunda, 25 de Agosto de 2014 - 11:58:09 (GMT) - 116 leitores
Um mar de gente, foi o que se viu no passado sábado, dia 23 de agosto, em Altura, no concerto da fadista portuguesa Gisela João e a Orquestra Clássica do Sul (OCS), integrado no Festival Caixa a Sul, um evento promovido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), que leva um conjunto de concertos a vários sítios das regiões do Algarve e Alentejo.

A OCS, herdeira da Orquestra do Algarve, comemorou este ano o seu 1º aniversário, atuando ao lado da artista revelação no Fado português, Gisela João. Em palco, com a conhecida fadista, estiveram 31 músicos, dirigidos pelo Maestro Cesário Costa.

O concerto teve entrada gratuita e foi organizado pela Caixa Geral de Depósitos com a colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Noite árabe enche Praia da Alagoa
Segunda, 25 de Agosto de 2014 - 11:55:41 (GMT) - 123 leitores
Na sexta-feira passada, dia 22 de agosto, a Praia da Alagoa, em Altura, recebeu centenas de pessoas para a “Noite Árabe”, com o DJ Eddie Ferrer, uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim.

Recriado o ambiente mouro, inclusive com uma exposição de dromedários, a animação tomou conta da praia.

A noite começou com o DJ Bruno Lourenço e continuou com o conhecido DJ português Eddie Ferrer. Esta iniciativa do município de Castro Marim integrou o conjunto de ações da Animação de Verão, que dinamizam o concelho nesta época balnear.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“A Volúpia e o Suplício da Esteva” na Casa do Sal
Quarta, 20 de Agosto de 2014 - 17:09:22 (GMT) - 141 leitores
A Casa do Sal, em Castro Marim, acolhe até ao final de setembro a exposição de fotografia “A Volúpia e o Suplício da Esteva”, do artista plástico Carlos Luz.

Uma outra perspetiva sobre a esteva, geralmente associada à desertificação e a terrenos pouco férteis, é o que nos traz esta exposição de Carlos Luz, que reúne nestes trabalhos a sensualidade, o mistério e o sofrimento, inerentes à condição humana e tão presentes quanto encobertos na natureza.

Além deste espaço de exposições, a Casa do Sal oferece também um espaço de merchandising, associado ao sal de Castro Marim, e um espaço multimédia, o­nde são exibidos vídeos relativos à produção do sal marinho tradicional produzido na margem portuguesa da foz do rio Guadiana.
Leia mais... (940 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Arte Urbana ao serviço do Ambiente
Quarta, 20 de Agosto de 2014 - 10:25:06 (GMT) - 133 leitores
Foram colocados na rua os oito vidrões recuperados e pintados no âmbito do projeto de educação ambiental “Reciclar o Olhar para Proteger o Mar”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Castro Marim em colaboração com o Agrupamento de Escolas do concelho.

Este projeto, numa primeira fase, contou o empenho e inspiração dos alunos do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas de castro Marim, sendo depois continuado no programa das Férias Ativas do município, que decorrem durante o verão.

Subjacente a esta iniciativa esteve a mensagem de redução da produção de resíduos e reutilização de materiais, designadamente reaproveitando os vidrões antigos, do tipo iglô. Com uma vertente de arte urbana, espera-se que esta ação capte mais atenções e cumpra o seu principal objetivo do projeto, que é alertar e sensibilizar a população para a necessidade de proteger os oceanos.
Leia mais... (150 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires encheram Castro Marim
Segunda, 18 de Agosto de 2014 - 15:40:47 (GMT) - 142 leitores
A vila de Castro Marim comemorou, de 14 a 17 de agosto, as Festas em Honra de Nossa dos Mártires. Com uma programação atrativa e diversificada, esta edição das Festas uniram as manifestações religiosas ao artesanato, à etnografia e à música, garantido casa cheia todos os dias.

As manifestações religiosas, no dia 15 de agosto, foram o ponto marcante das comemorações. Os sinos da torre da Igreja matriz ditaram, pelas 20h00, o início da procissão em Honra de Nossa Senhora dos Mártires. Milhares de devotos homenagearam a padroeira de Castro Marim em procissão pelas ruas da vila. No mesmo dia, esteve o palco o cantor Roberto Leal.

A Feira de Etnografia e Artesanato, que aconteceu todos os dias, foi também uma das principais atrações das Festas. Uma genuína mostra de saberes tradicionais, com artesãos a trabalhar ao vivo, aos quais se juntou, pela primeira vez, uma exposição de etnografia, que ofereceu aos mais velhos uma viagem às suas memórias e aos mais jovens novas aprendizagens sobre a cultura portuguesa.
Leia mais... (639 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Flash Mob da Banda Musical Castromarinense surpreende Praia da Alagoa
Quinta, 14 de Agosto de 2014 - 12:20:51 (GMT) - 188 leitores
A Banda Musical Castromarinense surpreendeu o­ntem os banhistas da praia da Alagoa/Altura com um flash mob. A ação foi promovida pela Câmara Municipal de Castro Marim e deverá repetir-se espontaneamente até ao final deste mês, nas três praias do concelho – Praia da Alagoa/Altura, Praia do Cabeço e Praia Verde.

“Animar e sobretudo promover as praias do concelho, que são das melhores praias do país, as três com bandeira azul, bandeira praia acessível e galardão qualidade de ouro”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, acrescentando que esta é também uma ótima forma de divulgar o trabalho meritório da Banda Musical Castromarinense, “que nos enche de orgulho”.

Os elementos da banda foram surgindo na praia, vindos de partes distintas, pelas 18h30 de o­ntem. Juntaram-se perto do acesso principal desta praia e tocaram para as centenas de pessoas que se foram aproximando. O sucesso desta ação definiu a sua continuidade até ao final do mês, com flash mobs também nas outras praias do concelho.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

200 Atletas disputam 13ª Prova de Natação de Mar em Altura
Quarta, 13 de Agosto de 2014 - 14:56:48 (GMT) - 161 leitores
Foram cerca de 200 os atletas que o­ntem disputaram a 13ª Prova de Natação de Mar “Vila de Castro Marim” na Praia da Alagoa, em Altura, organizada pelos Leões do Sul Futebol Clube no âmbito do 21º Circuito de Natação de Mar do Algarve.

Dividida em dois desafios, um de 1500m (prova principal)e outro de 800m (prova de divulgação), esta é a única prova do género realizada no Sotavento Algarvio. Com um dos melhores dias de praia de agosto, foram centenas as pessoas que assistiram à competição.

Na prova principal, a 13ª Prova de Natação de Mar em Altura foi conquistada pelos nadadores Pedro Pinotes e Kelly Jeffery e, na prova de divulgação, subiram ao primeiro lugar do pódio Alexandre Pereira e Catarina Silva.
Leia mais... (566 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Estórias de Assombrar” atraem caminhantes a Castro Marim
Segunda, 11 de Agosto de 2014 - 16:22:09 (GMT) - 240 leitores
Decorreu o­ntem à noite um passeio noturno pelas ruas e ruelas da zona histórica de Castro Marim.

Ao mote “Estórias de Assombrar”, que convidava os caminhantes a percorrerem Castro Marim "à hora das bruxas", responderam mais de 80 pessoas. A iniciativa foi da empresa municipal Novbaesuris.

Estórias de mouros, mourinhos, bruxas e aparições, foram contadas durante o percurso, numa verdadeira caminhada pela imaginação popular e cultura local, extremamente ricas em narrativas de mistério, fantástico e oculto.

Com duração de cerca de hora e meia, o “Estórias de Assombrar” teve início no Revelim de Santo António, junto à Ermida de Santo António, passando pelos locais de lendas e estranhos acontecimentos que subsistem até aos dias de hoje através da tradição oral.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

I Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor foi um sucesso
Segunda, 11 de Agosto de 2014 - 14:50:48 (GMT) - 161 leitores
No passado sábado, dia 09 de agosto, centenas de pessoas juntaram-se em Altura, para assistirem ao I Encontro Etnográfico Amendoeiras, organizado pela Associação Cultural Amendoeiras em Flor, com a colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Altura, Junta de Freguesia de Odeleite e Clube Recreativo Alturense.

Depois de um desfile Etnográfico, que percorreu a rua mais movimentada de Altura – a Rua da Alagoa, começaram as atuações. Em palco estiveram dois ranchos folclóricos – Rancho Folclórico Etnográfico Infantil da Carregueira e Rancho Folclórico Regional dos Foros de Salvaterra – e três grupos etnográficos – Grupo Etnográfico Samora e o Passado, Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Cortelha) e o anfitrião Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor, que se estreou em público nessa noite.

Animação, boa disposição e o saudosismo inerente ao folclore português, carregado de usos, costumes e tradições regionais, marcaram este I Encontro Etnográfico em Altura, cujo êxito ditou a continuidade da iniciativa.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Concerto de pop/rock no Revelim de St. António
Segunda, 11 de Agosto de 2014 - 12:23:03 (GMT) - 154 leitores
Na passada sexta-feira, dia 08 de agosto, o Revelim de Santo António, em Castro Marim, recebeu as bandas de covers “4Fun” e “Uns e Outros”.

A iniciativa foi da Câmara Municipal de Castro Marim e insere-se no variadíssimo programa de animação de verão que a autarquia promove.

Local privilegiado, o Revelim de St. António junta património histórico edificado e património natural no mesmo espaço.

Esta iniciativa foi também integrada numa estratégia de valorização cultural e turística do concelho de Castro Marim, aumentando a visibilidade e contribuindo para a afirmação deste município no contexto da oferta cultural e de animação do Algarve.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
Concessão de Bolsas de Estudo | Ensino Secundário e Superior 2014/15 (2014-08-25)

Edital | Trabalho de Gestão de Combustível - EDP Distribuição - Energia SA (2014-07-10)

Dias Medievais 2014 | Candidaturas à exploração de espaços de atividade económica (2014-06-03)

Edital - Instrutora dos processos de contraordenação (2014-04-11)

Comunicado - Escaravelho das Palmeiras (2014-02-25)

 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal
 
Eurocidade
 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária
 
Rede Social
 
Notícias
· Graffitis valorizam Casa do Sal de Castro Marim (16/09/2014)
· O Grupo de Teatro do C.C.D. de Castro Marim apresenta “Quem Tem Farelos?” de Gil Vicente, no Auditório da Biblioteca Municipal (15/09/2014)
· III Jornadas sobre a Valorização do Património Abaluartado da Raia Transfronteiriça (11/09/2014)
· Dias Medievais de Castro Marim recebem 90 mil visitantes (01/09/2014)
· Celebração eucarística com grupo coral “Medievus Chorus” (29/08/2014)
· Festa de Odeleite com grande êxito (25/08/2014)
· Concessão de Bolsas de Estudo | Ensino Secundário e Superior 2014/15 (25/08/2014)
· Mar de gente no concerto de Gisela João em Altura (25/08/2014)
· Noite árabe enche Praia da Alagoa (25/08/2014)
· 17ª Edição dos Dias Medievais em Castro Marim (22/08/2014)
· “A Volúpia e o Suplício da Esteva” na Casa do Sal (20/08/2014)
· Arte Urbana ao serviço do Ambiente (20/08/2014)
· Festa em Honra de Nossa Sra. da Visitação em Odeleite (18/08/2014)
· Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires encheram Castro Marim (18/08/2014)
· Flash Mob da Banda Musical Castromarinense surpreende Praia da Alagoa (14/08/2014)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.