Sábado, 04 de Julho de 2015    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Procedimentos Concursais
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal

 
 Revista Municipal

 
 Livros

 
 
 
Folhado de caracol estreia-se no Festival Internacional do Caracol em Castro Marim
Terça, 30 de Junho de 2015 - 16:22:27 (GMT) - 239 leitores
O folhado com recheio de caracol, “Çahroi”, vai ser a grande novidade deste ano na ementa do Festival Internacional do Caracol em Castro Marim. Ao novo sabor, juntam-se outros já conhecidos e a cerveja, a doçaria regional e a música popular portuguesa. São estes os principais ingredientes do Festival Internacional do Caracol, que decorre de 3 a 5 de julho na Colina do Revelim de Santo António.

A presença de chefs de cozinha internacionais apura as variedades de sabores do afamado petisco. Durante três dias poderão ser saboreados os melhores caracóis confecionados no Algarve, no país, mas também os sabores mais apreciados em França, Espanha e Marrocos.

Ainda no campo dos paladares, o melhor da doçaria regional, desde as tradicionais filhós, até ao dom Rodrigo, passando pela torta de alfarroba, tão característica no Algarve, marca presença nas tasquinhas do evento.

O cartaz musical também traz muita variedade. Sexta-feira, dia 3, a animação de palco começa às 20h00 com o espetáculo musical de Afonso Dias e Teresa da Silva, seguido do concerto da Banda Musical Castromarinense.
Leia mais... (1005 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Casa do Sal recebe Exposição Filatélica do Algarve
Terça, 30 de Junho de 2015 - 16:10:36 (GMT) - 33 leitores
A Casa do Sal, em Castro Marim, inaugura, no próximo dia 3 de julho, pelas 18h00, a exposição Algarpex’2015 – Exposição de Filatelia do Algarve, numa colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de St. António.

Nesta, que a 6ª Exposição Filatélica do Algarve, a faina do sal é o mote principal. A inspiração nasceu nos mais de 300 hectares de salinas no Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

A Algarpex’2015 ficará em exposição até ao dia 12 de julho e nesse, que será o último dia da exposição em Castro Marim, conta ainda com a apresentação de um carimbo comemorativo dos CTT especial para esta exposição, pelas 10h30.

A iniciativa é marcada também pelas Conversas sobre Colecionismo, a acontecer de 6 a 11 de julho, todos os dias pelas 17h00. Nos dias 11 e 12, a partir das 09h30, uma Feira de Colecionismo vai entrar no evento, com diversos temas e a história postal do país, um contributo importante não só na divulgação da filatelia, mas também na promoção da cultura portuguesa.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Mercado Municipal de Castro Marim inaugurado no Dia do Município
Sexta, 26 de Junho de 2015 - 10:00:10 (GMT) - 69 leitores
O mercado municipal de Castro Marim foi o­ntem inaugurado, no âmbito das comemorações do feriado municipal, um espaço que se assume como uma alavanca na estratégia de desenvolvimento económico do concelho.

“O mercado municipal terá uma representação dos produtos de qualidade do território do Baixo Guadiana, do Algarve, em especial da fileira do agroalimentar, do artesanato e da etnografia. Pretende também ser uma alavanca para outras economias emergentes, como seja a produção de compotas, ervas aromáticas, vinhos, mel e outros. É um Mercado Local que quer levar Castro Marim ao Mercado Global, o Mundo, com a criação de uma plataforma de venda o­nline”, declarou na inauguração a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra.

O Mercado Municipal, uma obra do arquiteto José Alegria, vai ser explorado pela empresa municipal NovBaesuris e contempla um plano de dinamização, o­nde os artesãos s e produtores poderão fazer mostra das suas artes e vender. As obras de requalificação e reabilitação do mercado municipal de Castro Marim, iniciadas durante o mês de março deste ano, representaram um investimento de 200 mil euros, com um financiamento de 60% pelo ProDer (Programa de Desenvolvimento Rural).
Leia mais... (2615 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Bandeiras Azul e Praia Acessível hasteadas nas Praias do concelho de Castro Marim
Terça, 23 de Junho de 2015 - 17:53:52 (GMT) - 64 leitores

As praias de Castro Marim - Alagoa/Altura, Praia Verde e Cabeço – receberam hoje os galardões da Bandeiras Azul e Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos.

Depois de 10 anos, no ano passado as praias do concelho de Castro Marim recuperam o galardão “Bandeira Azul da Europa”, na sequência da apresentação da candidatura da Câmara Municipal à Associação Bandeira Azul, iniciativa que se manteve este ano por considerar esta autarquia que as praias de Castro Marim merecem esta distinção.

A conquista destes galardões é resultado de um trabalho rigoroso e exigente da Unidade Orgânica de Administração Urbanística, Ambiente e Serviços Urbanos, que teve como objetivos a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental, a acessibilidade e ainda a segurança e serviços (postos de socorros, existência de um nadador-salvador e sinalização / informação).
Leia mais... (682 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim vai ter cais flutuante
Quinta, 18 de Junho de 2015 - 14:19:45 (GMT) - 94 leitores

Na sequência de um protocolo de colaboração assinado entre a Câmara Municipal de Castro Marim e a Região Hidrográfica do Algarve, a autarquia vai avançar com a instalação de um novo cais no rio Guadiana, ao lado da vila castromarinense.

Esta infraestrutura vai redirecionar Castro Marim para a sua maior riqueza endógena, o rio Guadiana, “para o­nde tínhamos as costas voltadas, afastando um dos principais motores de desenvolvimento do Baixo Guadiana”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.

O futuro cais flutuante de Castro Marim vai criar as condições adequadas, em termos de acessibilidade e segurança, para o embarque e desembarque dos utilizadores, além de minimizar o fundeamento desorganizado das embarcações ao longo do esteiro.
Leia mais... (382 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

7ª Edição das Férias ativas em Castro Marim
Quarta, 17 de Junho de 2015 - 17:13:37 (GMT) - 101 leitores
Já arrancou a 7ª edição das Férias Ativas no município de Castro Marim. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Castro Marim, em colaboração com a Empresa Municipal NovBaesuris, e, além de garantir a ocupação saudável dos tempos livres das crianças e jovens do município, é um apoio aos pais e encarregados de educação que, durante este período de interrupção letiva, não conseguiriam assegurar a ocupação dos educandos de outra forma.

As Férias Ativas, que se estendem até ao dia 11 de setembro, são destinadas aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do concelho e disponibilizam um variado leque de atividades culturais e desportivas em espaços tão diferentes como o rio Guadiana, a Casa do Sal em Castro Marim, a Biblioteca Municipal, a ribeira de Odeleite, a Quinta da Fornalha ou o Pavilhão Municipal.

Nesta 7ª edição, os cerca de 250 inscritos vão poder experimentar aulas de dança, aulas de judo, canoagem, vela, paddel, natação e jogos lúdicos na água e workshops de doçaria, entre muitas outras atividades, como a visualização de filmes, idas à praia e visitas lúdico-pedagógicas fora do concelho de Castro Marim.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Festas de Altura em Honra do Imaculado Coração de Maria a consolidar uma tradição
Segunda, 15 de Junho de 2015 - 17:04:27 (GMT) - 91 leitores
Fé, saberes tracionais e música, marcaram o passado fim-de-semana em Altura, nas Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria. Foram 3 dias de festa, de 12 a 14 de junho, junto à Praia da Alagoa, firmando uma tradição que tem vindo a ganhar força na comunidade alturense. As celebrações religiosas, que aconteceram no dia 13 de junho, são o “corpo” destas Festas.

Em Honra do Imaculado Coração de Maria, alturenses e visitantes juntaram-se na tarde de sábado numa manifestação de fé marcada por três momentos – a recitação do Terço Mariano, a celebração da Eucaristia e a procissão em Honra da padroeira.

No campo da animação musical, o ponto alto das Festas de Altura aconteceu no concerto de “Miguel Araújo”, com centenas de pessoas na assistência. Pelo palco passou também a banda “Vibrações”, na sexta-feira, e as “ARUTLA”, grupo de dança alturense, no domingo. O desfile etnográfico pela “Associação Cultural Amendoeiras em Flor”, o grupo popular “Pilha Galinhas”, a Marcha Popular de Bordeira e a atuação da Banda Musical Castromarinense completaram o programa de animação.
Leia mais... (374 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Passeio de BTT põe Azinhal a pedalar
Segunda, 15 de Junho de 2015 - 12:50:44 (GMT) - 72 leitores

Decorreu o­ntem, no Azinhal, a 6ª edição do Passeio “Pelos Trilhos do Azinhal”, numa iniciativa da Associação Recreativa e Cultural “Azinhal” (ARCA) e da Casa do Povo do Azinhal, com os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia do Azinhal. No evento participaram cerca de 120 amantes do BTT.

Com partida da sede social da ARCA, na aldeia do Azinhal, os participantes puderam escolher entre dois percursos, um de 30 e outro de 50 quilómetros, que percorreram trilhos e caminhos da freguesia de Azinhal.

O 6º Passeio de BTT “Pelos Trilhos do Azinhal terminou com um almoço de confraternização no Centro Multiusos. Com esta prova, com um caráter lúdico, a ARCA e a Casa do Povo pretendem proporcionar aos participantes momentos de salutar convívio e amizade, procurando, em simultâneo, promover o território do Baixo Guadiana, com excelentes condições naturais para a prática desportiva.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Estrada Municipal Altura-Furnazinhas concluída
Quinta, 11 de Junho de 2015 - 17:07:42 (GMT) - 123 leitores
A Estrada Municipal Altura-Furnazinhas foi concluída. Com o término do último troço - Eira Verde-Monte Novo -, Castro Marim dispõe agora da maior obra rodoviária alguma vez construída no concelho, consolidando a rede de transportes e comunicação existente e assegurando a ligação entre o litoral e a serra, com passagem pelo barrocal, num total de 34 quilómetros.

A ligação Eira Verde-Monte Novo contemplou a execução de dois troços, um de ligação à localidade de Fortes, com cerca de 6km de extensão, e outro às Furnazinhas, com cerca de 2km, a construção de duas rotundas e uma nova ponte, com 135 metros de comprimento, junto à povoação de Fortes, que assegura a travessia da Ribeira de Odeleite e foi hoje o local de um almoço-convívio que assinalou o final desta grandiosa obra, entre os munícipes mais beneficiados pela via, os construtores e o executivo da Câmara Municipal de Castro Marim.

Com um investimento total de 2,8 milhões de euros, comparticipada em 65% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a Estrada Municipal Altura-Furnazinhas tem a vantagem esmagadora de encurtar as ligações entre povoações. A obra foi projetada e iniciada pelo anterior executivo, liderado pelo ex-autarca José Estevens, e concluída por este.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Rua da Alagoa em Altura interdita ao trânsito
Terça, 09 de Junho de 2015 - 14:38:20 (GMT) - 257 leitores
Com a chegada da época balnear, a partir de dia 15 de junho, a rua da Alagoa, em Altura, passa a ser interdita ao trânsito depois das 19h00. Esta medida foi desenvolvida o ano passado, depois da autarquia de Castro Marim ter levado a cabo o melhoramento da artéria, aumentando o espaço de circulação pedonal. Até às 19h00 o trânsito é permitido apenas num sentido.

A interdição da rua da Alagoa era já uma aspiração muito antiga, tanto da população, que circula em melhores condições de segurança, como dos comerciantes, que beneficia na promoção dos seus produtos.

A obra não foi, no entanto, concludente. A autarquia de Castro Marim está a trabalhar num projeto de requalificação da Rua da Alagoa, “para servir condignamente os interesses de todos, dos visitantes, dos residentes e dos comerciantes”. “No imediato, os melhoramentos realizados criaram superiores condições de trabalho e permitem uma maior atratividade junto dos turistas e visitantes, facilitando o desenvolvimento da atividade económica naquela zona”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Megaclass de Fitness anima Castro Marim
Segunda, 08 de Junho de 2015 - 14:58:28 (GMT) - 118 leitores

Uma megaclass de fitness juntou o­ntem os castromarinenses num domingo mais desportivo. A iniciativa marcou o encerramento do ano letivo do programa de atividades físicas, promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim, que será retomado depois da época balnear.

Deste programa fazem parte o “Gabinete de Aconselhamento e Prescrição de Atividade Física” e o “Laboratório de Atividade Física”, políticas de promoção da atividade desportiva gratuita, como forma de melhorar a saúde e o bem-estar físico e psicológico dos munícipes.

Um acompanhamento próximo e continuado, feito por técnicos especializados, complementa as atividades desportivas realizadas ao longo do ano. A megaclass de fitness, com body combat, zumba e HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade), decorreu junto ao Pavilhão Municipal de Castro Marim e proporcionou uma manhã mais ativa e divertida à cerca de meia centena de participantes.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Xá e Luís na Circunstância”, romance de José Cruz apresentado na Casa do Sal
Segunda, 08 de Junho de 2015 - 11:26:57 (GMT) - 151 leitores
A Casa do Sal de Castro Marim recebeu, na passada sexta-feira, a apresentação do romance “Xá e Luís na Circunstância”, da autoria de José Estevão Cruz. Trata-se da história de um jovem que quer ser publicitário e, por caminhos menos convencionais, descobre o amor da sua vida. «Amar é complicado. Ninguém sabe quando brota um rio ou afloram os nossos mais básicos comportamentos, nem em que circunstância».

Na apresentação estiveram também a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, e o escritor e professor da Escola E.B 2,3 de Castro Marim, Pedro Tavares, que introduziu e homenageou o autor e a sua obra.

José Estevão Cruz nasceu em Vila Real de Santo António, em 20 de julho de 1947. Foi bancário e tem também uma vasta experiência no jornalismo. Foi diretor, e integra atualmente a redação, do Jornal do Algarve e do Jornal do Baixo Guadiana. Foi correspondente da Agência ANOP (Lusa), do Semanário o Jornal, do Diário e do Público. Nas rádios, colaborou com a RDP/Rádio Algarve, Antena 5, Antena 3, em Espanha, e Rádio Guadiana. Atualmente é vereador na Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
Leia mais... (621 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

CPCJ de Castro Marim em Encontro Nacional de Avaliação da Atividade das CPCJ’s em 2014
Sexta, 05 de Junho de 2015 - 15:14:59 (GMT) - 212 leitores
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Castro Marim participou, nos dias 4 e 5 de junho, no Encontro Nacional de Avaliação da Atividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em 2014.

A CPCJ é uma instituição oficial não judiciária, com autonomia funcional que visa a promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens, de forma a afastar o risco em que estas se encontram promovendo condições que proporcionem a segurança, saúde, formação, educação de forma a contribuir para o bem-estar e desenvolvimento estável da criança ou jovem.

Organizado pela Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco, e subordinado ao tema "Direitos Humanos da Criança e sua concretização. Exigências da QUALIDADE na prevenção e reparação das situações de risco e de perigo", o Encontro Nacional de Avaliação da Atividade das CPCJ’s em 2014 decorreu em Ovar.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Rota Omíada” em Castro Marim
Quinta, 04 de Junho de 2015 - 16:34:02 (GMT) - 271 leitores
Castro Marim recebeu hoje a visita de um grupo da Rota Omíada Algarve, um Encontro Internacional de Turismo Cultural.

A dinastia árabe omíada e o seu legado são o pilar desta Rota, que envolve sete países ligados pelo Mediterrâneo: Itália, Tunísia, Egito, Jordânia, Líbano, Espanha (Andaluzia) e Portugal (Algarve). Castro Marim não dispõe de património associado ao período Omíada, mas é sugerido pela Rota pelo seu rico património histórico e cultural.

O grupo, cerca de 25 pessoas, visitou o Castelo de Castro Marim, Forte de São Sebastião e o mais recente espaço cultural da vila, a Casa do Sal.

A sugestão do património de Castro Marim na Rota Omíada é motivo de orgulho para a autarquia, que tem investido na sua preservação e promoção, a nível nacional e também além-fronteiras, conquistando um reconhecimento cada vez maior nos roteiros turísticos de referência.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim comemora Santos Populares com Concurso de Mastros
Quarta, 03 de Junho de 2015 - 16:55:03 (GMT) - 346 leitores
Os Santos Populares estão aí e com eles as marchas, as fogueiras, os balões, os manjericos, o alecrim, o rosmaninho e as sardinhas assadas, marcos incontornáveis da cultura popular portuguesa por estes dias. Castro Marim assinala esta tradição com o XVI Concurso de Mastros, um variado programa de bailes que arranca já no próximo sábado, dia 6 de junho, e se estende até ao dia 4 de julho.

Durante o ultimo mês, as várias associações locais trabalharam afincadamente na criação dos mastros tradicionais, marchas e quadras alusivas aos Santos Populares, que um júri constituído para o efeito avaliará e premiará no Arraial de São João, dia 23 de junho, na Praça 1º de Maio, em Castro Marim. Os aspetos tradicionais, a originalidade e a imaginação nas quadras alusivas aos Santos Populares, são alguns dos critérios tidos em conta pelo júri na avaliação dos mastros. 

O XVI Concurso de Mastros é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e conta com a colaboração das associações e clubes locais: Associação Cultural “Amendoeiras em Flor”, Associação Recreativa e Cultural dos Amigos de Alta Mora, Associação Social da Freguesia de Odeleite, Campesino Recreativo Futebol Clube, Casa do Povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal, Clube de Junqueira, Grupo Desportivo e Cultural de Rio Seco, “Mito Algarvio” – Associação de Acordeonistas do Algarve e Sociedade Recreativa e Popular /Banda Musical Castromarinense.
Leia mais... (2010 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
DESPACHO - Novo perímetro do evento "Dias Medievais em Castro Marim" (2015-06-30)

AVISO - Alteração do regulamento municipal "Normas de Participação e Exploração de Espaços no evento Dias Medievais de Castro Marim" (2015-05-27)

Calendarização da Unidade Móvel de Saúde | Abril 2015 (2015-02-24)

 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal

 
Eurocidade

 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária

 
Rede Social

 
Notícias
· Folhado de caracol estreia-se no Festival Internacional do Caracol em Castro Marim (30/06/2015)
· Casa do Sal recebe Exposição Filatélica do Algarve (30/06/2015)
· DESPACHO - Novo perímetro do evento "Dias Medievais em Castro Marim" (30/06/2015)
· Mercado Municipal de Castro Marim inaugurado no Dia do Município (26/06/2015)
· Bandeiras Azul e Praia Acessível hasteadas nas Praias do concelho de Castro Marim (23/06/2015)
· “Deixem o Pimba em Paz” no Dia do Município de Castro Marim (19/06/2015)
· Estórias de Assombrar num Passeio Noturno em Castro Marim (19/06/2015)
· Castro Marim vai ter cais flutuante (18/06/2015)
· 7ª Edição das Férias ativas em Castro Marim (17/06/2015)
· Mar e Montanha inaugura ciclo de eventos com o Sal de Castro Marim (17/06/2015)
· Festas de Altura em Honra do Imaculado Coração de Maria a consolidar uma tradição (15/06/2015)
· Passeio de BTT põe Azinhal a pedalar (15/06/2015)
· Estrada Municipal Altura-Furnazinhas concluída (11/06/2015)
· Rua da Alagoa em Altura interdita ao trânsito (09/06/2015)
·  Castro Marim recebe “Festa da Cataplana” (09/06/2015)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.