Quinta, 27 de Agosto de 2015    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Procedimentos Concursais
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal

 
 Revista Municipal

 
 Livros

 
 
 
Festa em Honra de Nossa senhora da Visitação | Odeleite
Segunda, 24 de Agosto de 2015 - 16:37:49 (GMT) - 59 leitores

Decorreu este fim-de-semana, de 21 a 23 de agosto, a Festa em Honra de N. Sra. da Visitação, em Odeleite. As comemorações em honra da padroeira da aldeia receberam centenas de pessoas, que desfrutaram de um programa diversificado, em que se destacaram as tradições religiosas da aldeia e a atuação da artista Tucha.

Com um palco único, junto à ribeira de Odeleite, o programa musical foi composto pelos artistas Ângelo Correia, Fábio Vicente, Fábio Lagarto, a cantora Tucha, e para encerrar a festa a atuação do “Grupo + 2”.

Ontem, ao final do dia, o momento alto das comemorações, a Procissão em Honra de N. Sra. da Visitação, com a participação da Banda Musical Castromarinense, juntou dezenas de devotos pelas ruas da aldeia.
Leia mais... (309 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Concelho de Castro Marim com três novos Espaços do Cidadão.
Segunda, 24 de Agosto de 2015 - 14:29:15 (GMT) - 56 leitores

Foram ontem visitados pelo Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, os três novos Espaços do Cidadão no concelho de Castro Marim - Altura, Azinhal e Odeleite. O último, o Centro de Intervenção, Desenvolvimento e Apoio à Freguesia de Odeleite (CIDAFO), foi também inaugurado, no âmbito da Festa em Honra de N. Sra. da Visitação, que decorreu durante o fim-de-semana.

Na cerimónia de inauguração do CIDAFO estiveram, além do Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, o presidente da Junta de Freguesia de Odeleite, Valter Matias, e o Padre Agostinho, que abençoou o novo edifício, antiga Casa da Paróquia.
Leia mais... (1597 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

18ª Edição dos Dias Medievais de Castro Marim
Terça, 18 de Agosto de 2015 - 16:56:49 (GMT) - 1650 leitores
A 18ª edição dos Dias Medievais de Castro Marim está a chegar. Os dias de magia e de fantástico, na sua pluralidade e nas suas contradições, regressam à vida de Castro Marim de 26 a 30 de agosto, este ano com algumas novidades.

Pela primeira vez com a duração de cinco dias, os Dias Medievais de Castro Marim surpreendem ainda este ano com o alargamento da Feira Medieval à zona nascente da vila. Assim, com o maior investimento e aumento de custos proporcional, o município de Castro Marim passará a cobrar entrada no recinto da vila, a partir dos 12 anos, pelo valor de 2 euros.

O palco principal continua a ser o castelo da vila, o cenário ideal para as principais recriações, como as de artes e ofícios, o­nde estão representadas mais de 45 profissões, a exposição de instrumentos de tortura e punição, as mostras gastronómicas e os grandes espetáculos. O acesso ao castelo, que garante acesso ao mercado e aos brindes também, tem um custo de 6 euros por pessoas, sendo que dos 6 aos 11 anos será apenas 3 euros.
Leia mais... (2823 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Pedro Jóia homenageia Óscar Cardoso na Casa do Sal em Castro Marim
Segunda, 17 de Agosto de 2015 - 16:39:35 (GMT) - 94 leitores

Pedro Jóia, um dos mais talentosos guitarristas portugueses, a acompanhar a fadista Cuca Roseta, homenageou Óscar Cardoso, aquele que considera ser o melhor construtor de guitarras portuguesas. Este magnífico momento, que encheu a Casa do Sal em Castro Marim, aconteceu no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, padroeira da vila, e na sequência da exposição agora patente naquele espaço, “a Guitarra Portuguesa”.

Pedro Jóia começou por ter forte influência e gosto pela guitarra flamenca. “Paco de Lucia foi mais do que uma influência. Foi o farol que sempre me guiou pelos mares revoltos do sonho de ser guitarrista. A minha vida mudou quando o ouvi pela primeira vez. Ali, descobri um caminho, uma verdadeira paixão, um sentido para a vida. Pessoalmente estive duas ou três vezes com ele e tive ocasião de lhe expressar essa gratidão. A sua morte prematura foi devastadora para o mundo da guitarra”, declarou o guitarrista em entrevista ao jornal Sol (21/05/2014).
Leia mais... (389 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim recebe milhares de pessoas nas Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires
Segunda, 17 de Agosto de 2015 - 12:37:23 (GMT) - 94 leitores
Decorreram este fim-de-semana, de 14 a 16 de agosto, as Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires, santa padroeira de Castro Marim. Milhares de pessoas passaram pela vila, que se animou num rico e diversificado programa, em que se destacaram as manifestações religiosas e o concerto da “nova voz do fado”, Cuca Roseta.

A festa arrancou com uma noite dedicada à dança, primeiro o folclore, com a presença de alguns grupos do FOLKFARO, e depois com o grupo “Arutla”, da escola de dança de Altura.

As manifestações religiosas, no dia 15 de agosto, foram o ponto marcante das comemorações. Os sinos da torre da Igreja matriz ditaram, pelas 20h00, o início da procissão em Honra de Nossa Senhora dos Mártires. Milhares de devotos homenagearam a padroeira de Castro Marim em procissão pelas ruas da vila. No mesmo dia, esteve o palco a fadista Cuca Roseta, que fez vibrar Castro Marim com grandes e novos êxitos do fado.
Leia mais... (1329 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Férias Ativas|A apoiar pais e encarregados de educação e a divertir jovens
Quinta, 13 de Agosto de 2015 - 10:34:15 (GMT) - 450 leitores
Promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim e empresa municipal NovBaesuris, o programa Férias Ativas tem proporcionado um verão diferente às cerca de 250 crianças e jovens que aderiram este ano à iniciativa.

Com um conjunto de atividades sociais, culturais e recreativas determinantes para o desenvolvimento físico, intelectual e social das crianças e jovens, as férias ativas são além disso, um apoio fulcral para os pais e encarregados de educação porque, nesta altura do ano, se vêm confrontados com o problema de ocupar os tempos livres dos seus educandos.

Os jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, disfrutam e poem à prova os seus conhecimentos e a sua aptidão física na realização de um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas, designadamente, aulas de futebol, tênis, voleibol, judo, natação e canoagem, ateliês de artes, de jogos interativos, da brincadeira e de expressões plásticas na Biblioteca Municipal, visionamento de filmes e idas à praia da Alagoa/ Altura.
Leia mais... (582 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

XIV Prova de Natação dos Leões do Sul foi a mais concorrida do circuito Algarvio
Quarta, 12 de Agosto de 2015 - 11:46:18 (GMT) - 299 leitores
Os Leões do Sul Futebol Clube organizaram no passado domingo, dia 9 de agosto, na Praia da Alagoa/Altura, a 14ª Prova de Natação de Mar “Vila de Castro Marim”, no âmbito do 23º Circuito de Natação de Mar do Algarve” que contou com cerca de 300 participantes, tendo sido esta a competição mais concorrida do circuito algarvio.

A competição possuiu duas vertentes: os atletas federados no circuito de Águas Abertas (prova oficial), que percorrem uma distância de 1500 metros de mar, enquanto os atletas não federados participam na prova popular de divulgação da modalidade, numa distância de 800 metros.

A prova oficial contou com cerca de 200 participantes e foi conquistada pelos nadadores Rafael Lourenço Gil (1º lugar), Tiago Filipe Campos (2ºlugar, Scalabiswing de Santarém) e João Luís Serra (3ºlugar, Atlético Clube Montemor-o-Novo). No setor feminino, a atleta Kelly Jaffary atingiu o 1º lugar, em 2º lugar a Atleta Paula Segovia Carballo e, em 3º lugar, Catarina Costa Fernandes, da Associação Cultural Colégio Bernardette Romeira, em Olhão.
Leia mais... (849 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“La Herencia de Paco de Lucía” lotou Revelim de Santo António em Castro Marim
Terça, 11 de Agosto de 2015 - 09:35:36 (GMT) - 118 leitores

Lotação esgotada, foi anunciado ainda dias antes do grande concerto de tributo ao mestre absoluto do flamenco contemporâneo, que decorreu no passado sábado, no Revelim de Santo António, em Castro Marim. “La Herencia de Paco de Lucía” foi um tributo emocionado a Paco de Lucia, considerado um dos melhores compositores e guitarristas do mundo, e uma homenagem às suas raízes maternas, a povoação castromarinense de Monte Francisco.

Volvido mais de um ano sobre a sua morte e mais de 10 anos depois do magnífico espetáculo que deu em Castro Marim, Paco de Lucía foi lembrado com a mesma entrega, intensidade e paixão que deixou a Castro Marim. Em palco esteve a sua última banda, cinco cúmplices e músicos reconhecidos como fenomenais: o baixista Alain Pérez, António Serrano na harmónica, o percussionista Israel Suárez “El Piraña”, na guitarra flamenca António Sánchez, sobrinho de Paco e a “cantaora” Montse Cortés.
Leia mais... (1470 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Castro Marim assumiu a presidência da Eurocidade do Guadiana
Segunda, 10 de Agosto de 2015 - 15:58:54 (GMT) - 108 leitores

No passado sábado, na Colina do Revelim de Santo António, Castro Marim assumiu a presidência da Eurocidade do Guadiana, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, do presidente do Ayuntamiento de Ayamonte, Alberto Fernandez Rodriguez, do vereador do Município de Vila Real de St. António, João Rodrigues, do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Nuno Marques, e Fátima Ruíz-Granados, da Junta de Andaluzia.

“Hoje inicia-se uma nova etapa desta Eurocidade”, declarou o agora também presidente da Eurocidade do Guadiana, Francisco Amaral, acrescentando que pretende realizar um “amplo debate, ouvir a sociedade civil”, numa reflexão sobre o rumo da Eurocidade e o seu aproveitamento máximo para o desenvolvimento dos três municípios.
Leia mais... (815 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Mercado de Castro Marim acolhe agora Posto de Turismo
Segunda, 10 de Agosto de 2015 - 09:52:26 (GMT) - 100 leitores

A Região do Turismo do Algarve (RTA) inaugurou na passada sexta-feira o novo posto de turismo de Castro Marim, situado no mercado local. Na cerimónia marcaram presença o presidente da RTA, Desidério Silva, o presidente e a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral e Filomena Sintra.

O mercado de Castro Marim, recentemente requalificado e reabilitado e inaugurado no passado dia 24 de junho, Dia do Município, apresenta-se como uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento económico da região, através da promoção do território e dos produtos locais.

A deslocação do posto de turismo para este equipamento municipal contribuirá para a descoberta do património histórico edificado do concelho e permitirá reforçar a qualidade do serviço a prestar aos visitantes.
Leia mais... (104 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

II Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor em Altura
Quarta, 05 de Agosto de 2015 - 12:22:40 (GMT) - 114 leitores

Este sábado, dia 8 de agosto, realiza-se o II Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor em Altura, palco de usos, costumes e tradições regionais.

O evento inicia-se às 20h30 com um desfile etnográfico na rua mais movimentada de Altura – a Rua da Alagoa. Às 21h30 seguem-se as atuações dos grupos participantes. Este II Encontro Etnográfico conta com a presença do Rancho Folclórico da Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto (Abrantes), do Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril (Grândola), do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça – Albandeio - e do Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor (Castro Marim).

A iniciativa é organizada pela Associação Cultural Amendoeiras em Flor, com a colaboração Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Altura.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Lua cheia trouxe ‘Estórias de Assombrar’ a Castro Marim
Segunda, 03 de Agosto de 2015 - 10:26:12 (GMT) - 144 leitores

Cerca de 80 pessoas juntaram-se na passada sexta-feira, dia 31 de julho, em noite de lua cheia, no Revelim de Santo António em Castro Marim, para mais uma edição da iniciativa “Estórias de Assombrar”, promovida pela empresa municipal Novbaesuris e pela Câmara Municipal de Castro Marim.

Num percurso que passou pelos principais pontos da vila, estórias de mouros, contos de bruxas e aparições, lendas e estranhos acontecimentos preencheram o imaginário de miúdos e graúdos, desvendando os segredos e os silêncios desta antiga povoação que é Castro Marim.

A poesia, com a colaboração dos Poetas do Baixo Guadiana, e a recriação de uma queimada das bruxas, inspirada na queimada galega, da Galiza, afastaram os maus espíritos e encerraram o mágico serão.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

"a Guitarra Portuguesa" dá ritmo à Casa do Sal em Castro Marim
Segunda, 03 de Agosto de 2015 - 10:23:52 (GMT) - 147 leitores

Foi o­ntem inaugurada a exposição “a Guitarra Portuguesa” na Casa do Sal. Patente até meados de Setembro, “a Guitarra Portuguesa” apresenta aos visitantes as origens deste do instrumento, também consagrador do Fado como Património Imaterial da Humanidade e tão intrinsecamente ligado à nossa história.

Com a presença de José Paulo Costa, o proprietário do espólio em exposição, do executivo da Câmara Municipal de Castro Marim e de José Gameiro, diretor do Museu de Portimão, o­nde esta mostra esteve pela primeira vez no Algarve, a inauguração foi pautada pelos momentos musicais do “Fado com História”, projeto recente e sediado em Tavira, um espetáculo com guitarra portuguesa, viola e voz, que percorre os mais representativos fados, escolhidos do vasto repertório português, e do projeto “Amar Guitarra”, com João Cuña e Luís Fialho, num deslumbrante diálogo entre as suas guitarras em vários temas, originais e de outros autores, e em diversos estilos musicais.
Leia mais... (1148 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Nadadores-Salvadores simularam utilização de Desfibrilhadores Cardíacos na Praia Verde
Sexta, 31 de Julho de 2015 - 16:20:57 (GMT) - 160 leitores


Decorreu hoje de manhã na Praia Verde uma simulação do uso dos desfibrilhadores automáticos externos (DAE). Os equipamentos foram colocados pela Câmara Municipal de Castro Marim nas três praias do concelho – Alagoa/Altura, Praia Verde e Praia do Cabeço, juntando-se esta mais-valia à excelência das condições que já as caracterizam, reconhecidas pelos galardões da Bandeira Azul, Bandeira Praia Acessível e Qualidade de Ouro.

Com a presença de alguns dos 18 nadadores-salvadores que receberam formação para utilizar os DAE’s, do Capitão do Porto de Vila Real de Santo António, Pedro Borges, do presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, e do vereador Nuno Pereira, a simulação juntou alguns banhistas, agradados pela recente vantagem das praias castromarinenses.

Leia mais... (924 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Município de Castro Marim vai assumir presidência da Eurocidade
Quinta, 30 de Julho de 2015 - 13:11:20 (GMT) - 170 leitores


No próximo dia 08 de agosto, sábado, o Município de Castro Marim assume a presidência da Eurocidade do Guadiana, que durante o último ano pertenceu ao município de Ayamonte. A cerimónia decorre no Revelim de Santo António, em Castro Marim, pelas 21h00, antes do grande concerto de “La Herencia de Paco de Lucía”.

Os municípios fronteiriços de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte constituem a primeira Eurocidade do Sul da Península Ibérica.

O protocolo de colaboração que deu origem à criação da Eurocidade do Guadiana – inicialmente composta pelos municípios de VRSA e Ayamonte – foi formalizado no dia 9 de janeiro de 2013.
Leia mais... (953 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
Aviso - Pulseiras Dias Medievais (2015-08-27)

Bolsa de Estudo - Ensino Superior (2015-08-24)

Bolsa de Estudo - Ensino Secundário (2015-08-24)

EDITAL - Concessão de Bolsas de Estudo (2015-08-24)

DIAS MEDIEVAIS - Paragem EVA Transportes (2015-08-17)

 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal

 
Eurocidade

 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária

 
Rede Social

 
Notícias
· Aviso - Pulseiras Dias Medievais (27/08/2015)
· Bolsa de Estudo - Ensino Superior (24/08/2015)
· Bolsa de Estudo - Ensino Secundário (24/08/2015)
· EDITAL - Concessão de Bolsas de Estudo (24/08/2015)
· Festa em Honra de Nossa senhora da Visitação | Odeleite (24/08/2015)
· Concelho de Castro Marim com três novos Espaços do Cidadão. (24/08/2015)
· 18ª Edição dos Dias Medievais de Castro Marim (18/08/2015)
· Pedro Jóia homenageia Óscar Cardoso na Casa do Sal em Castro Marim (17/08/2015)
· DIAS MEDIEVAIS - Paragem EVA Transportes (17/08/2015)
· DIAS MEDIEVAIS - Estacionamento de Colaboradores e Participantes (17/08/2015)
· DIAS MEDIEVAIS - Horário dos Serviços / Alteração (17/08/2015)
· DIAS MEDIEVAIS - Condicionamento de Trânsito (17/08/2015)
· Castro Marim recebe milhares de pessoas nas Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires (17/08/2015)
· Férias Ativas|A apoiar pais e encarregados de educação e a divertir jovens (13/08/2015)
· XIV Prova de Natação dos Leões do Sul foi a mais concorrida do circuito Algarvio (12/08/2015)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.