Domingo, 02 de Agosto de 2015    Top 10 | Estatísticas | Recomendar 


 Menu Principal
 
 Balcão Virtual
· Contratos Públicos Online
· Procedimentos Concursais
· Recursos Humanos
· Gestão Financeira
· Agenda de Sessões
· Minutas e Regulamentos
· Apoio ao Munícipe
 
 Dias Medievais

 
 A Vila Medieval

 
 O Sal

 
 Revista Municipal

 
 Livros

 
 
 
Nadadores-Salvadores simularam utilização de Desfibrilhadores Cardíacos na Praia Verde
Sexta, 31 de Julho de 2015 - 16:20:57 (GMT) - 24 leitores


Decorreu hoje de manhã na Praia Verde uma simulação do uso dos desfibrilhadores automáticos externos (DAE). Os equipamentos foram colocados pela Câmara Municipal de Castro Marim nas três praias do concelho – Alagoa/Altura, Praia Verde e Praia do Cabeço, juntando-se esta mais-valia à excelência das condições que já as caracterizam, reconhecidas pelos galardões da Bandeira Azul, Bandeira Praia Acessível e Qualidade de Ouro.

Com a presença de alguns dos 18 nadadores-salvadores que receberam formação para utilizar os DAE’s, do Capitão do Porto de Vila Real de Santo António, Pedro Borges, do presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, e do vereador Nuno Pereira, a simulação juntou alguns banhistas, agradados pela recente vantagem das praias castromarinenses.

Leia mais... (924 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Município de Castro Marim vai assumir presidência da Eurocidade
Quinta, 30 de Julho de 2015 - 13:11:20 (GMT) - 47 leitores


No próximo dia 08 de agosto, sábado, o Município de Castro Marim assume a presidência da Eurocidade do Guadiana, que durante o último ano pertenceu ao município de Ayamonte. A cerimónia decorre no Revelim de Santo António, em Castro Marim, pelas 21h00, antes do grande concerto de “La Herencia de Paco de Lucía”.

Os municípios fronteiriços de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte constituem a primeira Eurocidade do Sul da Península Ibérica.

O protocolo de colaboração que deu origem à criação da Eurocidade do Guadiana – inicialmente composta pelos municípios de VRSA e Ayamonte – foi formalizado no dia 9 de janeiro de 2013.
Leia mais... (953 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Cantigas de Rua” na Casa de Odeleite
Terça, 28 de Julho de 2015 - 16:25:36 (GMT) - 39 leitores

Com o objetivo de preservar e reviver a cultura e a tradição da música popular portuguesa, a Casa de Odeleite vai receber o espetáculo de “cantigas de rua”, com Afonso Dias e Tânia Silva, no dia 9 de Agosto, pelas 21h30.

Afonso Dias e Tânia Silva vão cantar e recordar a música popular portuguesa, reunindo canções do Minho ao Algarve, dos icónicos cantores portugueses, a fadista Amália Rodrigues e o cantor, e compositor Zeca Afonso.

O evento acontece naquela que já foi um dos mais importantes entrepostos comerciais da região e a casa mais rica da freguesia, que é agora um espaço de exposição e documentação com arquivo gastronómico e loja de produtos regionais, a Casa de Odeleite. É um espaço cultural por excelência no concelho de Castro Marim, que recria o ambiente de cada uma das suas divisões.
Leia mais... (236 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Autarquia de Castro Marim apoia reparação da Igreja de N. Sra. dos Mártires
Terça, 28 de Julho de 2015 - 12:30:55 (GMT) - 42 leitores

A Câmara Municipal de Castro Marim vai atribuir à Paróquia de Castro Marim um subsídio de 10.000 euros para fazer face à reparação e pintura da Igreja de Nossa Sra. dos Mártires. As obras já começaram e estarão concluídas antes das Festas em Honra de Nossa Sra. dos Mártires, no dia 15 de agosto.

Este apoio financeiro vai fazer face às despesas de melhoramento da fachada da Igreja, reparação de portas e janelas, pintura exterior e também das zonas mais danificadas no interior.

Este subsídio integra-se na política da autarquia de apoio às entidades e associações locais, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento do concelho de Castro Marim. Além disso, preservar o património cultural é preservar a identidade coletiva e a história castromarinense.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Casa do Sal recebe a exposição “A Guitarra Portuguesa”
Segunda, 27 de Julho de 2015 - 16:26:19 (GMT) - 105 leitores
A Casa do Sal inaugurada no dia 31 de Julho, pelas 17h30, a exposição “A guitarra Portuguesa”, numa mostra das origens deste do instrumento, também consagrador do Fado como Património Imaterial da Humanidade e tão intrinsecamente ligado à nossa história.

Esta exposição promovida pela Câmara Municipal de Castro Marim, em parceria com o Museu de Portimão (Câmara Municipal de Portimão), responsável pela investigação, produção e grafismo da mostra, e a colaboração imprescindível do Museu do Fado e da Empresa Municipal de Lisboa – EGEAC – Cultura em Lisboa.

Nesta, que será a 2ª exposição no Algarve, o visitante encontrará vários formas, modelos e tendências da guitarra portuguesa, fabricadas pelos principais construtores, desde o século XIX até à atualidade, um espólio pessoal do Eng. José Paulo Costa, provavelmente o maior colecionador de guitarra portuguesa.
Leia mais... (1226 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Centenas de pessoas animaram a “Festa Glow” na Praia da Alagoa
Segunda, 27 de Julho de 2015 - 11:46:09 (GMT) - 47 leitores
Na passada sexta-feira, dia 24 de Julho, a Praia da Alagoa, em Altura, recebeu centenas de pessoas para a “Festa Glow”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim em parceria com a empresa Municipal NovBaesuris.

A animação e a boa disposição foram constantes ao longo da noite, numa combinação de música e luz.

As “Noites Jovens” iniciaram-se com a dupla Mete Ca Sets, e continuou com o Dj Mike Simon. Esta iniciativa do município de Castro Marim integrou o conjunto de ações da Animação de Verão, que dinamizam o concelho nesta época balnear.

No dia 13 de Agosto, quinta-feira, a Praia da Alagoa vai receber novamente as “Noites Jovens” para a “Festa Branca”, com o DJ GustavoVera, o VJ Draft e o DJ Tiago Miguel.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Folclore anima Azinhal há 21 anos
Segunda, 27 de Julho de 2015 - 11:24:36 (GMT) - 48 leitores
A aldeia do Azinhal foi palco, no passado sábado, dia 25 de julho, do XXI Festival de Folclore. Organizado pela Casa do Povo do Azinhal, em parceria com o Rancho Folclórico do Azinhal, o Festival de Folclore traz à aldeia centenas de visitantes e alguns dos melhores ranchos do folclore português.

Nesta edição participaram o Rancho Folclórico do Azinhal, Rancho Folclórico “Os camponeses do Grupo Desportivo de Santa Eulália” (Vialonga), Rancho Folclórico da Malveira e o Grupo Etnográfico São Lourenço da Montaria (Viana do Castelo). Diferentes danças, cantares e instrumentos, bem como a diversidade de trajes e adereços, estiveram em palco no Azinhal numa franca manifestação de usos, costumes e tradições que caracterizam as regiões de proveniência dos grupos.

O XXI Festival de Folclore do Azinhal contou também com os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia do Azinhal.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“À Procura da Liberdade” enche Biblioteca Municipal de Castro Marim
Segunda, 27 de Julho de 2015 - 10:29:49 (GMT) - 41 leitores

Decorreu na sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, com casa cheia, a apresentação do livro "À Procura da Liberdade", de Fátima Valentim, com a ilustração de Nuno Rufino.

Bruno Correia, maestro da Banda Musical Castromarinense, acompanhou a narração da autora no saxofone, enquanto, em simultâneo, o ilustrador Nuno Rufino desenhava esta história de liberdade.

Fátima Valentim é educadora de infância em Castro Marim. “À Procura da Liberdade” é um conto infantil, que se inspirou no seu dia-a-dia. “Este é um conto que nos fala da liberdade! De uma liberdade sem rosto, etnia, ideologia política, credo ou extrato social. Fala-nos de uma aventura que se traduziu na procura da liberdade pelas ruas e vozes de muitos habitantes de uma vila pacata chamada Castro Marim”, explicou a autora.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“La Herencia de Paco de Lucia” no Revelim de Santo António em Castro Marim
Sexta, 24 de Julho de 2015 - 17:08:09 (GMT) - 125 leitores

Volvido mais de um ano sobre a sua morte, o Município de Castro Marim vai homenagear o mestre absoluto do flamenco contemporâneo no próximo dia 8 de agosto, no palco irrepreensível do Revelim de Santo António, pelas 22h00.

“La Herencia de Paco de Lucia”, que já aconteceu no âmbito do primeiro Festival CLAZZ de Lisboa e passou também pelo México e Madrid, vem agora a Castro Marim, num tributo que reconhece um dos melhores compositores e guitarristas do mundo, Paco de Lucía, com raízes em Castro Marim, mais concretamente em Monte Francisco, terra que viu a sua mãe, Luzia, nascer.

Volvido mais de um ano sobre a sua morte e mais de 10 anos depois do magnífico espetáculo que deu em Castro Marim, Paco de Lucía será lembrado com a mesma entrega, intensidade e paixão que deixou a Castro Marim. Em palco estará a sua última banda, cinco cúmplices e músicos reconhecidos como fenomenais.

Leia mais... (2174 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Flutuar nas águas de Castro Marim já é possível
Sexta, 24 de Julho de 2015 - 10:21:37 (GMT) - 1284 leitores

É a mais recente atração turística de Castro Marim, banhos de sal num verdadeiro Spa natural, a Salina da Barquinha. Com uma concentração de minerais altíssima, esta água proporciona uma experiência única, próxima da que é possível experimentar no Mar Morto, em Israel.

Esta Salina, localizada no coração da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. António, tem uma concentração de sal de cerca de 260g/l, o que faz com que o corpo flute involuntariamente, ao contrário do que acontece no mar, em que a concentração de mineiras cerca as 35g/l.

Uma experiência de leveza e bem-estar, tão prazerosa quanto benéfica para a saúde, têm tornado esta oferta na mais procurada atração turística de Castro Marim, um Spa salgado, também com possibilidade de fazer aplicações de argila, massagens, esfoliações com sal, yoga, meditação ou ainda experimentar ser salineiro, vivendo na primeira pessoa o processo de extração do sal e flor de sal.
Leia mais... (874 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Estórias de Assombrar em Noite de Lua Cheia
Quinta, 23 de Julho de 2015 - 14:50:10 (GMT) - 216 leitores

Na próxima noite de Lua Cheia, a 31 de Julho, as ruas e ruelas da zona histórica de Castro Marim voltam a acolher a iniciativa “Estórias de Assombrar”, da empresa municipal Novbaesuris. O ponto de encontro no Revelim de Santo António, pelas 21h30.

Ao longo do percurso, estórias de mouros, bruxas e aparições, lendas e estranhos acontecimentos vão transportar os participantes a um mundo fantástico, desvendando os segredos e os silêncios desta antiga povoação que é Castro Marim.

Nesta nova edição das “Estórias de Assombrar” destaque para a participação dos Poetas do Baixo Guadiana, numa tertúlia ao redor de contos e poesias de autor, inspirados nas lendas e histórias narradas no Baixo Guadiana desde tempos imemoriais.
Leia mais... (504 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Animação de Verão em Altura e em Castro Marim
Quinta, 23 de Julho de 2015 - 09:32:36 (GMT) - 162 leitores

As noites de verão prometem mais animação. A Câmara Municipal de Castro Marim promove, durante a época balnear, uma variada programação musical na vila e em Altura, procurando proporcionar momentos de convívio e boa disposição aos turistas e residentes, mas também estimular o comércio local.

De julho a meados setembro, na Zona de Lazer em Altura e na Praça 1º de Maio em Castro Marim, sempre com arranque às 22h00, o verão ganha novas ritmos, num programa que prima pela diferenciação e distinção da cultura local.

Na calendarização, destaque para as Festas em Honra de Nossa Sra. Dos Mártires em Castro Marim, de 14 a 16 de agosto, e para os Dias Medievais em Castro Marim, de 26 a 30 de agosto.
Leia mais... (1189 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Workshops de Educação Ambiental nas Praias de Castro Marim
Terça, 21 de Julho de 2015 - 15:06:54 (GMT) - 86 leitores

“Faz da Mudança a tua Praia”, é o tema dos vários workshops de Educação Ambiental a decorrer nas praias do concelho de Castro Marim – Praia do Cabeço, Praia Verde e Praia da Alagoa –, durante a época balnear.

Destinados às crianças em idade escolar e desenvolvidos no âmbito do galardão Bandeira Azul 2015 pela Câmara Municipal de Castro Marim, os workshops arrancaram no princípio deste mês e decorrem até ao final de agosto, num total de dezoito ações, a decorrer nos atliers instalados para o efeito nos areais das três praias.

Todas as ações decorrem no período da manhã, a partir das 09h30. Entre as diferentes atividades, estão programados jogos educativos, sobre a biodiversidade no ambiente marinho e costeiro e sobre a poluição dos oceanos, e jogos no âmbito da reciclagem, também com a vertente de reutilização de materiais.
Leia mais... (2275 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Prova de Resistência Noturna de BTT contou com 150 participantes
Terça, 21 de Julho de 2015 - 12:25:34 (GMT) - 64 leitores


Realizou-se no passado sábado, dia 18 de julho, uma prova de 4 Horas de Resistência Noturna de BTT em Castro Marim.

Cerca de 150 participantes, ao longo de mais de 4 horas, percorreram o património histórico edificado da vila de Castro Marim, o Castelo da vila, Forte de São Sebastião e Colina do Revelim de Santo António. A associação Rodactiva organizou também uma aula de zumba, cujos donativos de bens essenciais reverteram para a Guadi - centro de animais.

A 3ª edição da Prova de Resistência Noturna de BTT da Rodactiva contou com os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Castro Marim.
Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

“Noites Jovens” vão animar Praia da Alagoa
Terça, 21 de Julho de 2015 - 11:42:52 (GMT) - 105 leitores

Com o objetivo de dinamizar a oferta cultural e de animação da linha mar, a autarquia de Castro Marim promove o programa “Noites Jovens”, que promete animar a Praia da Alagoa, em Altura.

Uma Festa Glow, numa combinação de música e luz, vai animar a noite de 24 de julho, a partir das 22h00. A ditar o ritmo estará a Dupla Mete Ca Sets e o DJ Mike Simon.

Vivida a noite dos brilhos, a Praia da Alagoa é palco da Festa Branca, a 13 de Agosto, também a partir das 22h00, com o DJ GustavoVera, o VJ Draft e o DJ Tiago Miguel.

Leia mais... (304 bytes restantes) Enviar este artigo a um amigo Versão de Impressão

Área Reservada
 Utilizador
 Senha
   
Se não possui uma conta, pode criar o registo no portal.
 
AVISOS
DESPACHO - Novo perímetro do evento "Dias Medievais em Castro Marim" (2015-06-30)

AVISO - Alteração do regulamento municipal "Normas de Participação e Exploração de Espaços no evento Dias Medievais de Castro Marim" (2015-05-27)

Calendarização da Unidade Móvel de Saúde | Abril 2015 (2015-02-24)

 
Facebook

 
Mapa do Concelho

 
Empresa Municipal

 
Eurocidade

 
IGESPAR

 
Sinalização Turística e Rodoviária

 
Rede Social

 
Notícias
· Nadadores-Salvadores simularam utilização de Desfibrilhadores Cardíacos na Praia Verde (31/07/2015)
· Município de Castro Marim vai assumir presidência da Eurocidade (30/07/2015)
·  “Cantigas de Rua” na Casa de Odeleite (28/07/2015)
· Autarquia de Castro Marim apoia reparação da Igreja de N. Sra. dos Mártires (28/07/2015)
· Casa do Sal recebe a exposição “A Guitarra Portuguesa” (27/07/2015)
· Centenas de pessoas animaram a “Festa Glow” na Praia da Alagoa (27/07/2015)
· Folclore anima Azinhal há 21 anos (27/07/2015)
· “À Procura da Liberdade” enche Biblioteca Municipal de Castro Marim (27/07/2015)
· “La Herencia de Paco de Lucia” no Revelim de Santo António em Castro Marim (24/07/2015)
· Flutuar nas águas de Castro Marim já é possível (24/07/2015)
· Estórias de Assombrar em Noite de Lua Cheia (23/07/2015)
· Animação de Verão em Altura e em Castro Marim (23/07/2015)
· Workshops de Educação Ambiental nas Praias de Castro Marim (21/07/2015)
· Prova de Resistência Noturna de BTT contou com 150 participantes (21/07/2015)
· “Noites Jovens” vão animar Praia da Alagoa (21/07/2015)
 
 
 
 
© 2003-2005 Câmara Municipal de Castro Marim - Todos os direitos reservados
Optimizado para browsers 6+ - Resolução aconselhada 800x600
Desenvolvimento a cargo de: ADJ 3 Sistemas, Lda.